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A jornada do artista obcecado

O CAMINHO ENTRE A BUSCA PELA PERFEIÇÃO E A CHEGADA À OBSESSÃO   

A presença de filmes que retratam a história de artistas nas telas dos cinemas é comum e, na grande maioria das vezes, essas peças recebem grande engajamento e avaliação positiva do público. Contudo, em algumas dessas produções é possível observar um padrão que não segue uma linha tão glamourizada quanto o esperado na carreira desses indivíduos. É isso o que acontece na história de Cisne Negro (Black Swan, 2010); Whiplash: Em Busca da Perfeição (Whiplash, 2014); Eu, Tonya (I, Tonya; 2017) e na produção nacional Bingo: O Rei das Manhãs (2017). Esses filmes refletem o percurso de artistas que, na busca pelo sucesso, encontram a obsessão e desviam suas jornadas para caminhos que os afastam da procura pela excelência anteriormente desejada.

 

As histórias

Cisne Negro conta a história de Nina (Natalie Portman), uma bailarina de uma grande companhia de dança, que vive em Nova Iorque com sua mãe. Quando uma nova temporada de apresentações está prestes a começar, é revelado que a peça que será interpretada para a abertura dos espetáculos é O Lago dos Cisnes, composição que apresenta o cisne negro como personagem principal e é o papel desejado pela grande maioria das bailarinas inclusive Nina.

É a partir desse momento que a bailarina começa a passar mais tempo em treinos, se aproxima do professor e diretor da peça que frequentemente apresenta relações com suas alunas , desenvolve fortes crise de ansiedade e se afasta da imagem de si apresentada no início do filme: uma moça inocente, extremamente focada e que apresentava uma próxima relação com sua mãe.

Nina consegue o papel desejado, contudo, ao contrário da calma e claridade que essa conquista deveria levar à personagem, nota-se que nos próximos momentos do filme a obsessão da artista se torna ainda maior e a tensão no longa aumenta a cada minuto. Isso ocorre devido ao seu constante medo de ser substituída e não apresentar perfeição na performance. É importante destacar que o transtorno adquirido por Nina tem um forte elo com a presença de sua mãe, Erica (Barbara Hershey), uma ex-bailarina que não consegue realizar seus sonhos após engravidar. 

Natalie Portman em Black Swan. [Imagem: Divulgação/Fox Searchlight Pictures]
Assim, nota-se que o maior medo da personagem é a chegada à mediocridade que se materializa diariamente através da figura materna. Dessa forma, apesar de no final do filme a personagem conseguir atingir o sucesso que deseja com sua apresentação, o preço pago a sua própria sanidade mental parece ser um valor muito alto quando comparado à gratificação momentânea no palco. 

Um cenário semelhante pode ser observado em Whiplash: Em Busca da Perfeição que conta a história de Andrew (Miles Teller), um jovem baterista que estuda em um conservatório de música e que, após conseguir entrar para a orquestra do prestigiado professor Terence Fletcher (JK Simmons), transforma seu amor pela música em uma obsessão que desgasta o garoto mentalmente e fisicamente a cada segundo do longa. 

É importante salientar que a autodestruição de Andrew é motivada por seu treinador o tempo todo, isso acontece pois o mentor humilha, grita e agride seus alunos a todo momento e usa como justificativa o argumento de que tais abusos ajudariam seus alunos a melhorarem as suas performances. Assim, além da busca por uma perfeição que parece quase inalcançável, o menino parece também buscar a aprovação do professor o que parece acontecer no fim do filme, após extremas ondas de esgotamento sofridas pelo personagem. 

Andrew tocando bateria. [Imagem: Divulgação/Bold FIlms]
Em Whiplash também é possível notar a presença da figura parental como exemplo de mediocridade que aflige o protagonista. Isso acontece pois o pai de Andrew, Jim Neiman (Paul Reiser), tinha o desejo de se tornar um grande escritor, mas após um período de sua vida deixa essa ambição de lado e foca no seu trabalho como professor. Dessa forma, nota-se o incômodo do protagonista com relação às escolhas do pai e o desejo de se distanciar do mesmo futuro. 

Além disso, nota-se que a jornada do artista obcecado não se prende apenas ao espectro ficcional. Prova disso é a história de Eu, Tonya, protagonizada por Margot Robbie, que narra a trajetória de Tonya Harding, uma patinadora estadunidense e protagonista de um dos maiores escândalos esportivos do mundo. O filme conta a história da atleta desde sua infância e revela a criação da garota com a presença de uma mãe extremamente violenta e um pai que se torna ausente precocemente em sua vida. 

Tonya e sua mãe, LaVona Golden, passam a viver com dificuldades financeiras e o pouco dinheiro que conseguem obter é investido na carreira da menina. Os abusos físicos e verbais continuam fazendo parte da vida de Tonya durante toda a sua infância e adolescência e é apenas quando a menina conhece Jeff Gillooly, primeiro namorado de Tonya e que futuramente se torna seu marido, que um breve momento de tranquilidade parece entrar na vida da patinadora. 

Contudo, logo percebemos que a violência presente na vida de Tonya, anteriormente materializada pela figura materna, passa a encontrar voz e figura em seu marido. As angústias e problemas presentes na vida da atleta parecem fazer com que o desejo por atingir performances cada vez melhores aumente. Assim, a sua primeira grande conquista acontece quando ela se torna a primeira mulher estadunidense a realizar o triple axel com sucesso em uma competição. 

Tonya Harding após realizar o triple axel. [Imagem: Divulgação/AI FILMS]
Com essa conquista, a sede por sucesso de Tonya parece aumentar, e o seu novo objetivo representa o desejo da grande maioria dos atletas até os dias de hoje: a participação nas Olimpíadas. Porém, esse desejo parece se afastar da garota quando ela percebe que Nancy Kerrigan, outra patinadora americana, apresenta uma performance melhor que a dela e provavelmente será escolhida para preencher a cadeira olímpica. 

É nesse momento que Tonya, junto a Jeff e seu guarda costas, cometem o maior erro da carreira da atleta. Seu marido e Shawn Eckhardt o segurança da patinadora planejam um ataque à Nancy e agridem a atleta com um bastão de metal na perna, com a intenção de impossibilitar a participação da garota nas Olimpíadas. Pouco tempo depois, os sujeitos foram descobertos no caso e o nome de Tonya é imediatamente ligado ao ocorrido. 

Desse modo, a garota é julgada e possui a sua participação em competições de patinação banida. Assim, revela-se que a busca pelo sucesso demonstrado em Eu, Tonya leva a protagonista ao fracasso e a obsessão torna-se mais uma das muitas frustrações da personagem.

O cenário presente em Eu, Tonya se assemelha a história, também baseada em fatos reais, apresentada em Bingo: O Rei da Manhãs, protagonizado por Vladimir Brichta, que conta a história de Arlindo Barreto ator que interpretou o palhaço Bozo durante alguns anos da década de 1980. 

Bingo é filho da atriz, Marta de Windsor (Ana Lúcia Torre), que não consegue alcançar grande sucesso em sua carreira nas telas da televisão. O palhaço segue os passos da figura materna e também tenta atuar no meio artístico, contudo, a ausência de papéis e ofertas de trabalho fazem com que o ator passe a atuar em filmes adultos e, com isso, as frustrações do artista aumentam a cada dia. 

Augusto, nome do palhaço no filme, após ter uma conversa com seu filho em que o menino expressava o desejo de poder assistir seu pai nas telonas com seus amigos decide fazer uma audição para um papel em uma novela. Contudo, ao chegar no set de gravação, o ator se depara com a possibilidade de ser o apresentador de um novo programa de televisão, Bingo: O rei das manhãs, atração televisiva que já apresentava grande sucesso no mercado estadunidense.

O ator, surpreendentemente, conquista o papel do palhaço e passa a apresentar o show infantil. A princípio, Augusto parece não estar fazendo um trabalho tão bom quanto o esperado, contudo, nota-se que a partir de certo período e com algumas mudanças no roteiro do programa, feitas pelo próprio artista a audiência aumenta cada vez mais e o sucesso parece chegar nas mãos do ator. 

Bingo apresentando o seu programa. [Imagem: Divulgação/Warner Bros]
Contudo, é nesse momento que a jornada do artista parece perder o controle na vida de Augusto. Com o sucesso do programa, o ator parece ficar cego com a quantidade de poder adquirida e o excesso de bebidas alcoólicas, drogas e o gasto inconsequente de dinheiro tornam-se fatos rotineiros em sua vida. Além disso, é necessário comentar que a relação afetiva entre Augusto e Gabriel (Cauã Martins), seu filho, perde a força no decorrer do filme. 

Assim, cria-se um cenário em que Augusto (Arlindo, na vida real) e Bingo (o Bozo) parecem se confundir a todo momento, fator que afeta não só a vida pessoal do ator, como também a profissional. Panorama que se torna mais claro quando o ator perde o emprego e sofre com uma overdose devido ao uso indiscriminado de drogas. É apenas nesse momento que o artista parece entender a dimensão de seus atos e, com isso, afasta-se da vida problemática que passou a levar.  

Dessa forma, Augusto se distancia dos palcos da televisão e do cinema e passa a fazer partes dos palcos de igrejas e instituições religiosas ação que segue sendo feita, até os dias de hoje, pelo Bozo da vida real.

 

Padrões nos roteiros

É possível notar que as quatro histórias apresentadas possuem algumas semelhanças e paralelos entre si. Assim, é interessante observar que ao avaliar as características dos filmes, verifica-se quase que uma receita cinematográfica para a construção dos roteiros das obras. 

O primeiro exemplo disso pode ser observado quando consideramos que todos os personagens sofrem com a ausência de um dos seus pais. Em Cisne Negro a menção à figura paterna de Nina nunca é feita, deixando ao espectador interpretar que ele não fez parte da criação da garota. O mesmo acontece em Whiplash, a menção à mãe do garoto é feita uma única vez e é revelado que ela abandonou Andrew ainda quando bebê.  Em Eu, Tonya a menção ao pai da patinadora é feita de forma clara e é revelado que ele fez parte da vida da menina durante um período de sua infância a relação de Tonya com o pai exibe grande afeto, e ele parecia ser um dos poucos indivíduos, que se importavam verdadeiramente com a garota até o divórcio com Lavona, mãe da atleta (momento em que perdem o contato). E em Bingo: O rei das manhãs, assim como em Cisne Negro, a menção à figura paterna também nunca é feita. 

Margot Robbie em Eu, Tonya. [Imagem: Divulgação/AI FILMS]
O fato apresentado é interessante para a análise da construção dos personagens, já que, nota-se que a obsessão dos artistas serve quase como um modo para preencher o vazio parental em suas vidas. Segundo Adriana Dinamarco, mestre em psicologia clínica pela Universidade de São Paulo, a cobrança em excesso no meio profissional é um método utilizado por indivíduos como forma de reagir à ausência de uma figura parental em suas vidas. Visto que, o abandono infantil provoca uma eterna sensação de desamparo e insegurança nesses sujeitos que enxergam seus trabalhos como fórmula de escape.

Além disso, apesar da negligência por parte de uma das figuras parentais, nota-se a presença de outro sujeito que representa a motivação desses artistas e que, muitas vezes, parece ser a força que dá continuidade à história. É isso o que acontece na história de Nina que possui a presença de uma mãe superprotetora e que parece projetar seus sonhos na filha. É também o cenário de Andrew que conta com seu mentor, Terence Fletcher, que parece ser o estímulo para a obsessão do menino, sendo extremamente importante para a continuidade da história. 

Andrew e Fletcher. [Imagem: Divulgação/Bold FIlms]
Tonya depende, inicialmente, de sua mãe, que parece ver o destino da filha como uma espécie de investimento, e depois de seu marido, que, apesar da relação conturbada que apresenta com a atleta, parece acreditar em seu potencial. É também possível notar que a patinadora parece querer provar para si mesma que é capaz de conquistar seus sonhos a cada segundo, fator que aumenta o desgaste sofrido pela personagem. E em Bingo, a figura da mãe como grande inspiração parece motivar o palhaço e o seu amor pela arte ao decorrer do longa. 

A psicóloga também comenta que, para evitar a formação de transtornos, é essencial que o sujeito esteja aberto ao autoconhecimento. Dessa forma, o uso da psicoterapia é importante para evitar a busca pelos excessos e a formação de uma vida profissional que possua equilíbrio.

 

 O elo criado com o público

As semelhanças observadas nas obras cinematográficas são evidentes e formam um padrão extremamente interessante com relação a história dos personagens. Contudo, além de apresentarem esses fatores em comum, é possível notar que todas as obras apresentam um forte laço com o público que acompanha a trama. Fator que pode ser comprovado a partir de uma análise de bilheteria desses longas sendo a maior delas a de Cisne Negro que arrecadou cerca de 330 milhões de dólares, seguida por Eu, Tonya com 53,9 (US$) milhões, Whiplash com 49 milhões (US$) e, por fim, Bingo: O rei das manhãs que contou com uma bilheteria de 2,8 milhões de reais (valor relativamente baixo, mas acima do esperado para um filme nacional). 

Nina em ensaio para a apresentação. [Imagem: Divulgação/Fox Searchlight Pictures]
Assim, percebe-se que a qualidade das produções se estende para além de seus atributos cinematográficos, como qualidade de imagem e som, iluminação, maquiagem, etc. Mas também criam uma atração devido a proximidade criada com o espectador que, em algum momento de sua vida, provavelmente já acreditou na possibilidade de ser o melhor em algo e, inevitavelmente, se frustrou ao esbarrar com o fardo da impossibilidade da chegada ao ideal em determinados cenários. 

Por isso, é interessante entender que o grande sucesso desses filmes se relaciona com a representação de um artista que, mesmo sem existir na grande maioria das vezesna realidade, demonstra os problemas e dilemas vivenciados diariamente por pessoas comuns com determinada obsessão. Dessa forma, o público parece se perder nesses enredos, pois, além de enxergarem a tela do cinema, observam também um reflexo do que já foram ou do que gostariam de ser. 

É assim, que notamos a grandeza das quatro obras e o poder que o cinema, de forma geral, apresenta ao conquistar o público e transformar aquilo que parece comum, aos olhos de um observador desatento, em arte. 

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