Após mais de 4 anos do segundo filme, Creed III (2023) estreia nos cinemas nesta quinta-feira e já pode ser dito que correspondeu às expectativas e cumpriu seu papel dentro da trilogia. A primeira aparição de Michael B. Jordan como produtor entrega emoção e a receita padrão de um filme de boxe, em que o protagonista supera mais um obstáculo por meio da luta.
Adonis Creed (Michael B. Jordan), é um renomado empresário em seu terceiro filme. Ele está aposentado dos ringues e ao lado de sua esposa Bianca (Tessa Thompson), mantém uma vida de negócios com o boxe, trocando as luvas pela gravata. É nesse momento que um antigo personagem de sua vida pessoal, Damian Anderson (Jonathan Majors), retorna.
O amigo de longa data chega na cidade e leva fantasmas do passado de Adonis, que se vê obrigado a ajudar Damian depois de tanto tempo sem contato. É esse aliado de infância da vida do campeão que entra em cena como “vilão” da trama, e torna-se o responsável por tirar Adonis Creed da aposentadoria.
Os momentos das lutas entre Damian e Adonis são muito aguardados, já que Majors afirmou que Jordan o fez assistir a algumas cenas de Naruto, para que pudesse entender a relação entre os personagens. Para os fãs do anime, algumas cenas da luta entre Creed e Anderson realmente contêm referências vindas de batalhas ocorridas na animação.

Antes de seu lançamento, muito se falava sobre a produção, principalmente pela ausência de Rocky Balboa (Sylvester Stallone) no filme. A decisão de manter o ator longe de seu personagem dividiu opiniões quando Stallone disse ter recusado o papel por não achar que a história continuava por caminhos que ele gostaria de seguir.
Na trama, a ausência de Stallone não é explicada, o foco é dado à vida de Adonis, tanto do seu passado, onde novos personagens são apresentados e inserem uma nova direção aos atos do protagonista; quanto do presente, onde a produção foca em expor mais sobre a família que Creed construiu e suas conquistas na vida profissional. Os conselhos do grande Rocky Balboa durante o filme podem fazer falta para os fãs, mesmo que não haja foco nenhum sobre ele na história.
Creed III não erra no que entrega, já que a produção preferiu manter a receita de sucesso dos filmes de boxe. Por mais que não seja nenhuma novidade ou contenha reviravoltas e inovações para o gênero, o filme é emocionante e prende a atenção do espectador. Além disso, a atuação de Michael B. Jordan permite que as dores do personagem sejam muito bem transmitidas, tanto nos ringues, quanto para o público.

O filme já está em cartaz nos cinemas. Confira o trailer abaixo:
*Imagem de capa: Reprodução/MGM