Home Água na Boca Você conhece a Feirinha Gastronômica?
Você conhece a Feirinha Gastronômica?
Água na Boca
20 jun 2014 | Por Jornalismo Júnior

Todo mundo gosta de comer bem e barato, mas encontrar restaurantes que preencham esses dois requisitos nem sempre é tão fácil quanto parece. Ainda mais complicado é acrescentar a essas exigências a variedade de opções de pratos. No entanto, um evento em São Paulo traz todos os finais de semana uma experiência gastronômica e cultural que proporciona tudo isso e muito mais: é a Feirinha Gastronômica.

Criada pelo produtor cultural Maurício Schuartz e pela chef Daniela Narciso, a Feirinha Gastronômica reúne mais de 30 barracas com diferentes tipos de comida. Da famosa coxinha de pato do chef Carlos Bertolazzi às cervejas artesanais da Brooklyn Beer, o evento exibe diversas opções para aqueles que querem aproveitar o domingo de uma forma mais gostosa, com faixa de preço entre dez e trinta reais.

Recém-alocada no Butantã Food Park, ao lado do Metrô Butantã, a Feirinha não pretende ser apenas um evento gastronômico. Segundo seu criador, Maurício Schuartz, a intenção é que o frequentador vivencie uma “experiência completa” de bem-estar. “É um evento ao ar livre, em um espaço pensado para famílias. Nós queremos fazer uma ocupação urbana”, diz Maurício.

Com fala despojada e muito bom humor, o produtor cultural revelou que ele e a sua parceira Daniela buscam sempre lugares alternativos para alocar a Feirinha. Para eles é necessário trazer vida às ruas de São Paulo: “Revitalização não se faz com obras, se faz com pessoas”. Procurar locais inesperados é, portanto, uma das metas dos organizadores.

O último bairro que sitiou a Feirinha foi o de Pinheiros. Na Praça Benedito Calixto, o evento chegou a alcançar 13 mil visitantes em um dia, número gigantesco quando comparado ao espaço reservado para o acontecimento. “Muitos visitantes reclamavam de pouco espaço e das filas lá na Benedito Calixto. Aqui no Butantã, eles têm muito mais conforto”, declara Maurício. Entre os fãs da Feirinha, a opinião em relação à mudança de local foi unânime: todos aprovaram o Butantã Food Park, que contém inclusive mesas para que as pessoas possam saborear com calma os pratos servidos na Feira.

Com a mudança de bairro, a expectativa dos organizadores é de que a Feira alcance todos os domingos uma média entre 6 e 8 mil pessoas. Espera-se também que o público, atualmente composto por famílias e jovens, aumente durante este mês de Copa com a estadia dos turistas em São Paulo.

DSC_0011

A mudança da Feirinha para o Butantã trouxe muito mais conforto para o público. Foto: Jessica Bernardo.

Para tanta diversidade e inovação, Maurício e Daniela têm de trabalhar bastante. São realizadas mais de 30 inscrições por semana, pelos que desejam uma parceria com a Feira, em seu site. Daniela, que atua como curadora da Feirinha, analisa cada inscrição e prato, na tentativa de trazer os melhores e mais diversificados para o evento. “Construa e eles virão” é a frase inspiradora de Maurício. Para ele a Feirinha já é um sucesso.

Ficou com água na boca? Quer experimentar as delícias da Feirinha Gastronômica? Até julho ela acontecerá todos os domingos, das 12 às 19 horas, na Rua Agostinho Cantu, 47, Butantã. Gostou da ideia da Feira e quer vender seus quitutes lá? Se inscreva no site www.feirinhagastronomica.com.br .

Por Jessica Bernardo
jessicabmarcelino@gmail.com

Sala 33
O Sala33 é o site de cultura da Jornalismo Júnior, que trata de diversos aspectos da percepção cultural e engloba música, séries, arte, mídia e tecnologia. Incentivamos abordagens plurais e diferentes maneiras de sentir e compartilhar cultura.
VOLTAR PARA HOME
COMENTÁRIOS
Food trucks: comida de rua de alto padrão | Sala 33
[…] Conheça mais sobre as feiras gastronômicas! […]
08 ago 2014
 
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*