Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O terror não-clichê de Boa Noite, Mamãe

por Natalie Majolo nmajolo95@gmail.com Entre campos, florestas e lagos europeus, os gêmeos Lukas e Elias esperam a volta de sua mãe. De rosto atado por causa de uma cirurgia, ela retorna ao lar. Boa Noite Mamãe (Ich Seh Ich Seh, 2014) é dirigido por Severin Fiala e Veronika Franz, e vencedor de 17 das 24 …

O terror não-clichê de Boa Noite, Mamãe Leia mais »

por Natalie Majolo
nmajolo95@gmail.com

Entre campos, florestas e lagos europeus, os gêmeos Lukas e Elias esperam a volta de sua mãe. De rosto atado por causa de uma cirurgia, ela retorna ao lar. Boa Noite Mamãe (Ich Seh Ich Seh, 2014) é dirigido por Severin Fiala e Veronika Franz, e vencedor de 17 das 24 nomeações a prêmios. O suspense austríaco começa aqui: mamãe está diferente. Há pouco ela cantava lindas canções de ninar, e agora os próprios filhos não a reconhecem.

goodnight-mommy-review-a-horror-for-the-whole-family-633137

A relação de confiança familiar é abalada depois que a mãe (Susanne Wuest) passa a tratá-los de maneira estranha, sem afeto. Lukas (Lukas Schwarz), é completamente ignorado – e não se sabe exatamente o motivo. O irmão, Elias (Elias Schwarz), faz o intermédio de comunicação entre Lukas e a mãe. Os mistérios da trama, tais como este, são desvendados aos poucos.

Um dos pontos interessantes a serem observados é que, apesar de certo momento os personagens recorrerem à ajuda espiritual, porém seus problemas não são sequer ouvidos. Não sendo resolvida a situação, decidem arrumá-la por conta própria – o que pode ser muito aterrorizante.

054062
Os Irmãos gêmeos Lukas e Elias, no terror Boa Noite, Mamãe. Foto: Reprodução

Também existem outros questionamentos no filme, além daqueles que fazem parte das incógnitas já esperadas. Eles giram em torno da família: qual é o papel de uma mãe na educação de seus filhos? Cabe somente à ela ter de criá-los? Em Boa Noite Mamãe, a mãe cuida sozinha dos filhos após o trauma. Não existe sinal que outras pessoas cuidaram das crianças quando a mãe estava fora, sequer enquanto ela se recuperava. Parece que elas estavam abandonadas. Onde está a figura paterna?

No mais, a questão da confiança é outro assunto a ser pensado. Na estrutura da família, a confiabilidade das pessoas que a sustentam traz a força que a mantém. Caso quebrada, não existe casa que se mantenha de pé; o respeito permanece, mas o bom convívio escorre pelas mãos. No filme, tal situação é ilustrada: Apesar dos filhos não confiarem na mãe, ainda a respeitam pela autoridade que ela possui… ou deveriam.

Os gêmeos alteram figuras de estrutura de personagem, sempre opostos à mãe. Se um aparenta maldade, o outro bondade, e assim os papéis vão se alterando durante a trama. O final pode ser surpreendente… e você vai querer ver de novo. O filme estreia em 25 de Fevereiro, nos cinemas Playarte.

Confira o trailer:

Apoio: Grupo Playarte

Untitled-1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima