“Puta, vagabunda, interesseira”. Esses são alguns adjetivos que foram utilizados para defini-la. Apropriando-se disso, iniciou seu mais recente álbum com tais palavras, que contribuíram para uma rápida parada em sua carreira, em 2021. Acusada de trair seu ex-marido, o comediante Whindersson Nunes, a cantora teve sua vida, aos 22 anos, atingida de maneira significativa. Luisa Sonza: além de pandora e de sua overdose de açúcar aos 22.
Abre-se a caixa de Pandora
Pandora, para a mitologia grega, foi a primeira mulher a viver com os homens após a entrega do fogo para eles por Prometeu. Criada por Atenas e Hefesto, Pandora era encarregada de uma caixa, a qual armazenava todas as desgraças do mundo, e a esperança. Embora a caixa não devesse ser aberta, Pandora a abriu, libertando todos os males do mundo. Dentro da caixa, restou, apenas, a esperança. O dia 18 de julho, simbolizado pelo retorno de Luísa Sonza ao universo musical, representa a lenda grega: independente da crueldade das pessoas para com as outras, como os constantes ataques sofridos pela cantora, a esperança ainda persiste, e a doçura da vida pode ser comemorada.
Luísa Sonza nasceu no dia 18 de julho de 1998, em uma pequena cidade no Rio Grande do Sul, chamada Tuparendi, tendo descendência alemã e italiana. Desde muito pequena, a cantora já apresentava grande predileção pela área artística, apresentando-se em festivais locais. Aos sete anos, Luísa chamou atenção de um público mais especializado e passou a integrar o grupo Sol Maior, no qual fez parte até os dezessete.
O sucesso da cantora e o reconhecimento social começaram na internet, por meio da publicação de covers de outros cantores, momento em que Luísa ganhou o título de “Rainha dos Covers” pelo público, e o prêmio de Melhor Cover da Web, no Prêmio Multishow de Música Brasileira. A gaúcha chegou, inclusive, a se matricular no curso de Direito na Universidade Franciscana, mas desistiu para focar em sua carreira artística. Em 2017, sua carreira começou a realmente nascer ao assinar um contrato com a gravadora Universal Music e publicar sua primeira música: Olhos Castanhos.
O primeiro lançamento da cantora trata de um acontecimento marcante em sua vida pública: seu relacionamento com o comediante Whindersson Nunes, iniciado em 2016. Dois anos depois, o casal oficializou a relação em uma cerimônia para trezentas e cinquenta pessoas, e Olhos Castanhos foi cantada por Luísa ao entrar na Igreja.
Além do single romântico, a cantora, inicialmente, lançou outra faixa de destaque: Good Vibes. Com o gosto do público e as rádios conquistadas, Luísa lançou, em 2018, seu primeiro EP — extended play, uma espécie de micro-álbum — chamado Não Preciso de Você. A faixa Rebolar, chamou a atenção do público pela habilidade da cantora com a dança e com a composição. Já Devagarinho levou a cantora a emplacar sua primeira música entre as 50 mais tocadas do Brasil, no Spotify.
Ainda nesse mesmo ano, a cantora foi convidada a integrar a trilha sonora da novela O Sétimo Guardião, de Aguinaldo Silva, com a música Nunca Foi Sorte, escrita pelo próprio teledramaturgo.
Em 2019, Luisa lançou o álbum Pandora, que conta com faixas de destaque como Boa Menina, Pior Que Possa Imaginar e Garupa, ao lado de Pabllo Vittar. O álbum apresenta mais cinco faixas e é certificado em ouro no Brasil por suas vendas, além de uma apresentação no Prêmio Multishow de 2019, com a música Fazendo Assim.
Luísa também participou de uma parceria, nesse ano, com Anitta, Lexa e MC Rebecca, na música Combatchy. O single foi um dos grandes hits de 2019, e o seu videoclipe conta, atualmente, com mais de 200 milhões de visualizações.
Além disso, a gaúcha participou, em conjunto do professor Léo Santos, do Dança dos Famosos, sendo eliminada na semifinal da competição. Assim, a cantora continuava a se consolidar como uma artista versátil e poderosa, tornando-se uma das celebridades mais conhecidas do Brasil.
Overdose de açúcar
Em 29 de abril de 2020, Luísa e Whindersson Nunes oficializaram o fim de seu casamento e, a partir deste momento, a cantora começou a receber inúmeras críticas de internautas que destilaram ódio sobre ela, acusando-a de ter se relacionado com o comediante para alavancar sua carreira musical, haja vista o sucesso já consolidado de Whindersson na internet. A situação começou a piorar quando a artista lançou, em junho de 2021, a música e o videoclipe de Flores, em colaboração com o cantor Vitão. A faixa, bem intimista e sedutora, assim como o clipe, geraram especulações sobre uma possível traição da cantora para com o seu marido. As acusações começaram a ficar maiores após o anúncio de seu relacionamento com Vitão, em setembro de 2020. Todos esses acontecimentos deram à cantora um recorde indesejado: o clipe de Flores é o quinto vídeo com o maior número de dislikes do Youtube.
Durante a pandemia, em 2020, Luísa viu sua vida ser rodeada de comentários odiosos na internet em que suposições e julgamentos sobre sua vida eram feitos. Mesmo com lançamentos artísticos marcantes, como Braba — lançada antes mesmo de seu divórcio — e Toma, colaboração com MC Zaac, a vida privada de Luísa sobressaiu sua carreira, a colocando entre as principais páginas de fofoca do Brasil.
Os ataques a Luísa descredibilizaram, inclusive, sua orientação sexual. Internautas acusaram a cantora, que, após a colaboração com Carol Biazin na música Tentação, assumiu-se bissexual, de estar utilizando tal informação para promover a música.
Ainda em 2021, as difamações contra Luísa tornaram-se mais graves e ela foi responsabilizada, na internet, pela morte do filho de seu ex-marido com Maria Lina. A gravidade da acusação, somada às pressões direcionadas a cantora desde o término com Whindersson, a levaram a publicações desesperadas no Instagram, no qual pediu para que as pessoas a deixassem em paz. Neste momento, consciente de que cada movimentação sua seria criticada pelos internautas, Luísa pausou sua carreira e afastou-se do público por um tempo, embora já estivesse com planos para lançar o novo álbum, Doce 22, ainda com 22 anos.
Escalando o penhasco
Luísa reapareceu nas suas redes sociais, em 12 de julho de 2021, através de publicações promocionais de seu novo álbum, com fotos que mostravam uma diferente versão da artista, mais gótica e de maneira mais obscura.
Doce 22, o comeback de Luísa, foi lançado à meia-noite do dia 18 de julho, no momento em que a cantora completou 23 anos. A obra garantiu à cantora o recorde do álbum brasileiro mais ouvido em uma semana no Spotify, perdendo esse posto recentemente para o Versions of Me, de Anitta. Luísa teve a segunda melhor estreia semanal a nível mundial nessa mesma plataforma de streaming. A música Penhasco, por exemplo, abordando o ponto de vista de Luísa sobre o término com Whindersson, estreou na posição 187 das músicas mais transmitidas do mundo, e confirmou ao público a fidelidade da cantora para com o ex. Em Doce 22, a artista abriu seu coração sobre como o hate recebido pelo público foi encarado por ela e interferiu em sua vida. Isso não tirou, entretanto, a criatividade e coragem de criar um álbum diverso, que vai de músicas mais picantes e dançante, a faixas mais calmas e românticas, separadas, respectivamente, pelos lados A e B. O álbum também conteve forte apelo visual, com vídeos para todas as 14 faixas —- os lyrics vídeos, os quais apresentam, cada um deles, uma estética própria. Além disso, a obra ainda reuniu grandes nomes da música brasileira: Anitta, Jão, Lulu Santos, Ludmilla, Marília Mendonça, Pabllo Vittar, além de parcerias internacionais, com Mariah Angeliq e 6Lack.
Luísa tentou exibir a maneira como a internet e o público, em geral, podem ser cruéis e maldosos com celebridades, e, como consequência, obteve apoio popular. Indicada a diversos prêmios musicais, como o Multishow e o MTV MIAW, a cantora fez performances marcantes, como neste último, em que sua capacidade vocal foi colocada em ênfase.
Ainda em 2021, Luísa teve, por 5 episódios, seu próprio programa no Multishow, nomeado Prazer, Luísa, no qual a cantora voltou a produzir covers, como de Fake Smile, da Ariana Grande. A gaúcha também performou músicas de seu último álbum e abriu seu coração sobre os últimos acontecimentos de sua vida no decorrer dos episódios. O programa ainda contou com convidados de destaque, como Jão e Ivete Sangalo, os quais debateram, com Luísa, diversos assuntos. Além disso, o fenômeno da internet, Pequena Lô, a ajudou na apresentação de Prazer, Luísa.
Gisele Pinscher, Britney SPinscher, Rita Lee Sonza e Duda Beainscher, animais de estimação da cantora, costumam a acompanhar em suas viagens e estão presentes, inclusive, nas faixas de Doce 22. Gisele, por exemplo, integra o elenco do clipe VIP *-*, um dos grandes sucessos do álbum. Além disso, as cachorras de Luísa participaram da propaganda de sua nova música, Cachorrinhas, lançada em 18 de julho, dia de seu aniversário.
Em 2022, Luísa, ao lado de Pabllo Vittar, foi apresentadora da competição de drag Queen Stars, produzida pela HBO Max. Além disso, Luísa continua lançando músicas que se destacam entre o público, e principalmente, nas redes sociais. Um de seus mais recentes sucessos é o remix de SentaDONA S2, ao lado de MC Frog, Davi Kneip e Gabriel do Borel. A cantora tem se tornado conhecida com os passos complexos e envolventes que cria para suas músicas, como em Anaconda *o* ~~~, o que a torna a cantora criadora de inúmeras trends no TikTok. Tamanho sucesso foi perceptível na Virada Cultural na capital paulista, a qual reuniu 120 mil pessoas em volta do palco da gaúcha – o maior público da Virada.
No dia 12 de junho de 2022, no dia dos namorados, Luísa lançou mais um sucesso, agora em parceria com Baco Exu do Blues: Hotel Caro estreou em primeiro lugar no Spotify Brasil, com mais de 700 mil streams. Com isso, ela é a segunda cantora pop brasileira que implicou mais faixas nessa colocação, contando com 5 singles.
Recentemente, Luisa assinou um contrato com a Sony Music e apresentou seus próximos passos: a carreira internacional. Sendo uma das cantoras pop brasileiras mais ouvidas no Spotify, a cantora mostra-se muito eclética e apaixonada pelo que faz. O Brasil deve torcer para que o mundo conheça e reconheça a doce caixa de pandora que encantou o Brasil e que ainda é muito ferida: Luísa Gerloff Sonza.