Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

La Furia demonstra sua força e dá um baile na Croácia

No décimo primeiro confronto entre os times, a Espanha leva a melhor e vence a Croácia por 3 a 0 

Por Malu Vieira (marialuizavieiragoncalves@usp.br)

A seleção espanhola goleou a croata por 3 a 0 no último sábado (15) em Berlim, Alemanha. Com direito a um pênalti anulado para a Croácia , golaço do Morata e uma ótima estreia do jovem de 16 anos, Yamal, o jogo foi marcado por um ataque poderoso do time da espanha e grande azar por parte da seleção croata. 

Na classificação do grupo B, a Espanha é a primeira colocada com a mesma pontuação da itália, ficando atrás apenas pelo saldo de gols.

Panorama das seleções 

Seleção da Espanha

Tricampeã europeia, a La Roja vem de duas goleadas em amistosos contra a seleção de Andorra, por 5 a 0, e contra a Irlanda do Norte, por 5 a 1. Comandada por Luis de La Fuente, o time conta com grandes nomes já conhecidos, como Carvajal e Morata, e o jovens promessas, como Lamine Yamal, de apenas 16 anos, o jogador mais jovem a jogar uma Eurocopa. O time espanhol se caracteriza pelo estilo de jogo ofensivo, com muita posse de bola e pressão sobre o time adversário.  A seleção veio com sua habitual escalação 4-3-3, mantendo o que foi visto no último amistoso antes da Euro. 

Seleção da Croácia 

Uma seleção que está em crescente desde 1990, com grandes nomes como, Perisic e Luka Modric, detentor de seis títulos da Champions League, presente na conquista da última edição pelo Real Madrid sobre o Borussia Dortmund.

O time foi vice-campeão da copa do mundo de 2018 e semifinalista na edição seguinte, terminando na terceira colocação. 

Os croatas vêm de seis vitórias consecutivas em amistosos e nas Eliminatórias da Euro. O meio-campo foi o mesmo que chegou às semifinais da Copa do Mundo de 2022 no Qatar, com Luka Modric, Mateo Kovacic e Marcelo Brozovic. No ataque, o trio confirmado é Lovro Majer, com oito gols em 31 jogos,  ao lado de Andrej Kramarić e Ante Budimir.

Embates prévios 

Completando a rodada de estreia do grupo B da Eurocopa, o confronto entre Espanha e Croácia já possui uma certa história. Com dez partidas jogadas, é de se esperar soberania da seleção espanhola, devido ao peso da camisa, porém a vantagem não é tão ampla: cinco vitórias da Espanha, três da Croácia e dois empates. As partidas foram disputadas em amistosos, Eurocopa e Liga das Nações. Em jogos de Euro, com apenas três confrontos, o equilíbrio reina: uma vitória para cada e um empate.

O Jogo

Primeiro tempo – Domínio espanhol

Até os primeiros 27 minutos, o jogo estava tecnicamente fraco, com poucas chances claras de gol para ambos os times. Aos 29’, após lindo passe de Fabian Ruiz, Álvaro Morata ficou  cara a cara com o goleiro croata. O atacante espanhol não desperdiçou o presente de Ruiz e abriu o placar para a Espanha no Estádio Olímpico de Berlim.

Alvaro Morata foi um dos principais destaques da partida. [Reprodução/Instagram: @euro2024]

Com o gol, o panorama do jogo mudou totalmente.  Menos de 3 minutos depois, em jogada composta por Yamal, Pedri e Ruiz, a Espanha ampliou o placar com um golaço.

Apesar da falha na defesa croata, com um time bagunçado após o primeiro gol,, não se pode descartar a habilidade da construção de jogadas do time espanhol.

Se a mudança de postura dos times mudou com o primeiro gol, a partir do segundo, a seleção espanhola ficou ainda mais confortável no jogo. Aos 40 minutos, buscando pressionar o time comandado por La Fuente, os croatas criaram algumas jogadas, a principal delas sendo com Karamatic, Mejer e Gvardiol. Mejer cruzou na segunda trave para Gvardiol que cruzou novamente, porém a bola passa direto por Budimir, que não consegue finalizar a jogada..

A sensação de uma possível virada de chave da Croácia não durou muito. Se a vantagem roja já parecia consolidada com o 2 a 0 no placar, aos 45+2’, o time espanhol enterrou o adversário com gol de Carvajal depois de mais uma ótima jogada de Yamal.

Segundo tempo

O segundo tempo começou com pressão espanhola. Se por um lado a Croácia precisava ser mais agressiva, a La Furia estava fazendo jus ao seu apelido e não deixou o time balcã criar jogadas perigosas. 

Aos 52’, Yamal, que já estava sendo destaque na partida, saiu cara a cara com o Dominik Livaković. O goleiro croata fez uma grande defesa e impediu que o time adversário ampliasse o placar.

Dois minutos depois da chance de Yamal, a Croácia foi ao ataque. Em uma jogada bagunçada, foi impossível acreditar com uma distância tão curta do gol, nenhum jogador foi capaz de finalizar. 

O jogo esfriou até os 77’, quando um erro do goleiro espanhol deixou Petkovic na cara do gol. O jogador foi derrubado na área por Rodri, que recebeu cartão amarelo.

Com a possibilidade de diminuir o placar, Petkovic bateu o pênalti que foi defendido por Unai Simón. O centroavante marcou no rebote, no entanto, o gol foi anulado pois o atacante, Perisic, invadiu a área antes da cobrança.

A Espanha venceu a Croácia sem muita dificuldade, e confirmou seu favoritismo na competição, demonstrando a força da La Fúria.  Mesmo com a derrota por um placar elástico, a Croácia fez boa partida, porém além de um ataque mais decisivo, faltou sorte. 

Na segunda rodada da fase de grupos, a Espanha enfrentará a Itália, enquanto a Croácia jogará contra a Albânia. 

Ficha Técnica 

Espanha 3 x 0 Croácia 

Data: 15/06/2024

Croácia (4-3-3): Livakovic; Stancic, Sutalo, Pongracic, Gvardiol; Brozovic, Modric (Pasalic), Kovacic (Sucic); Kramaric (Petkovic), Majer, Budimir (Perisic). Técnico: Zlatko Dalic 

Espanha (4-3-3): Unai Símon; Carvajal, Le Normand, Nacho, Cucurella; Rodri (Zubimendi), Pedri (Dani Olmo), Fabian Ruiz; Yamal (Ferran Torres), Williams (Merino), Morata (Oyarzabal). Técnico:  Luis de La Fuente

Gols: Morata (29’), F.Ruiz (32’), Carvajal (45+2’) 

()

O atacante espanhol é presença frequente nas Eurocopas [Reprodução/Instagram: @euro2024]

Imagem de capa: [Reprodução/Instagram: @cazetv_oficial]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima