Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Som, fúria e repeteco

“Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos” (You Will Meet A Tall Dark Stranger) é mais uma comédia romântica de Woody Allen. Nem demais, nem de menos. Um roteiro simples, que mistura romance, comédia e drama, capaz de refletir angústias, paixões e ambições humanas como poucos outros. Apesar de fiel ao seu objetivo (pois …

Som, fúria e repeteco Leia mais »

“Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos” (You Will Meet A Tall Dark Stranger) é mais uma comédia romântica de Woody Allen. Nem demais, nem de menos. Um roteiro simples, que mistura romance, comédia e drama, capaz de refletir angústias, paixões e ambições humanas como poucos outros. Apesar de fiel ao seu objetivo (pois retrata sutilmente e com perspicácia a condição de ser humano), a trama é um mais do mesmo no quesito Woody Allen.

O filme gira em torno de dois “casais”. Alfie (Anthony Hopkins) e Helena (Gemma Jones), divorciados e idosos, estão em busca de algo para suprir o que foi perdido na juventude e na separação, respectivamente. Alfie, que deixou Helena após quase 20 anos de matrimônio, tenta afastar o peso da sua idade já avançada com muita musculação e um relacionamento com a prostituta “de luxo” Charmaine (Lucy Punch). Helena, por sua vez, encontra nas premonições otimistas de uma vidente charlatã seus motivos para continuar vivendo.

O outro casal é Roy (Josh Brolin) e Sally (Naomi Watts), filha de Alfie e Helena. Casados e insatisfeitos: uma união cheia de desentendimentos – entre os quais se ressalta a vontade de Sally ter um filho, enquanto Roy, veementemente, nega. Sally se sente apaixonada por seu novo patrão, Greg (Antonio Banderas), um típico mulherengo. Roy, escritor frustrado e de um livro só, inicia uma fixação por sua vizinha Dia (Freida Pinto), uma bela e misteriosa mulher de vermelho.

Woody Allen expõe essas paixões e o desespero dos personagens. Todos, sem exceção, parecem movidos pelo desejo, seja o de ser apreciado, de ser amado ou de ser rico e famoso. Nessa busca incansável por realização, os personagens se atropelam, perdem escrúpulos e se mostram egoístas.  Ou seja, são essencialmente humanos.

“Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos” retoma a fase londrina de Allen, juntando-se a filmes como “Ponto Final – Match Point”, “O Sonho de Cassandra” e “Scoop – O Grande Furo”. Uma produção cinzenta, tanto no sentido da paisagem inglesa quanto do roteiro, o qual é dramático e reflexivo, apesar dos toques de um humor irônico e ácido.

“A vida é cheia de som e fúria e que, no fim, não significa nada”. A frase de Shakespeare não só é citada pelo narrador, como também encaixa perfeitamente no filme. Afinal, para que adianta tanta ambição e desejo se, no fim da vida, acabaremos todos conhecendo um desconhecido alto e sombrio? Essa é a pergunta que essa última realização de Woody Allen nos deixa. A questão, entretanto, é saber até quando o brilhante diretor vai sustentar e repetir esse mesmo discurso.

Por Shayene Metri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima