Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Durante 2 Outonos e 3 Invernos, o romance e a realidade se misturam em uma história de amor

Como em um livro, o longa 2 Outonos e 3 Invernos (2 automnes 3 hivers, 2018) é dividido em partes, capítulos e contato por um narrador. Este último varia: em alguns momentos é um narrador onisciente e, em outros, são os próprios personagens que contam a história. De início, a ideia de o filme ser …

Durante 2 Outonos e 3 Invernos, o romance e a realidade se misturam em uma história de amor Leia mais »

Como em um livro, o longa 2 Outonos e 3 Invernos (2 automnes 3 hivers, 2018) é dividido em partes, capítulos e contato por um narrador. Este último varia: em alguns momentos é um narrador onisciente e, em outros, são os próprios personagens que contam a história. De início, a ideia de o filme ser narrado agrada. O narrador onisciente apresenta os três personagens principais e também divaga, de forma poética, sobre a vida que cada um teve até chegar naquela cena.

No entanto, com o decorrer da trama e o passar dos capítulos, os personagens começam a falar sobre suas próprias histórias e sentimentos. Essa estratégia poderia ser boa, mas depois de 30 minutos se torna cansativa e confusa demais. Faltam silêncios no filme, não há tempo para absorver e assimilar o sentimento de cada um, distinguindo-os. Com o decorrer, se tem a impressão de que as falas são arbitrárias e simplesmente jogadas, não há mais linha de raciocínio.

2 Outonos e 3 Invernos
(Imagem: UFO Distribution)

O ponto em comum entre todas as narrações, no entanto, é que elas carregam muita ironia ao descrever as cenas. Isso traz um aspecto cômico natural ao longa.

A trama gira em torno de três personagens principais. Arman (Vincent Macaigne), sua namorada Amélie (Maud Wyler) e seu melhor amigo Benjamin (Bastien Bouillon). Durante 2 outonos e 3 invernos as vidas deles se cruzam e grandes encontros acontecem. Em resumo, é mais um filme millenium que tenta contar sutilmente a história da ascensão e queda de um relacionamento.

Como bom longa jovem adulto, inclui no roteiro algumas das principais questões desta faixa etária: a depressão que se dá após graduação na universidade, a síndrome de querer mudar o mundo e “ser alguém grande”, de preferência artista, o receio de que, no fundo, cada um se odeie e odeie aquilo que está se tornando e, por fim, o medo de não conseguir viver sem o outro.

2 Outonos e 3 Invernos
(Imagem: UFO Distribution)

Mas as questões existenciais não são a parte principal, e sim a história de amor. 2 Outonos e 3 Invernos é um filme sobre conhecer pessoas, se abrir, e compartilhar detalhes. Com grandes referências da trilogia Antes do Amanhecer (Before Sunrise, 1995), Antes do Pôr do Sol (Before Sunset, 2004), e Antes da Meia Noite (Before Midnight, 2013), o mais importante não são os acontecimentos, e sim os diálogos.

Não há grandes reviravoltas, mesmo a maior ocasião do filme é tratada com simplicidade e discrição. No entanto, em tudo há um excesso de detalhes. Na expressão de cada ator, no cenário, nas falas e, principalmente, nas conversas.

Esse excesso e essa calma com a qual a história é desenrolada demonstram realisticamente o que é conhecer uma pessoa. O realismo é tão preciso que, em um determinado momento, se sente até uma certa preguiça de seguir adiante. Preguiça de conhecer pessoas e de todas etapas que este processo envolve.

2 Outonos e 3 Invernos
(Imagem: UFO Distribution)

Para além do desenrolar da história, o realismo do filme também abarca a construção individual de cada personagem. Arman, Amélie e Benjamin são pessoas reais (e não muito especiais). Podemos encontrar as características deles em colegas de trabalho e mesmo em nossos amigos. Se essa história de amor tivesse de fato acontecido, não surpreenderia.

O diretor francês Sébastien Betbeder utiliza alguns recursos para prender o público na trama. Da metade do filme em diante se inicia uma espécie de contagem regressiva: será que o namoro de Arman e Amélie vai terminar com casamento, separação ou morte?

2 Outonos e 3 Invernos estreia dia 6 de dezembro no Brasil. Confira o trailer:

por Mariangela Castro
mariangela.ctr@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima