Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Kubo e as Cordas Mágicas: a magia do amor e da família

Kubo é um menino doce e inteligente que mora na falésia de uma antiga vila japonesa. Ele vive junto a sua mãe, uma mulher com poderes incríveis que sofre de momentos de inconsciência, por conta de sua tentativa de salvar o filho quando era bebê. O garoto sobrevive na ilha contando histórias para os moradores …

Kubo e as Cordas Mágicas: a magia do amor e da família Leia mais »

Kubo é um menino doce e inteligente que mora na falésia de uma antiga vila japonesa. Ele vive junto a sua mãe, uma mulher com poderes incríveis que sofre de momentos de inconsciência, por conta de sua tentativa de salvar o filho quando era bebê. O garoto sobrevive na ilha contando histórias para os moradores com seus bonecos de origami, que ganham vida pelo uso de um instrumento musical mágico: o shamisen. A tranquilidade de sua vida é transformada em uma épica jornada quando Kubo acaba invocando os malignos espíritos de suas tias, que o perseguem junto ao Rei Lua (Ralph Fiennes). Eles buscam o olho direito de Kubo, já que o outro fora roubado pelos mesmos na hora de seu nascimento.

11

Para conseguir se defender do Rei Lua e as As Irmãs (Rooney Mara), Kubo (dublado por Art Parkinson, de Game of Thrones) inicia uma aventura em busca da Armadura que Hanzo, o maior samurai de todos os tempos, buscou por anos: o Peitoral Impenetrável, a Espada Inquebrável e o Capacete Invulnerável. Ele é guiado pela Macaca, figura de personalidade forte e protetora, e o Besouro, um inseto samurai amaldiçoado.

Kubo e as Cordas Mágicas (Kubo and the Two Strings, 2016) é uma animação do estúdio LAIKA, criador de muitos outros filmes conhecidos: Coraline e o Mundo Secreto (2009), ParaNorman (2012) e Os Boxtrolls (2014). Apesar de possuir um repertório pequeno, todos os longas-metragens feitos pelo estúdio são de grande sucesso, todos indicados ao Oscar de Melhor Animação. O estúdio foi fundado em 2005 e reúne uma vasta equipe cinematográfica, com artistas, contadores de história, técnicos e inventores.

O que faz da LAIKA única é o uso de stop-motion, que consiste em fotografar o mesmo objeto em posições diferentes para criar a ilusão de movimento. A técnica traz mais realidade as personagens – criados com mais detalhes e sutilezas – e aos cenários grandiosos e belíssimos. Em Kubo e as Cordas Mágicas, a tecnologia foi levada ao extremo, sendo a obra de maior dificuldade da equipe, produzida por cerca de 5 anos.

O longa é recheado de referências ao Japão feudal, a época dos samurais.  O entusiasmo de Travis Knight, diretor e produtor de Kubo, e fã assumido de Hayao Miyazaki, perante a cultura japonesa mobilizou toda a equipe a buscar fontes de criação. Pesquisas definiram os cenários, figurinos, costumes, festas, e incluíram também a lenda japonesa de Gashadokuro, um espírito em forma de um enorme esqueleto, e o  Festival Obon, tudo para a história de Shannon Tindle se tornar o mais verídica possível.

A trilha sonora do filme foi produzida pelo italiano Dario Marianelli, compositor responsável pelas músicas de Pride and Prejudice (2005). Suas composições não deixam a desejar, e deram um ar mais épico ainda a história. Cada música se encaixa perfeitamente em sua parte do filme. A trilha também conta com um cover da música While My Guitar Gentle Weeps por Regina Spektor.

09

Apesar de todos os detalhes técnicos e as tradições japonesas, o filme centra-se, principalmente, no amor familiar e companheirismo entre os amigos. O grande sentimento de Kubo por sua mãe e pelo falecido pai, quem não chegou a conhecer, se revela em mais que admiração, mas reconhecimento e preocupação irremediável. Toda a narrativa se compõe em princípios universais da humanidade, nos tocando de forma diferente durante a história, o que nos faz criar uma empatia inexplicável por cada personagem, reconhecendo neles nossos próprios laços com entes queridos. Ninguém pode perder a oportunidade de se entrelaçar com Kubo e as Cordas Mágicas. É como o protagonista diz no início da animação: “se tiver que piscar, pisque agora”, e não durante o filme.

Confira o trailer:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=cfEUTvIrctg

por Laura Raffs
lauraraffsguerra@gmail.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima