Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A Vida Extra-ordinária de Tarso de Castro é retrato apaixonado do fundador do Pasquim

Os diretores Leo Garcia e Zeca Brito trazem mais uma obra ao cinema, A Vida Extra-ordinária de Tarso de Castro (2018), na qual procuram resgatar um personagem por vezes esquecido no Brasil. No filme, a história de Tarso de Castro é contada através de relatos de pessoas que conviveram com ele proximamente. Tanto colegas do Pasquim, …

A Vida Extra-ordinária de Tarso de Castro é retrato apaixonado do fundador do Pasquim Leia mais »

Os diretores Leo Garcia e Zeca Brito trazem mais uma obra ao cinema, A Vida Extra-ordinária de Tarso de Castro (2018), na qual procuram resgatar um personagem por vezes esquecido no Brasil. No filme, a história de Tarso de Castro é contada através de relatos de pessoas que conviveram com ele proximamente. Tanto colegas do Pasquim, como Jaguar e Sergio Cabral, quanto amantes, amigos e familiares, todos têm alguma história interessante sobre o jornalista. É assim que ficamos sabendo sobre sua paixão pela profissão, bebidas e mulheres, traços mais característicos de Tarso.

Dessa forma, já topamos com o detalhe mais marcante da produção: o modo como as entrevistas são conduzidas. É comum no gênero um tipo de gravação padrão, na qual o entrevistado fala diretamente com o entrevistador que não aparece em cena. Em A Vida Extra-ordinária de Tarso de Castro, os relatos eram conseguidos através de encontros casuais entre alguns conhecidos do jornalista, em bares, restaurantes ou até mesmo em suas próprias casas. A produção do filme os juntava e gravava, mas quem conduzia as histórias eram os próprios entrevistados. Ainda havia quem fizesse telefonemas!

A Vida Extra-ordinária de Tarso de Castro
[Reprodução]
Apesar de os documentários terem fama de trazerem apenas a verdade isenta de parcialidade, A Vida Extra-ordinária de Tarso de Castro passa longe disso. O longa em nenhum momento esconde o quanto é a favor do personagem, e isso pode ser visto de diversas maneiras durante a obra. A música, sempre alegre, e as imagens, sempre mostrando bons momentos de sua vida, como entrevistas de sucesso, contribuem para termos uma opinião positiva sobre Tarso. Soma-se a isso o fato de que todos os entrevistados, sem exceção, bendizem o jornalista a todo momento, sempre em tom saudosista.

Esse modo como são apresentados os fatos sobre a vida do criador do Pasquim acaba criando uma inquietação no público que pouco sabe sobre a figura. Fundador de inúmeros periódicos, amigo de muitas personalidades famosas e um verdadeiro inovador no meio jornalístico, Tarso não é muito lembrado nos dias de hoje. O que levanta a questão que o filme mesmo procura incitar: por quê?

A Vida Extra-ordinária de Tarso de Castro estreia dia 24 de maio. Assista ao trailer abaixo:

por Bruno Menezes
brunomenezesbaraviera@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima