A Originais Reprovados é uma produção tradicional da Com-Arte Júnior, a empresa júnior de Editoração da Universidade de São Paulo. A edição deste ano é a de número 15, lançada em edição on-line e pela primeira vez também em versão ePUB, e certamente não deixou o ano de 2020 passar batido.
Cada um dos 31 textos tem artes, fundos e fontes que fazem menção aos elementos particulares de cada tema. Embora essas diferenças pareçam, à primeira vista, um pouco confusas, contribuem para uma atmosfera mais imersiva e intimista das obras. A grande maioria delas segue um padrão de cores parecido, já que a revista é pensada como um conjunto total.
Os temas
Os temas da edição #15 da Originais Reprovados refletem o ano de 2020. A revista literária é um retrato das reflexões de jovens estudantes da USP e a sua busca por refúgio deste momento.
O grande tema da edição é a vida. Boa parte dos textos evocam situações cotidianas, encontros banais e alguns dos detalhes que somente um contexto sem pandemia permitiria. Valorizam-se experiências na infância, passando pelo amor na adolescência, o trabalho e a moradia. Detalhes como a dança, o empinar de pipas, o cultivar da vida e até mesmo o joelho da amada. Em alguns momentos há uma certa “breguice” nas expressões e construções, mas nada que não seja normal para jovens escritores.
Assim como 2020, a revista não ficou alheia a temas sociais. Cohab Não É Condomínio e A Cor da Hora são alguns dos textos que comentam as estratificações sociais e os impactos da vida cotidiana marcados pelo privilégio. O texto Reflexão tem grande responsabilidade ao avisar seu leitor sobre o possível gatilho que seu conteúdo representa para vítimas de violência doméstica.
Em textos como Teus Ombros Suportam o Mundo e Carta ao Corpo, a revista mostra questões existenciais que vão da morte à sua aceitação e, assim como uma carta de amor ao próprio corpo, são elementos inevitáveis e que nos acompanham durante toda nossa existência. Há também alguns textos mais experimentais, como Viagem, que propõe uma forma inesperada de envolvimento com o texto e extrapola os limites da diagramação da revista.
A edição número 15 da revista Originais Reprovados é uma obra muito interessante para buscar interagir e se envolver com os textos. A combinação das imagens e de textos permite uma experiência individual com a própria obra que é muito bem-vinda.