Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Cinema, pipoca e rock n’ roll: as bandas de rock que fizeram participação em filmes

por Mel Pinheiro mel.pinheiro.silva@gmail.com Desde os filmes musicais do Elvis Presley na década de 50, a relação entre o cinema e o rock sempre foi de amor. Além de longas biográficos de astros, musicais em homenagem a bandas e até mesmo grupos fictícios, muitas produções também contam com a participação de artistas reais para contribuir …

Cinema, pipoca e rock n’ roll: as bandas de rock que fizeram participação em filmes Leia mais »

por Mel Pinheiro
mel.pinheiro.silva@gmail.com

Desde os filmes musicais do Elvis Presley na década de 50, a relação entre o cinema e o rock sempre foi de amor. Além de longas biográficos de astros, musicais em homenagem a bandas e até mesmo grupos fictícios, muitas produções também contam com a participação de artistas reais para contribuir em suas histórias audiovisuais. O Cinéfilos traz uma lista com 12 bandas que já se aventuraram na sétima arte.

Os clássicos em clássicos
A participação de grandes nomes do rock em filmes inesquecíveis

  • David Bowie em Eu, Christiane F., 13 Anos, Drogada e Prostituída (Christiane F. – Wir Kinder vom Bahnhof Zoo, 1981)

O polêmico filme alemão conta a história real da adolescente Christiane F. e seu vício em drogas na Berlim dos anos 70. A biografia que deu origem ao longa mostra que a garota inalou heroína pela primeira vez em um show do David Bowie, e a produção conseguiu a participação do próprio Bowie para a cena, onde o cantor fez a performance da música Station to Station.

  • ZZ Top em De Volta para o Futuro – Parte III (Back to the Future Part III, 1989)

dia-do-rock-1

Na terceira parte da trilogia De Volta para o Futuro, Marty McFly e Doc Brown vão parar em 1885, no Velho Oeste Americano, após o Delorean ter sido atingido por um raio. Eles encontram um show do ZZ Top, interpretando o conjunto que toca no festival da cidade onde os personagens estão, além de comporem a música Doubleback especialmente para o filme.

O pop punk invade as comédias
No fim dos anos 90 e começo dos 2000, bandas de pop punk casaram com comédias não só nas trilhas sonoras

  • Blink-182 em American Pie: A Primeira Vez é Inesquecível (American Pie, 1999)

dia-do-rock-2

No ano de 1999, o Blink-182 alcançava o topo das paradas com o álbum Enema of the State. Desse mesmo álbum, a canção Mutt foi inserida na trilha sonora de American Pie e os três integrantes fizeram uma aparição no longa, como o trio que assiste ao vídeo em que Jim (Jason Biggs) se atrapalha em um amasso com Nadia (Shannon Elizabeth), gravado por acidente com a webcam do seu quarto.

  • Simple Plan em No Pique de Nova York (New York Minute, 2004)

No último filme das irmãs Olsen juntas, a personagem de Mary-Kate é baterista de uma banda e fã do Simple Plan. Ela consegue ir ao show, no qual o grupo toca a música Vacation, com direito até a um mosh da personagem.

  • Smash Mouth em Tá Todo Mundo Louco! Uma Corrida por Milhõe$ (Rat Race, 2001)

dia-do-rock-3
Um milionário oferece um prêmio de milhões de dólares a 6 pessoas que frequentaram seu cassino. Os personagens se envolvem em várias enrascadas até o destino final: um show do Smash Mouth, que encerra o filme com o seu maior sucesso, All Star.

Das garagens para as telonas
Essas bandas tiveram os filmes como empurrão para o começo de suas carreiras

  • The Calling em Show Bar (Coyote Ugly, 2000)

Um pouco antes de estourar seu maior hit, o The Calling fez uma tímida aparição no filme Show Bar: tocando Wherever you will go no bar onde Violet (Piper Perabo) pede para se apresentar.

  • McFly em Sorte no Amor (Just my Luck, 2006)

dia-do-rock-4

A participação do McFly nesse longa com Lindsay Lohan é talvez a maior aparição de bandas dessa lista. Os meninos, que ainda estavam no começo de carreira, são personagens (interpretando eles mesmos) que aparecem durante todo o filme, sendo uma parte importante da história.

  • The Donnas em Fica Comigo (Drive me Crazy, 1999) e Um Crime entre Amigas (Jawbreaker, 1999)

dia-do-rock-5

Que tal aparecer não em um, mas em dois filmes no ano de lançamento do seu segundo álbum? Essa foi a façanha do quarteto The Donnas em 1999: ao lançar American Teenage Rock and Roll Machine, as meninas interpretaram “bandas de bailes” em dois longas adolescentes, emplacando três músicas em suas trilhas sonoras.

Tim Burton e o rock
O diretor e seus astros do rock favoritos

  • Twisted Sisters em As Grandes Aventuras de Pee Wee (Pee-wee’s Big Adventure, 1985)

No primeiro longa do cultuado diretor Tim Burton, o atrapalhado personagem Pee Wee invade a gravação de um clipe do Twisted Sisters.

  • Alice Cooper em Sombras da Noite (Dark Shadows, 2012)

dia-do-rock-6

O astro Alice Cooper é a atração principal na festa do vampiro Barnabas Collins (Johnny Depp).

Minha banda favorita no meu filme
Quando os personagens amam uma banda e ela aparece no filme

  • Rush em Eu te amo, cara (I Love You Man, 2009)

Peter (Paul Rudd) e Sydney (Jason Segel) tem uma paixão em comum: a banda Rush. Eles até arriscam alguns covers. O grupo aparece em um show onde os dois personagens vão e têm o sonho realizado de conhecer os integrantes.

  • Bruce Springsteen em Alta Fidelidade (High Fidelity, 2000)

O personagem Rob Gordon (John Cusack) é vendedor em uma loja de vinis e uma enciclopédia ambulante sobre música, fazendo várias referências e comparações com sua vida amorosa. Nessa cena, Rob conversa mentalmente com a lenda Bruce Springsteen.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima