Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Amazon Prime: A emoção e o reconforto unidos em ‘Sem Fôlego’

Sem Fôlego (Wonderstruck, 2017) acompanha as jornadas de duas crianças que, infelizes com suas situações familiares, saem em busca de um lugar em que se sintam verdadeiramente em casa, acolhidas. O único aspecto que separa suas jornadas é o tempo.  Uma das crianças, Rose (Millicent Simmonds), vive em 1927, enquanto a outra, Ben (Oakes Fegley), …

Amazon Prime: A emoção e o reconforto unidos em ‘Sem Fôlego’ Leia mais »

Sem Fôlego (Wonderstruck, 2017) acompanha as jornadas de duas crianças que, infelizes com suas situações familiares, saem em busca de um lugar em que se sintam verdadeiramente em casa, acolhidas. O único aspecto que separa suas jornadas é o tempo. 

Uma das crianças, Rose (Millicent Simmonds), vive em 1927, enquanto a outra, Ben (Oakes Fegley), vive em 1977. Dessa forma, o filme mostra o paralelismo das histórias das crianças que, embora separadas por 50 anos, têm muito em comum. Apesar de ser uma trama simples, a forma como é executada a torna cativante. Demonstra como uma história comum pode nos trazer emoção e espanto de formas sutis.

Durante o longa, são abordados os pontos de vista de Ben e Rose, e a forma como a diferenciação dos dois é feita é realmente interessante. Enquanto o ponto de vista de Ben segue o padrão de cinema com o qual estamos acostumados, o de Rose nos leva de volta ao cinema da primeira metade do século 20. 

 

As cenas de Sem Fôlego do ponto de vista de Rose assumem toda a atmosfera da época [Imagem: Amazon Studios]
As cenas do ponto de vista de Rose assumem toda a atmosfera da época [Imagem: Amazon Studios]

Uma das melhores coisas do filme é sua trilha sonora, extremamente imersiva e envolvente. Ela nos puxa para o interior do personagens, nos faz sentir o que eles sentem e ouvir o mundo da forma única que eles ouvem. As música são inseridas de forma muito pontual, além de também acompanhar o estilo das duas épocas retratadas, o que torna a trilha sonora muito característica. 

Os cenários também são algo que se deve prestar atenção, pois logo fica claro o quão bem pensados e repletos de detalhes eles são. Além de que, muitas vezes, refletem os pensamentos e sentimentos dos personagens. Isso acaba deixando o filme ainda mais envolvente e enfatizando como os personagens se sentem, sem que eles tenham que tornar sua emoção explícita.

 

Um dos cenários utilizados em Sem Fôlego é uma maquete de Nova York, rica em detalhes. [Imagem: Amazon Studios]
Um dos cenários utilizados é uma maquete de Nova York, rica em detalhes. [Imagem: Amazon Studios]

Outra questão que é importante ressaltar é como a obra traz uma grande representatividade. Embora as duas crianças tenham uma característica que as diferencia de outras, esse detalhe não é o centro da narrativa, mostrando de forma sútil como ela, na realidade, não tem importância alguma, é apenas algo presente na vida dos personagens. Tanto não tem relevância, que não é necessário evidenciar que característica é essa nesse texto. 

Sem Fôlego é uma produção realmente prazerosa de assistir, que nos envolve profundamente por seus aspectos visuais e sonoros. Por ter uma premissa simples, mas extremamente bem trabalhada, a história é capaz de gerar uma sensação reconfortante do início ao fim. Esses aspectos fazem dele o filme perfeito para se assistir quando não está tendo um bom dia, pois ele com certeza fará o espectador se sentir confortável e feliz. 

O longa está disponível para assinantes da Amazon Prime. Assista ao trailer

https://www.youtube.com/watch?v=61fXcWbqplI

1 comentário em “Amazon Prime: A emoção e o reconforto unidos em ‘Sem Fôlego’”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima