Home Escuta Aí 12 playlists no Spotify que você precisa conhecer
12 playlists no Spotify que você precisa conhecer
Escuta Aí
12 out 2016 | Por Jornalismo Júnior

Não é exagero afirmar que a maioria esmagadora das pessoas do mundo todo ouve música regularmente. Seja no fone de ouvido ou não, trabalhando, estudando ou no transporte público; sejam canções felizes, músicas de fossa ou aquelas com valor emocional que marcaram situações específicas; não importa como ou quando, a música está muito presente na vida de todos e sempre existem seleções e playlists que se encaixam em cada situação vivida. Atualmente, contamos com mais uma ferramenta para ouvir música em todas as ocasiões: os serviços de streaming, como o Spotify. Por módicos R$ 14,90 ao mês, na versão premium, ou sem nenhum custo, na versão free (que traz alguns inconvenientes, como a obrigatoriedade de ouvir propagandas), o usuário tem acesso a uma infinidade de discos de uma grande variedade de artistas, além das famosas playlists oferecidas, que são incrivelmente numerosas e variadas. Para começar a explorar esse recurso e para apresentar novas seleções para os ávidos ouvintes do Spotify (ou de outras plataformas), listamos 12 playlists que você precisa conhecer.

#Mondaymotivation

Sabemos que segundas-feiras são dias excepcionalmente difíceis e encarar a semana inteira pela frente depois do final de semana pode ser um desafio imenso. Mas essa playlist promete ajudar e trazer, através de músicas, aquela motivação necessária para enfrentar o tão temido dia. As músicas selecionadas são diversas: vão de rap, com Kanye West e Macklemore, a indie, com Mumford and Sons e Florence + the Machine. O que todas elas têm em comum, no entanto, é aquele boost de energia para te fazer levantar da cama e começar o dia.

Tropicália

É uma verdade universalmente conhecida que o Brasil produz muita música boa, em diversos gêneros e momentos. Nos anos 60, um dos períodos mais frutíferos para a música brasileira, não foi diferente. Surgiu, na época, a Tropicália, um movimento musical que viria a influenciar fortemente muitos artistas que surgiriam futuramente em todo o mundo. Nesta playlist, organizada pelo Spotify, estão reunidas 19 canções icônicas do movimento, incluindo Gilberto Gil, Os Mutantes, Nara Leão, entre outros. Ouvindo-a, certamente ficará claro por que a Tropicália foi tão genial e importante para a música nacional e internacional.

Observer Best of 2016

O jornal The Guardian, do Reino Unido, é um dos mais influentes do mundo, e também se rendeu no Spotify, criando um perfil na plataforma, no qual cria playlists. Dentre elas, destacamos a Best of 2016, da publicação de domingo The Observer. Nela, são adicionados os destaques de 2016, ou seja, as músicas mais comentadas e que terão destaque nas rádios mundiais, à medida  que são lançadas. Ou seja, essa playlist é uma ótima oportunidade para conhecer músicas novas antes que elas bombem e para poder falar “eu conheci antes de ser mainstream”. Os mais descolados aprovam.

Guilty Pleasures

Todo mundo ouve, pelo menos de vez em quando, algumas músicas, mas negaria até a morte. São aquelas canções de fim de festa, de cantar no banho, de ouvir fazendo faxina. São aquelas que todos conhecemos e secretamente amamos (de maneira irônica ou não). São os guilty pleasures, reunidos nessa playlist, para que você não precise fazê-lo. Call Me Maybe? Tem. Total Eclipse of the Heart? Sim. Nothing Compares 2 You? Barbie Girl? Tem também. Espere aquela oportunidade de cantar sem passar vergonha e dê o play.

Rock brasileiro

Você gosta de rock? Se sim, por que não ouvir mais do rock brasileiro atual? Prometemos que ele vai bem além das escassas músicas do gênero que tocam eventualmente nas rádios. Muitas coisas boas estão sendo lançada e várias bandas novas e bastante distintas entre si estão disponibilizando seus discos no Spotify. Essa playlist, que inclui Scalene, Vespas Mandarinas, Supercombo, mas também velhos conhecidos, como Pitty e Fresno, será muito útil para acompanhar os maiores destaques e, quem sabe, descobrir sua nova banda nacional favorita!

Modernhiphopissily

Se o rock não está morto, o hip hop definitivamente também não está, e a playlist modernhiphopissily, criada por John O’Callaghan, vocalista da banda The Maine, está aí para provar. Com 102 músicas, ela reúne alguns artistas consagrados do gênero, como 2Pac e Kanye West e novas apostas, como o premiado Kendrick Lamar, mas também novos rappers que estão começando a se destacar no cenário musical. Uma ótima playlist para quem já ouve hip hop e também para os que querem começar a ouvir.

Punkeca

Aqueles que cresceram na segunda metade dos anos 2000 provavelmente passaram muito tempo ouvindo bandas de pop punk, emo e suas variações. Ainda que o auge de bandas como Green Day, Blink-182 e New Found Glory tenha passado, suas músicas, cheias daquela energia e rebeldia adolescente, ainda carregam um significado nostálgico para aqueles que as ouviam em seu período áureo. A playlist Punkeca, organizada pelo Spotify, reúne algumas das canções mais conhecidas das bandas famosas que marcaram a adolescência de muitos jovens adultos e é perfeita para ser ouvida logo pela manhã, para começar o dia se sentindo mais jovem. Se tudo isso não te convenceu a ouvir a playlist, o nome dela – Punkeca, incorporação de punk na palavra panqueca – já a fará valer a pena – afinal, quem não ama trocadilhos engraçadinhos?

50 of the greatest ever indie breakup songs

Terminou um relacionamento longo recentemente? Sofreu uma desilusão amorosa? Decepcionou-se mais uma vez com o crush? A solução temporária talvez seja tirar um tempo para sofrer um pouco, ouvindo músicas tristes. Felizmente, a NME, revista especializada em música, pensou nesse tipo de situação e preparou essa playlist com as 50 melhores músicas indies de fim de relacionamento. É só dar play e curtir a fossa (e de quebra conhecer várias músicas novas), sem se preocupar com mais nada.

Women of Indie

Pare por um minuto e pense: quantas artistas mulheres você ouve regularmente? A resposta, talvez seja “poucas”, e isso não depende muito dos estilos musicais que você mais gosta, uma vez que o mundo da música, no geral, infelizmente ainda é bastante misógeno. Essa playlist tem como o propósito apresentar o trabalho de diversas cantoras e bandas femininas não muito conhecidas para que, esperançosamente, o meio musical tenha cada vez mais mulheres o protagonizando. Um ponto negativo: Women of Indie, que é curada pela própria equipe do Spotify, por enquanto não inclui artistas latinoamericanas, mas esperamos que isso mude em breve, uma vez que novas canções ainda estão sendo adicionadas.

Stranger Things

A série que mais faz barulho no universo pop é reconhecida não só por seu enredo incrível e ótimas atuações, mas também por sua trilha sonora, repleta de sucessos nostálgicos dos anos 80. A Netflix, percebendo o sucesso de Stranger Things e curiosidade do público em explorar ainda mais o mundo retratado, não perdeu tempo e reuniu nessa playlist as principais músicas de todos os episódios da primeira temporada, incluindo os clássicos Should I Stay or Should I Go, do The Clash, e Atmosphere, do Joy Division, que fazem parte de cenas particularmente marcantes na série.

Friday Feeling

É sexta-feira, a semana finalmente acabou e você está pronto para o final de semana. Não importa quais sejam seus planos: sair com os amigos, fazer maratonas na Netflix, colocar a leitura em dia ou aproveitar dois dias inteirinhos de procrastinação, essa playlist é uma ótima companhia para qualquer uma dessas atividades. Cheias de músicas que prometem animar até mesmo aqueles que tiveram uma semana bem difícil e cansativa, Friday Feeling, criada pelo selo Polydor Records, mescla títulos tradicionais de pré-balada e faixas mais alternativas, transmitindo muito bem o sentimento de sexta-feira à noite.

Descobertas da Semana

Se você é um usuário da plataforma na versão Free, provavelmente já ouviu algum anúncio sobre as Descobertas da Semana, mas talvez os tenha ignorado (como fazemos com a maior parte dos anúncios). No entanto, ignorar esse não é uma boa ideia. O Spotify seleciona, semanalmente, trinta músicas que, baseado no que você normalmente escuta, provavelmente te agradariam e monta uma playlist. É como se um melhor amigo que te conheça muito bem e tenha um conhecimento musical vastíssimo te indicasse toda segunda-feira músicas que combinam especialmente com você. É quase impossível não gostar de pelo menos 50% da seleção, mas se isso acontecer, não se preocupe. Quanto mais você usar o serviço para ouvir as músicas que gosta, melhores e mais certeiras serão as indicações semanais.

Por Mariana Rudzinski
marianarudzinski71@gmail.com

Sala 33
O Sala33 é o site de cultura da Jornalismo Júnior, que trata de diversos aspectos da percepção cultural e engloba música, séries, arte, mídia e tecnologia. Incentivamos abordagens plurais e diferentes maneiras de sentir e compartilhar cultura.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*