Home Especiais Tóquio 2020 | Mayra Aguiar faz história e é bronze no judô
Tóquio 2020 | Mayra Aguiar faz história e é bronze no judô

Brasileira é a primeira atleta do país a ganhar três medalhas olímpicas em um esporte individual

ARQUIBANCADA
29 jul 2021 | Por Gabriel Gama Teixeira (gabriel.gama.teixeira@usp.br)

No início da manhã desta quinta-feira (29), Mayra Aguiar conquistou a medalha de bronze no Judô feminino até 78 kg na Olimpíada de Tóquio 2020. Ela entra para a história como a primeira brasileira a subir três vezes no pódio de um esporte olímpico individual e, também, é a única atleta nacional a ser premiada em três edições consecutivas dos Jogos Olímpicos. Com a prata histórica de Rebeca Andrade na ginástica artística, o Brasil tem mais um dia memorável na competição.

Depois de perder no Golden Score para a atual campeã mundial, a alemã Anna-Maria Wagner, a judoca gaúcha precisava vencer a repescagem para seguir na luta por uma medalha. Ela foi vitoriosa sobre a russa Aleksandra Babintseva nesta fase e avançou rumo à disputa pelo bronze.

O último confronto que separava Mayra do pódio se deu com a sul-coreana Hyunji Yoon. Em um confronto inicialmente marcado por penalidades para ambas por falta de combatividade, a brasileira derrotou a oponente com um ippon por imobilização com 1 minuto e 18 segundos de luta, na lendária arena Nippon Budokan. Bastante emocionada, a vitoriosa do bronze deixou o tatame aos prantos e vibrando pela sua terceira medalha olímpica.

Aos 29 anos, Mayra soma a conquista do bronze em Tóquio 2020 às medalhas também de bronze de Londres 2012 e Rio 2016. Apesar das restrições provocadas pela pandemia e de sua sétima cirurgia no final de 2020, ela se consagra como uma das  judocas brasileiras mais importantes da história.

 

*Imagem de capa: Reprodução Twitter / Cahê Mota

Tóquio 2020

Arquibancada
O Arquibancada é a editoria de esportes da Jornalismo Júnior desde 2015, quando foi criado. Desde então, muito esporte e curiosidades rolam soltos pelo site, sempre duas vezes na semana. Aqui, o melhor de todas as modalidades, de todos os pontos de vista.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*