Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Analógico versus digital

Em mais uma parceria bem humorada, os atores e amigos Owen Wilson e Vince Vaughn voltam na comédia Os Estagiários (The Internship, 2013). Interpretando dois quarentões que perdem seus empregos de longa data como vendedores, a dupla aposta num programa de estágios da Google como solução dos seus problemas. O roteiro do filme, de Vince …

Analógico versus digital Leia mais »

Em mais uma parceria bem humorada, os atores e amigos Owen Wilson e Vince Vaughn voltam na comédia Os Estagiários (The Internship, 2013). Interpretando dois quarentões que perdem seus empregos de longa data como vendedores, a dupla aposta num programa de estágios da Google como solução dos seus problemas.

O roteiro do filme, de Vince Vaughn e Jared Stern, não é nada muito complexo, resultando num filme leve e sem muita profundidade, ideal para o entretenimento e diversão de todas as idades. Segundo Vaughn, a ideia do enredo surgiu quando assistiu a uma reportagem do programa “60 minutes”, na qual a empresa Google era apontada como um dos melhores lugares para se trabalhar no mundo.

Nick (Owen Wilson) e Billy (Vince Vaughn) eram vendedores de relógios com muito talento em sua área, porém os produtos que vendiam tornaram-se obsoletos, pois as pessoas passaram a utilizar o celular para consultar as horas (argumento utilizado pelo chefe dos dois, interpretado por John Goodman, ao fechar a empresa do dia para a noite). Sem rumo e com contas a pagar, Nick vai trabalhar na empresa de colchões com seu cunhado tatuado (breve participação de Will Ferrell) e Billy decide procurar uma vaga de emprego na Internet, mas acaba “empacando” na página de busca da Google. Em um momento de epifania, ele encara o computador e tem a grande ideia que dá rumo ao filme.

Motivados, decidem tentar a sorte no programa de estágios da Google, resultando na cena hilária de suas entrevistas por conferência online, evidenciando a total falta de capacidade de ambos para lidar com o mundo digital. Porém, pelo fato de serem diferentes da maioria dos outros candidatos (jovens e nerds), são convocados para o programa. E aí entra outro ponto alto da trama: a incrível Toyland da Google e a dinâmica de seu programa de estágio, composto por diferentes desafios.

 Inicialmente, os protagonistas destacam-se negativamente em relação aos demais, por serem muito “analógicos” para os tempos atuais. Porém, os maiores desafios começam após a divisão dos participantes em grupos. Juntos num time com outros competidores que não foram escolhidos por ninguém, eles têm de transpor a primeira barreira: o choque de gerações, o que resulta em cenas divertidas.

Passada essa fase inicial, o time consegue se unir, aprendendo muitas coisas e encarando as dificuldades com a tecnologia e a competitividade de outros participantes. Através do espírito de equipe e de clichês motivacionais, o grupo evolui nos desafios propostos pela empresa.

A atuação dos atores principais ser considerada hilária não é nenhuma novidade. Porém, a interação com o resto do grupo, composto por diferentes tipos de nerds – o bonitinho viciado em celular, a tarada reprimida, o garoto criado pela mãe severa e o esquisitinho tímido – arranca boas risadas do espectador, principalmente nas cenas do desafio esportivo e do strip club.

Atrás das câmeras, outra parceria também deu muito certo: a do diretor Shawn Levy e da empresa Google. Segundo Levy, a gigante pediu que fosse feito um filme leve e divertido e o realizador levou esse pedido em consideração. O logo da multinacional aparece milhares de vezes durante o filme, evidenciando uma forte parceria e colocando em dúvida os interesses por trás da produção do longa, mas o filme não deixa de atender a sua proposta inicial, que é abordar os temas de conflito de gerações e evolução tecnológica.

Por Mirella Kamimura
mirellask317@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima