Home Festivais 45ª Mostra Internacional de SP | ‘O Compromisso de Hasan’
45ª Mostra Internacional de SP | ‘O Compromisso de Hasan’

Filme começa como narrativa sobre abusos do governo, mas logo se desconstrói em um retrato do indivíduo egoísta

CINÉFILOS
11 nov 2021 | Por Diogo Bachega Paiva (bachegapaiva@usp.br)

O Compromisso de Hasan (Bağlılık Hasan, 2021) conta a história de Hasan (Umut Karadağ), um agricultor turco, o qual descobre que a prefeitura planeja comprometer parte dos seus terrenos com a construção de postes de eletricidade.

No começo do filme, acompanhamos um protagonista inocente, que tenta fugir do prejuízo imposto pela prefeitura e tem que lidar com a insensibilidade dos servidores públicos. O Compromisso de Hasan avança, no entanto, para desconstruir essa primeira impressão. Conhecemos, então, o Hasan que estará disposto ao que for necessário para se livrar desse problema, inclusive repassar para outra pessoa.

O personagem principal não é um homem desamparado buscando resolver seu problema. É uma pessoa ardilosa e egoísta que procura o maior benefício possível. Ao longo da história, vemos ele explorando a situação financeira de um vizinho (Somer Karvan), agindo contra o próprio irmão (Mahir Günşiray) em benefício próprio e enganando a própria mulher (Filiz Bozok). O Hasan vítima se desfaz e conhecemos melhor nosso protagonista.

Hasan conversando com seu irmão.  [Imagem: Divulgação/Kaplan Film Production]

Hasan é forçado a sentir o peso de suas ações ao se encontrar com seu irmão. [Imagem: Divulgação/Kaplan Film Production]

Essa inversão é vista também através da atuação. Umut Karadağ, que encena o protagonista, consegue, por meio de mudanças sutis, descascar as camadas das intenções de Hasan ao longo da obra. A impressão que o protagonista deixa é de uma pessoa egoísta e que sente pouca culpa.

Esse comportamento contrasta com o compromisso religioso. Hasan é muçulmano e está preste a fazer a peregrinação para Meca com sua mulher. Para isso, deve se livrar de qualquer culpa que carregue e dívida que tenha com os outros. O longa O Compromisso de Hasan  insere composições mais surreais em momentos chave do filme, que carregam grande valor simbólico e acentuam o conflito que envolve o protagonista.

Esposa de Hasan sentada e secando frutas. [Imagem: Divulgação/Kaplan Film Production]

A mulher de Hasan é quem insiste para que façam a peregrinação. [Imagem: Divulgação/Kaplan Film Production]

O Compromisso de Hasan é um filme surpreendente, com uma fotografia bem feita e boas atuações. Ainda que não seja uma obra  muito dinâmica, consegue ser interessante do começo ao fim através da atmosfera envolvente e da composição das cenas.

Esse filme faz parte da 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Para mais resenhas do festival, clique na tag no final do texto. Confira o trailer: 

Imagem de capa: Divulgação/Kaplan Film Production

Cinéfilos
O Cinéfilos é o núcleo da Jornalismo Júnior voltado à sétima arte. Desde 2008, produzimos críticas, coberturas e reportagens que vão do cinema mainstream ao circuito alternativo.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*