O Compromisso de Hasan (Bağlılık Hasan, 2021) conta a história de Hasan (Umut Karadağ), um agricultor turco, o qual descobre que a prefeitura planeja comprometer parte dos seus terrenos com a construção de postes de eletricidade.
No começo do filme, acompanhamos um protagonista inocente, que tenta fugir do prejuízo imposto pela prefeitura e tem que lidar com a insensibilidade dos servidores públicos. O Compromisso de Hasan avança, no entanto, para desconstruir essa primeira impressão. Conhecemos, então, o Hasan que estará disposto ao que for necessário para se livrar desse problema, inclusive repassar para outra pessoa.
O personagem principal não é um homem desamparado buscando resolver seu problema. É uma pessoa ardilosa e egoísta que procura o maior benefício possível. Ao longo da história, vemos ele explorando a situação financeira de um vizinho (Somer Karvan), agindo contra o próprio irmão (Mahir Günşiray) em benefício próprio e enganando a própria mulher (Filiz Bozok). O Hasan vítima se desfaz e conhecemos melhor nosso protagonista.
Essa inversão é vista também através da atuação. Umut Karadağ, que encena o protagonista, consegue, por meio de mudanças sutis, descascar as camadas das intenções de Hasan ao longo da obra. A impressão que o protagonista deixa é de uma pessoa egoísta e que sente pouca culpa.
Esse comportamento contrasta com o compromisso religioso. Hasan é muçulmano e está preste a fazer a peregrinação para Meca com sua mulher. Para isso, deve se livrar de qualquer culpa que carregue e dívida que tenha com os outros. O longa O Compromisso de Hasan insere composições mais surreais em momentos chave do filme, que carregam grande valor simbólico e acentuam o conflito que envolve o protagonista.
O Compromisso de Hasan é um filme surpreendente, com uma fotografia bem feita e boas atuações. Ainda que não seja uma obra muito dinâmica, consegue ser interessante do começo ao fim através da atmosfera envolvente e da composição das cenas.
Esse filme faz parte da 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Para mais resenhas do festival, clique na tag no final do texto. Confira o trailer:
Imagem de capa: Divulgação/Kaplan Film Production