Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Serra Pelada: a mina de ouro sob a ótica brilhante de Sebastião Salgado

A exposição Gold – Mina de Ouro Serra Pelada estreou no Sesc Avenida Paulista no dia 17 de Julho. A apresentação possui imagens do trabalho fotográfico realizado por Sebastião Salgado em Serra Pelada. Organizada pela mulher do fotógrafo, Lélia Wanick Salgado, a exposição conta com 56 imagens inéditas, em preto e branco, acerca do garimpo …

Serra Pelada: a mina de ouro sob a ótica brilhante de Sebastião Salgado Leia mais »

A exposição Gold – Mina de Ouro Serra Pelada estreou no Sesc Avenida Paulista no dia 17 de Julho. A apresentação possui imagens do trabalho fotográfico realizado por Sebastião Salgado em Serra Pelada. Organizada pela mulher do fotógrafo, Lélia Wanick Salgado, a exposição conta com 56 imagens inéditas, em preto e branco, acerca do garimpo na região. A exibição das fotografias toma conta inteiramente do quinto andar do Sesc Paulista.

O ineditismo das obras é um atrativo para o público, já que parte do trabalho de Sebastião em Serra Pelada é amplamente reconhecido no âmbito fotográfico. A possibilidade de ver de perto 56 novos cliques sobre o garimpo é convidativa. Cada imagem expõe um ângulo diferente da mina de ouro. Há, em certos momentos, o enfoque do fotógrafo para expor a imensidade do ambiente e a quantidade de pessoas que enxergavam na mina, a possibilidade de tornarem-se ricas. A dinamicidade é explorada a cada foto. O público entra em contato direto com a dificuldade que os garimpeiros, aqueles que viam ali o sonho da riqueza, tinham para transportar terras, pedras ou até mesmo o sonho do ouro pelo garimpo.

Fotografia de Sebastião Salgado exibida em ‘Gold – Mina de Ouro Serra Pelada’, no Sesc Avenida Paulista
[Imagem: Sebastião Salgado]
Outro aspecto que atrai a atenção do público à exposição é a sensibilidade de Salgado nas imagens. Há fotografias em que indivíduos olham diretamente para a câmera, criando um elo entre obra e público. A cada olhar centralizado em direção ao público, as fotografias impactam de alguma forma o espectador. Dizem que os olhos falam, e, os olhos dos protagonistas das imagens de Sebastião têm muito a dizer.

A exposição ficará aberta no Sesc Avenida Paulista até Novembro. “Gold – Mina de Ouro Serra Pelada” é uma ótima escolha para quem está disposto em apreciar a arte, se sensibilizar e, principalmente, refletir. As mais de 50 imagens inéditas consolidam-se como uma boa opção para a imersão nas obras de Sebastião Salgado. O único requisito é estar preparado para estabelecer um diálogo com as fotografias, pois, certamente, elas se comunicam com o público. 

Gold – Mina de Ouro Serra Pelada

Local: Sesc Avenida Paulista – São Paulo

Horários: Terça a sábado, das 10h30 às 21h30; Domingo e feriados, das 10h às 16h30

Temporada: De 17 de Julho a 3 de Novembro de 2019

Ingresso: Gratuito

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima