Home Escuta Aí Cantor David Bowie Volta a Ativa – Há Vida no Planeta Bowie
Cantor David Bowie Volta a Ativa – Há Vida no Planeta Bowie
Escuta Aí
06 mar 2013 | Por Jornalismo Júnior

Há cerca de um anos atrás, a revista Rolling Stone EUA perguntou aos seus leitores qual artista deveria retomar a carreira. Em primeiro lugar na pesquisa, apareceu o nome de David Bowie, inglês que não dava as suas muitas caras desde 2004, quando um problema no coração fez com que ele interrompesse a turnê de divulgação do seu álbum Reality (2003), A Reality Tour.

Não importam quais artifícios os fãs ávidos de Bowie tenham usado, o desejo de ver o ídolo de volta à ativa se realizou. Em 8 de janeiro de 2013, seu aniversário de 66 anos, David Bowie jogou uma bomba no mundo do entretenimento: ele estava de volta. E com um pacote completo: novo single já com um clipe gravado (Where Are We Now?) e um álbum (The Next Day) com lançamento previsto para o dia 12 de março.

Bowie hoje em dia. Divulgação

Ou melhor, um pacote quase completo. À mesma revista que em 2012 divulgou que seus leitores queriam Bowie de volta, o seu parceiro de longa data e produtor do álbum a ser lançado, Tony Visconti, declarou que é altamente improvável que o artista saia em turnê para divulgar o seu novo trabalho. Contudo, ele acredita que há a possibilidade de Bowie fazer um show, em Nova York ou Londres, para comemorar a retomada de sua carreira.

A primeira música divulgada, Where Are We Now? é uma nostálgica reflexão sobre o tempo em que Bowie morou na capital alemã (na época, ainda dividida pelo seu famoso muro) e onde produziu, com Brain Eno, os álbuns da aclamada trilogia Berlin: Low (1977), “Heroes” (1977) e Lodger (1979). A faixa não agradou Angie Bowie, ex-mulher do artista. Em artigo publicado no jornal britânico The Mail On Sunday, ela – que anos atrás afirmou que teria pegado o ex na cama com Mick Jagger – disse que não havia nada de novo na canção e que, enquanto a ouvia, se perguntava o que teria acontecido com o “inovador musical” que Bowie era. Contudo, as críticas de Angie Bowie à música não parecem encontrar nenhum eco. Where Are We Now? garantiu a Bowie uma posição no Top 10 britânico depois de 27 anos de ausência do nome dele na lista.

David Bowie de volta à ativa. Divulgação

No dia 26 de fevereiro, mais uma música do novo álbum ganhou clipe. The Stars (Are Out Tonight) conta com a presença da atriz Tilda Swintone e mostra a rotina de um casal de meia idade, que começa a ser assombrado pelos fantasmas da juventude. No primeiro dia de março, mais uma surpresa para os fãs: The Next Day foi liberado para audição gratuita no site do iTunes, e lá permancerá até que o cd seja oficialmente lançado.

David Bowie, que no fim da década de 90 esteve na vanguarda da interação com os fãs via internet, mostrou que já está adaptado a usar redes socias para entreter seus admiradores e deixá-los mais próximos de seu trabalho: no Facebook, ele lançou um aplicativo que permite que os usuários recriem a capa do CD The Next Day com suas próprias fotos.

Capa de The Next Day, albúm do cantor previsto para o dia 12 de março. Reprodução

2013 será um ótimo ano para os fãs de Bowie. Além da sua volta ao cenário musical, uma exposição dele começará esse ano. A mostra David Bowie is será aberta em Londres no dia 28 de março, e é previsto que fique em cartaz até junho. Segundo Monica Bergamo,a mostra virá para o Brasil em janeiro de 2014. Mas o artista deixou claro, através de sua página no facebook, que não é um curador da exposição.

Camaleão do Rock, Bowie assume aqui o papel de Ziggy Stardust. Incorporando esse personagem, ele gravou o álbum Aladdin Sane, em 1973. Reprodução.

Em uma época em que a homossexualidade ainda era considerada doença e que os tabus sexuais estavam apenas começando a serem questionados, Bowie usou a sua aparência andrógina e às dúvidas quanto a sua sexualidade para se ressaltar no cenário mundial, apoiado por uma obra consistente. David Bowie se consagrou por ter a habilidade de se reinventar e adaptar, tendo ido de rei da música glitter, com o seu altergo Ziggy Stardust, a flertes com a música eletrônica nos anos 90, passando pelo soul com a sua outra persona, o Thin White Duke.
Por Odhara Rodrigues
rodrigues.odhara@gmail.com
Sala 33
O Sala33 é o site de cultura da Jornalismo Júnior, que trata de diversos aspectos da percepção cultural e engloba música, séries, arte, mídia e tecnologia. Incentivamos abordagens plurais e diferentes maneiras de sentir e compartilhar cultura.
VOLTAR PARA HOME
COMENTÁRIOS
Cantor David Bowie Volta à Ativa – Há Vida no Planeta Bowie | Portfólio
[...] originalmente publicado no blog da Jornalismo Júnior. [...]
07 mar 2013
 
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*