Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Criador do Orkut e muita animação marcam fim de semana na Campus Party

Apesar de diversos problemas técnicos, o evento continua a ser um sucesso e honra seu nome e sua reputação

O fim de semana foi marcado pela Campus Party Brasil 2022. No sábado (12) e no domingo (13), o criador do Orkut, jornalistas de renome e pesquisadores com projetos inovadores passaram pelo evento para dar palestras ao público. Várias atividades ocorrem ao mesmo tempo, então é importante que os visitantes planejem com antecedência as atrações que não podem perder. Às 15 horas, por exemplo, ao menos 19 atividades aconteciam pelo campus tanto no sábado quanto no domingo, com a repetição de algumas delas em outros horários. Para acessar a programação é só baixar o aplicativo Campus Party. 

O público chegou aos poucos no fim de semana. As filas se formavam em locais pontuais, principalmente onde havia dinâmicas, participação do público e brindes, como camisetas, bottons e figurinhas, distribuídos por vários patrocinadores. 

Aos que não falam inglês, não há com o que se preocupar com as palestras internacionais, pois o evento conta com diversos headsets, dispositivos que transmitem a tradução simultânea ao português. Porém, mesmo no volume máximo do equipamento eletrônico, as vozes do palestrante e do tradutor podem entrar em conflito, mas a qualidade do serviço é boa, considerando as condições.

Grande atração do sábado: Orkut Büyükkökten

palestra do fundador do Orkut na Campus Party
O fundador do Orkut veio ao Brasil para palestrar na 14ª edição da Campus Party Brasil. [Imagem: Arquivo pessoal / Thais Aya Morimoto]

“O mundo nunca esteve mais desconectado do que hoje.”

Orkut Büyükkökten

O evento com um dos maiores públicos do fim de semana foi o do Orkut Büyükkökten, criador da rede social orkut.com. No palco principal What’s Next, às 20 horas do sábado, o apresentador não se manifestou abertamente sobre o possível retorno da plataforma. Durante a palestra, ele focou em criticar as redes sociais contemporâneas, especialmente Facebook, Instagram e Twitter. Essas mídias, segundo o apresentador, estão relacionadas a doenças mentais, como depressão e ansiedade, bem diferente da plataforma criada por ele, que funcionava como uma comunidade virtual para fazer amigos, interagir e “encontrar felicidade”.

Orkut ainda acusa as redes sociais contemporâneas de não se preocuparem com a saúde e o bem estar dos usuários. Para ele, “toda experiência humana é transformada em dados para gerar lucros” e as grandes empresas, mesmo sabendo o mal que causam, preferem não fazer nada para não serem prejudicadas e perderem dinheiro e usuários.

Orkut defende também que as pessoas vivam com plenitude e usou o exemplo do filme Sociedade dos Poetas Mortos. Foram diversas as frases motivacionais faladas pelo palestrante, como “a gente pode fazer a diferença”, “abra sua mente e deixe a luz brilhar em você”, “a conformidade é ser você mesmo”, “faça o que você ama, aproveite o seu dia” e “não tenham medo de julgamentos ou de estarem errados”. A autenticidade, conformidade e união podiam ser encontradas na rede social orkut.com, de acordo com o palestrante.

No final, Orkut deu adeus e saiu do palco como se tivesse lembrado que esqueceu a panela no fogo. A medida, no entanto, parece ter sido necessária para evitar tumulto e o palestrante se disponibilizou a um Meet & Greet, tirando fotos com os visitantes em outro espaço.

Mari Palma

palestra de Mari Palma
Mari usou uma roupa mais despojada e informal e disse que não se deve julgar uma pessoa pelo modo de vestir. [Imagem: Arquivo pessoal / Thais Aya Morimoto]

No sábado, o palco What’s Next também recebeu a jornalista Mari Palma, apresentadora do programa “PopVerso” da CNN e que ficou conhecida por ter participado do “G1 em 1 minuto”. Durante pouco menos de 30 minutos, a apresentadora esbanjou simpatia ao falar, tal como Orkut, um pouco sobre ser autêntica e não ter medo de ser julgada. Mas os caminhos de ambas as palestras foram diferentes. Mari focou no empoderamento e em mostrar como sua trajetória foi permeada de dificuldades, superadas ao confiar em si mesma e em quem era.

Mari afirmou se negar a mudar seu modo de vestir quando pedido por profissionais ao seu redor e defendeu o uso de expressões informais e gírias da língua portuguesa, como “a gente ‘tá’ aqui”. A palestrante, no entanto, reconheceu que nem sempre é possível ser completamente autêntico, então deu o conselho de “colocar o máximo de quem você é dentro das possibilidades que você tem”.

Mesmo com pouco tempo de palco, a jovem abriu espaço para perguntas durante a palestra. A escolha por essa forma de lidar com o público se diferencia do que é falado pelos organizadores, que orientam para que seja reservado tempo para isso no final da palestra. Porém, como não houve questões no meio, Mari Palma brincou com os espectadores.

Ballet de drones

Vídeo: arquivo pessoal / Thais Aya Morimoto

No palco Formação Empreendedora, aberto a todo o público, os espectadores puderam ver, às 13h30 do sábado e do domingo, uma performance envolvendo dois drones e dois bailarinos por cerca de 12 minutos. O grupo apresentou uma peça sobre uma história de amor entre uma inteligência artificial e um humano.

Um pouco aquém do esperado, um dos drones apenas filmava a cena de cima e o outro não fez uma verdadeira dança. Os movimentos de ambos os equipamentos eram simples, sem piruetas. A história também pareceu desconexa em algumas partes e não teve emoção.

No sábado, a performance começou com mais de 40 minutos de atraso por causa de problemas técnicos. Esse imprevisto não foi avisado ao público, e os visitantes não conseguiram entender o motivo para a demora em iniciar a atração. Um dos integrantes do grupo tentou controlar a situação após 20 minutos do horário planejado para começar, mas não conseguiu falar por tempo suficiente para mascarar o atraso.

Campus Party Brasil 2022

Arena: de 11 a 15 de novembro 

Área Open: de 12 a 15 de novembro 

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi 

Endereço: Av. Olavo Fontoura 1209 – Santana, São Paulo

*Imagem de capa: arquivo pessoal/Thais Aya Morimoto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima