Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Olimpíadas 2024 | Brasil vence Japão e garante vaga nas eliminatórias do vôlei feminino

Próximo adversário da seleção é a Polônia, que também briga pelo primeiro lugar do grupo

Por Rafael Dourador (rafa.dourador@usp.br)

Na manhã desta quinta-feira (01), o Brasil garantiu sua classificação para as quartas de final após vencer as japonesas com um surpreendente 3 a 0 na soma dos sets. Com 16 pontos, a capitã da seleção brasileira, Gabi, foi a maior pontuadora do jogo.

A partida foi uma espécie de revanche para as brasileiras após a derrota sofrida nas eliminatórias da Liga das Nações para o próprio Japão, cerca de um mês antes dos Jogos Olímpicos. “Boa vitória, depois da raiva que a gente passou”, disse Gabi, ao Sportv, no final do jogo.

Brasil fez dez pontos de bloqueio contra o Japão [Luiza Moraes/COB/ Fotos Públicas]

O jogo

José Roberto Guimarães fez uma única mudança em relação à estreia e surpreendeu ao utilizar Roberta no lugar de Macris, que foi a titular no jogo contra o Quênia. Com a levantadora, entraram em quadra Gabi, Rosamaria, Ana Cristina, Carol e Thaisa, com Nyeme entrando para receber o saque japonês.

O primeiro set começou muito forte tecnicamente, com as duas seleções disputando cada rally — como é chamado o momento entre o saque até alguém marcar. Foi só a partir do 16° ponto que o Brasil conseguiu abrir uma vantagem de dois pontos e ampliou a diferença ao decorrer do set. Com 20 minutos de partida e próximo de fechar a primeira parcial, Zé Roberto colocou Tainara e Macris no lugar de Rosamaria e Roberta — uma inversão de costume do técnico. A mudança funcionou e Tainara fez o último ponto do set com um bloqueio.

O Brasil iniciou o segundo set um pouco mais confortável do que o Japão e chegou a abrir cinco pontos de vantagem no começo. Atuando muito bem tanto ofensiva quanto defensivamente, especialmente com boas defesas de Nyeme, a seleção brasileira conseguiu administrar o resultado até o final do set, que terminou 25 a 17.

As brasileiras jogaram contra um Japão muito apático em relação àquele que enfrentaram na VNL. A ponteiro Wada, por exemplo, que naquela semifinal marcou 21 pontos, desta vez só levou 5 bolas ao chão, e a maior pontuadora do time foi Sarina Nishida, com 10 pontos. Já tranquilas com uma vantagem nos sets, elas não diminuíram o ritmo na terceira etapa e fecharam a última parcial por 25 a 18, sacramentando a “vingança” do Brasil.

Paredão: com 13 defesas, a líbero Nyeme foi o destaque defensivo do jogo [Luiza Moraes/COB/Fotos Públicas]

Zé Roberto Guimarães: 70 anos de um campeão

O técnico da seleção brasileira completou setenta anos nesta quarta-feira (31) e, além do resultado positivo contra o Japão, recebeu uma homenagem do time um dia antes do jogo. Comandando o Brasil, Zé Roberto coleciona diversos títulos, sendo tricampeão olímpico (1992 pelo masculino, 2008 e 2012 pelo feminino) e eneacampeão do extinto Grand Prix (atual Liga das Nações).

Imagem de capa: [Reprodução/X: @volei]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima