No dia 12 de abril de 2022, nossa Garota do Rio lançou o tão esperado álbum Versions of Me, cheio de hits para atingir o mundo da música em nível global, através da Warner Records. O álbum de Anitta, de acordo com a revista Rolling Stones, era um dos álbuns mais aguardados de 2021 —e não é para menos.
A mídia explodiu com o anúncio do álbum e o seu lançamento fez Anitta atingir os trending topics do Twitter — ou seja, constar entre os assuntos mais comentados mundialmente na rede social. Ainda na esfera planetária, a capa do álbum, repleta de diferentes facetas de Anitta, virou um meme internacional de tamanhas proporções que foi incorporado na estratégia de marketing da cantora. Ainda assim, as piadas não diminuíram a criatividade e a genialidade expressas na capa da artista. O álbum teve uma excelente avaliação da crítica internacional, embora tenha dividido as opiniões brasileiras, e apresenta faixas dançantes que ainda prometem se destacar muito nesta nova era da cantora carioca.
Essa não foi, entretanto, a única polêmica relacionada ao lançamento do álbum. A mudança repentina do nome do álbum de Girl From Rio, como já havia sido comentado pela cantora, para Versions of Me, foi polêmica entre os fãs de Anitta. A própria cantora respondeu ao debate em relação aos motivos por trás da modificação em sua conta do Twitter, afirmando que o título que se refere às suas diversas versões fazia mais sentido para a proposta da obra, cheia de versatilidade vocal, estilística e estética.
O álbum, que conta com quinze faixas distintas, porém coesas, refletem as facetas da artista, destacando algo que já sabíamos: que ela é a maior promessa da música brasileira em nível global. Sendo trilíngue, o disco conta com músicas em espanhol — Envolver, Gata, Maria Elegante, e Me Gusta —, em inglês — I’d rather have sex, Gimme Your Number, Love You, Boys Don’t Cry, Versions of Me, Turn It Up, Ur Baby, Girl From Rio, Faking Love, e Love Me, Love Me,—, e em português, com um Funk que remete aos clássicos do gênero, chamado Que Rabão, perpetuando a cantora como uma das grandes vozes desse ritmo. O projeto também conta com parcerias grandes do meio fonográfico: Cardi B, Khalid, Ty Dolla $ign, Myke Towers, Chencho Corleone, Afro B, Saweetie, YG, Papatinho, MC Kevin o Chris e o falecido Mr Catra.
As músicas exprimem bem as diferentes versões da cantora, relacionando-se com muitas nacionalidades. Anitta traz o reggaeton, estilo latino já muito explorado pela artista, em músicas de grande destaque, como o fenômeno Envolver, além de trabalhar o gênero R&B em Ur Baby, e flertar até mesmo com o pagode, de acordo com a própria cantora, marcante na faixa Me Gusta — sucesso pandêmico. Além disso, traz o pop clássico, que muitos internautas afirmaram lembrar as trilhas sonoras das abertura de séries televisivas dos anos 2000, com a música que recebe o nome do álbum; também, explora a bossa nova de uma maneira inovadora com sua música Girl From Rio, que utiliza o sample do clássico sucesso brasileiro Garota de Ipanema.
De explorar samples, clássicos e sucessos, Anitta entende. Todos esses elementos se encontram em sua música com Ty Dolla $ign, Gimme Your Number, que traz a batida envolvente e já conhecida da música La Bamba, de Ritchie Valens, para a obra. Além disso, a essência funkeira da cantora marca presença com uma musicalidade dançante que já está dominando o TikTok: Que Rabão. Anitta se mantém eclética ao explorar sua sensualidade em I’d Rather Have Sex, seu lado jazz em Love you, sua voz com toques mais tranquilos e românticos em Love Me, Love Me e sua estética do rock’n roll em Boys Don’t Cry.
Todos esses elementos trouxeram críticas importantes para a carreira da carioca. A Billboard, revista gigante da música, elogiou a cantora dizendo que o álbum é uma espécie de livro aberto que apresenta quem é Anitta, comparando-a a um camaleão, e nomeou cinco faixas do álbum como “essenciais”, sendo elas: Envolver, Gata, Ur Baby, Versions of Me e Faking Love.
A Forbes também rasgou elogios à Anitta, afirmando que a cantora mostrou que vai além de um “rosto bonito”. Para fechar esse ciclo, a Rolling Stones dos Estados Unidos, mercado visado pela carioca, afirmou que a cantora fez o mundo se apaixonar por ela. Para os críticos, seu álbum representou um grande crescimento, comparado a seus antigos, e atingiu parâmetros internacionais impressionantes, se mostrando “destemido” e “audacioso”, como a sua própria criadora.
Esse sucesso se cristalizou com conquistas incríveis em colocações globais. A cantora, antes mesmo do anúncio de seu novo álbum, conquistou o primeiro lugar das músicas mais tocadas no mundo na plataforma de streaming Spotify, com sua faixa Envolver, que, após a performance da carioca no prêmio latino Lo Nuestro, virou um hit internacional, e consolidou o “passo da Anitta” ao redor do globo. Assim, Anitta tornou-se a primeira artista brasileira e latina a atingir tal feito com uma música solo. O clipe do single, também, ficou por dias como o videoclipe mais assistido no mundo no Youtube e a música conseguiu seu espaço no Billboard Charts.
Deixando o filho prodígio de lado, o álbum completo foi um sucesso. A cantora emplacou sua obra em primeiro lugar como a maior estreia global da semana em que foi lançada e consolidou-se como o álbum de uma brasileira com mais streams em um dia no Spotify Brasil, entre artistas do mundo todo, ficando apenas atrás de Lady Gaga com sua era Chromatica. Além disso, Anitta ultrapassou Luisa Sonza e seus Doce 22 e transformou Versions of Me no álbum com maior número de streams em uma semana, totalizando 39 milhões de reproduções. Para finalizar, a carioca conquistou mais de 30 milhões de ouvintes mensais no Spotify, capturando seu holofote entre os 60 cantores mais ouvidos no mundo na plataforma, ultrapassando, inclusive, Queen B, a gigante Beyoncé.
Mesmo após todas essas conquistas, entretanto, o trabalho de Anitta continua a ser muito menosprezada no âmbito nacional. As críticas sobre a falta de versatilidade, comumente direcionadas à carioca, foram totalmente descredibilizadas por esse novo álbum da artista, que provou que sensualizar e ter orgulho de ser quem se é não são barreiras para a construção de uma carreira profissional de sucesso internacional. Depois de ouvir as últimas músicas de Anitta, fica evidente: é difícil não se apaixonar por todas as diferentes versões da Garota do Rio.
Imagem de capa: Caio Andrade