Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

‘Downton Abbey 2: Uma Nova Era’ continua a tradição de glamour e leveza da franquia.

A SEQUÊNCIA NÃO FALHA E CONTINUA A ENVOLVER COM A HARMONIOSA E CARISMÁTICA ARISTOCRACIA DE YORKSHIRE

Estreou hoje, 28 de Abril de 2022, no Brasil Downton Abbey 2: Uma Nova Era (Downton Abbey 2: A New Era, 2022) a continuação do filme de 2019 Downton Abbey – O Filme (Downton Abbey) e da história contada nas 6 temporadas da série de mesmo nome. Porém não é necessário ter assistido aos 52 episódios da série, ou mesmo ao filme de 2019 para apreciar o glamour britânico que transborda pela tela. O filme convida os espectadores a embarcarem no charmoso e divertido universo da aristocracia britânica e é uma experiência única tanto aos fãs de carteirinha quantos aos amantes de um bom drama histórico.

Em Uma Nova Era, Violet Crawley (Maggie Smith), antiga matriarca da família Crawley, descobre que herdou uma casa de campo no sul da França de um admirador seu da juventude. Ao mesmo tempo, a família autoriza a produção de um filme em Downton Abbey, a opulenta mansão que dá nome ao filme. A trama então se divide em duas. Parte dos personagens vai ao sul da França enquanto o resto tem de lidar com o set de filmagens em sua casa. Os pequenos conflitos, dramas e romances que pontuam o longa-metragem enriquecem a história e são desenvolvidos de maneira tão leve e divertida que é fácil de afeiçoar pelos personagens.

 

Personagens da trama sentados à mesa, onde há comida.
Cora Crawley (Elizabeth MacGovern), Tom Branson (Allen Leech), Edith Pelham (Laura Carmichael), Robert Crawley (Hugh Bonneville), Lucy Branson (Tuppence Middleton), Maud (Imelda Staunton), Mr. Carson (Jim Carter) e Hexham (Harry Hadden-Paton) em sua viagem ao sul da França. [Imagem: Divulgação/Focus Features LLC]
A viagem ao sul da França dá um ar novo ao filme e contrasta com o cenário característico da série, enquanto o set de filmagens traz para Downton Abbey parte do caos e glamour de Hollywood. Os planos abertos não nos deixam esquecer da beleza tradicionalmente britânica de Yorkshire e a introdução de locais e elementos novos dão a impressão de que realmente uma nova era está chegando. Essas transformações do final dos anos 20 estão em primeiro plano e o contraste desse novo mundo com a família Crawley tanto no cenário quanto na própria história é um dos pontos altos do filme. Mesmo com mais de 50 horas de conteúdo prévio, ao deslocar os personagens de sua zona de conforto surgem novas situações que permitem que os personagens amadureçam de maneiras novas, o que traz surpresas aos espectadores mais antigos.

O mundo privilegiado da aristocracia britânica pode parecer distante para a maior parte do público, mas o charme do roteiro, das locações e da arte da produção supera boa parte dessa distância. A impressão é de que estamos assistindo a um conto de fadas, ou a um romance de Jane Austen. Assim como é difícil não se imaginar num baile com Mr Darcy, é difícil deixar de se imaginar no set de filmagens em Downton Abbey com a bela Lady Mary (Michelle Dockery) ou com o elegante Guy Dexter (Dominic West). Basta um belo figurino de época para atrair o interesse de alguns, porém Downton Abbey 2: Uma Nova Era oferece glamour e carisma como poucos outros filmes e merece ser assistido tanto pelos fãs de longa data da série, quanto pelos curiosos, sejam eles apaixonados pela cultura britânica ou  amantes de um bom drama histórico.

 

Nota do Cinéfilo: 4 de 5, Muito Bom.

O filme estreou dia 28 de abril nos cinemas brasileiros. Confira o trailer:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima