Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

‘Originais Reprovados’ faz jus às necessidades de 2020

A Originais Reprovados é uma produção tradicional da Com-Arte Júnior, a empresa júnior de Editoração da Universidade de São Paulo. A edição deste ano é a de número 15,  lançada em edição on-line e pela primeira vez também em versão ePUB, e certamente não deixou o ano de 2020 passar batido. Cada um dos 31 textos …

‘Originais Reprovados’ faz jus às necessidades de 2020 Leia mais »

A Originais Reprovados é uma produção tradicional da Com-Arte Júnior, a empresa júnior de Editoração da Universidade de São Paulo. A edição deste ano é a de número 15,  lançada em edição on-line e pela primeira vez também em versão ePUB, e certamente não deixou o ano de 2020 passar batido.

Cada um dos 31 textos tem artes, fundos e fontes que fazem menção aos elementos particulares de cada tema. Embora essas diferenças pareçam, à primeira vista, um pouco confusas, contribuem para uma atmosfera mais imersiva e intimista das obras. A grande maioria delas segue um padrão de cores parecido, já que a revista é pensada como um conjunto total.

Ilustração do texto 'Sobre a Cidade', de Laura Lisboa, da revista Originais Reprovados. [Imagem: Divulgação/Com-Arte Júnior]
Ilustração do texto ‘Sobre a Cidade’, de Laura Lisboa. [Imagem: Divulgação/Com-Arte Júnior]

 

Os temas

Os temas da edição #15 da Originais Reprovados refletem o ano de 2020. A revista literária é um retrato das reflexões de jovens estudantes da USP e a sua busca por refúgio deste momento.

O grande tema da edição é a vida. Boa parte dos textos evocam situações cotidianas, encontros banais e alguns dos detalhes que somente um contexto sem pandemia permitiria. Valorizam-se experiências na infância, passando pelo amor na adolescência, o trabalho e a moradia. Detalhes como a dança, o empinar de pipas, o cultivar da vida e até mesmo o joelho da amada. Em alguns momentos há uma certa “breguice” nas expressões e construções, mas nada que não seja normal para jovens escritores.

Assim como 2020, a revista não ficou alheia a temas sociais. Cohab Não É Condomínio e A Cor da Hora são alguns dos textos que comentam as estratificações sociais e os impactos da vida cotidiana marcados pelo privilégio. O texto Reflexão tem grande responsabilidade ao avisar seu leitor sobre o possível gatilho que seu conteúdo representa para vítimas de violência doméstica.

Em textos como Teus Ombros Suportam o Mundo e Carta ao Corpo, a revista mostra questões existenciais que vão da morte à sua aceitação e, assim como uma carta de amor ao próprio corpo, são elementos inevitáveis e que nos acompanham durante toda nossa existência. Há também alguns textos mais experimentais, como Viagem, que propõe uma forma inesperada de envolvimento com o texto e extrapola os limites da diagramação da revista.

A edição número 15 da revista Originais Reprovados é uma obra muito interessante para buscar interagir e se envolver com os textos. A combinação das imagens e de textos permite uma experiência individual com a própria obra que é muito bem-vinda.

Excerto do poema 'Viagem', de Davi Claro, da revista 'Originais Reprovados'. [Imagem: divulgação/Com-Arte Júnior]
Excerto do poema ‘Viagem’, de Davi Claro. [Imagem: divulgação/Com-Arte Júnior]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima