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10 anos no Freddy’s

Franquia lançada em 2014 tem 11 jogos oficiais, sete livros, um filme e uma legião de fãs
Imagem do urso de Freddy's usando chapéu e com um cupcake de aniversário do lado. Escrito "10 anos"
Por Samuel Cerri (samuel.cerri06@gmail.com)

Em 8 de agosto de 2014, Five Nights At Freddy’s (“Cinco Noites no Freddy’s”, em tradução livre para o português) chegou ao público pela primeira vez. Chamado de FNaF pelos fãs, o jogo foi uma produção independente de Scott Cawthon para a Scottgames, ou seja, contou com baixo orçamento, equipe reduzida e pouca divulgação. Esse fato, no entanto, não impediu que a produção marcasse a indústria de games permanentemente.

Os motivos desse impacto são muitos: mecânica simples, mas inovadora; história misteriosa com brechas para teorias dos fãs; jumpscares que atraíam o público para vídeos de gameplay, entre outros. O YouTube foi uma plataforma essencial para o game adquirir o tamanho de hoje, pois os vídeos de pessoas se assustando ou formulando teorias enquanto jogavam ajudaram a disseminar a existência de FNaF.

A gameplay do segurança, das câmeras e da pizzaria

Quando foi lançado em agosto de 2014, FNaF possuía uma narrativa simples. O jogador era um guarda-noturno de uma filial da rede de pizzarias Freddy Fazbear’s Pizza. O tempo era de cinco noites, da meia-noite às seis da manhã, e o trabalho consistia em observar as câmeras do estabelecimento. Até então, uma jogatina bem simples, que se passa em 1993.

O ponto de ruptura acontece na segunda noite, quando os animatrônicos do local começam a se mover sozinhos durante a noite. Um animatrônico é, em resumo, um robô programado para simular algum ser vivo. Esse tipo de produto sempre foi muito famoso em empresas do ramo alimentício, como pizzarias, e até hoje é utilizado na Disney. No caso de Five Nights, esqueletos robóticos eram vestidos com algumas fantasias de personagens da franquia, os famosos Freddy, Chica, Bonnie e Foxy, protagonistas do primeiro título.

Na imagem vertical aparecem os três personagens mais conhecidos de Five Nights at Freddy's
Os três personagens mais famosos da franquia, Bonnie, Freddy e Chica, respectivamente, são atração principal na Freddy Fazbear’s Pizza [Imagem: Divulgação/FNaF 1]
Foxy está atrás de uma cortina roxa
Foxy aparece num palco à parte durante as noites e é uma raposa com trajes de pirata, cuja marca registrada é a música que cantarola [Imagem: Divulgação/FNaF 1]

No começo de cada noite, uma gravação de voz é tocada para o jogador, feita pelo guarda noturno que ocupava esse emprego antes dele. Segundo o phone guy, como é popularmente conhecido, os animatrônicos têm liberdade para andar pela pizzaria à noite, mas apresentam um defeito que os impede de diferenciar seres humanos de exoesqueletos robóticos sem fantasia. Se eles encontrarem alguém, colocam a pessoa dentro da fantasia e, no processo, ela acaba morrendo.

Até esse momento, o jogo se resume aos animatrônicos defeituosos que devem ser vigiados por câmeras e impedidos de entrar na sala do segurança. O grande porém é que essa não é a história de verdade. Alguns jogadores mais atentos notaram alguns cartazes colados pelo cenário dos jogos, que diziam respeito ao desaparecimento de cinco crianças dentro da pizzaria. Os corpos nunca foram encontrados.

Esse detalhe foi base para o mito fundador de Five Nights At Freddy’s: os animatrônicos são possuídos pelas crianças assassinadas.

Teorias começaram a ser criadas a partir de diferentes dúvidas. Quem eram essas crianças? Quando elas sumiram? Como? Elas tinham algo em comum? Por que elas matavam o guarda noturno? E, principalmente: Quem é o assassino?

Não importava o título da franquia, todos os jogos de FNaF giravam em torno dos animatrônicos, das crianças desaparecidas e, sempre, do mesmo assassino.

A grande teoria de Five Nights At Freddy’s

É impossível falar de FNaF sem citar as teorias formuladas pelos fãs e o YouTube. Quando os questionamentos sobre a história do jogo começaram a surgir, a plataforma de vídeos foi palco de milhares de produtores e seus fãs especulando sobre o tema.

Depois de dez anos de acumulação teórica, o youtuber Henrique Marangon, conhecido pelo pseudônimo Core, produziu um documentário para o Youtube de 3h27min e que já acumula mais de 5 milhões de visualizações. Core foi uma das personalidades que mais cresceu na onda de FNaF no Brasil, com a marca de mais de 2,9 milhões de inscritos em seu canal. Das suas últimas 100 produções (até o dia 28 de agosto), 53 delas eram sobre o game ou relacionadas a ele, somando mais de 6 milhões de views.

Até hoje, fóruns de internet são utilizados para a discussão sobre a história do jogo, onde novas teorias surgem e outras caem por terra. Alguns dos locais mais utilizados são o subreddit — que são subcomunidades específicas dentro da rede social Reddit — r/fivenightsatfreddys, com mais de 589 mil membros, e a Five Nights at Freddy’s Wiki, que conta com 630 artigos e 5.396 arquivos.

As criações musicais são o tipo de produção anexa a FNaF mais famoso. Conhecidas graças a jogos indies como Bendy and the Ink Machine (Kindly Beast Games, Ltd., 2017) e CupHead (Microsoft Studios, 2017), as canções compostas e cantadas por fãs são famosas dentro da comunidade, e algumas delas chegam até mesmo a “furar a bolha”.

A mais famosa e ouvida do universo de FNaF, baseada no segundo game da série, It’s Been So Long, do produtor The Living Tombstone, acumula mais de 333 milhões de visualizações no YouTube. Já no Spotify, são mais de 286,7 milhões de reproduções, ou seja, mais de meio bilhão de streamings totais.

A canção baseada no primeiro game, do mesmo produtor, também é um hit: são 372 milhões de views no YouTube e 211,6 milhões no Spotify. Outros grandes sucessos são Die in a fire e I got no time, também de Tombstone, Break my mind, de DAGames, e Below the Surface, do produtor Fandroid Music.

Uma história multiplataformas 

Os primeiros seis jogos da franquia venderam 4,74 milhões de cópias até 2024, enquanto a última produção do jogo, Five Nights at Freddy’s: Security Breach (Steel Wool Games, 2021), vendeu sozinha 1,8 milhão de cópias. Ainda assim, o primeiro título de FNaF carrega a marca de mais vendido, com mais de 2 milhões de cópias em dez anos.

O título fez tanto sucesso que não coube em apenas um game. Três meses depois do primeiro, FNaF 2 chegou à internet para os jogadores, em 11 de novembro. Em março de 2015, a Scottgames lançou FNaF 3 e, em julho, o quarto título foi disponibilizado. Um ano depois, Sister Location (2016) foi publicado, seguido de Freddy Fazbear’s Pizzeria Simulator (2017) e, por fim, Ultimate Custom Night (2018).

Após o que foi considerado último jogo de FNaF, Scott Cawthon ainda produziu FNaF: Help Wanted (2019, para VR), FNaF: Special Delivery (2019, para Mobile), FNaF Security Breach (2021) e FNaF: Help Wanted 2 (2023, para VR). Apesar de críticas envolvendo uma “continuidade desnecessária dos jogos” para muitos fãs, as publicações expandiram ainda mais o universo de Five Nights e retomaram alguns elementos dos primeiros games.

Mas a franquia, sua história e seus fãs não ficaram restritos apenas aos jogos. Scott então recorreu à literatura e lançou Five Nights at Freddy’s: Olhos Prateados (Intrínseca, 2017), seguido pelos livros da mesma editora: Five Nights at Freddy’s: Os distorcidos (2017), Five Nights at Freddy’s: O Quarto Armário (2018), Fazbear Frights #1: Pavores de Fazbear – Mergulho na Escuridão (2019) e o segundo volume de Pavores de Fazbear (2020). A série de livros se desvincula da franquia dos jogos e apresenta um enredo um pouco diferente.

Cartaz do filme
Nove anos depois do primeiro jogo, FNaF ganhou seu primeiro filme, com uma cena pós-créditos que sugere uma continuação [Imagem: Divulgação/Blumhouse Productions]

Em 26 de Outubro de 2023, foi lançado nos cinemas o primeiro filme de Five Nights At Freddy’s: O pesadelo sem fim, que já arrecadou 297,2 milhões de dólares, frente aos 20 milhões de orçamento iniciais. O longa se desprende da história original, bem como da narrativa literária e funda um terceiro universo de Five Nights At Freddy’s. O perfil oficial do filme no instagram anunciou em 18 de outubro uma continuação da produção para as telonas, com data de estreia prevista para 5 de dezembro de 2025.

O carinho dos fãs

Itens colecionáveis também são um dos produtos mais consumidos da fanbase de FNaF. Com mais de 50 animatronics, o game tem uma ampla gama de plushes — termo comum para se referir a pelúcias. O produto ficou famoso graças ao quarto game da série, em que o personagem principal, uma criança, tem uma pelúcia do Fredbear, com quem ela conversa. Daí, não demorou muito para que todos os personagens recebessem um boneco para chamar de seu.

Imagem do quarto game da série
Conhecido como “Criança chorona”, o garotinho colecionava pelúcias dos animatronics no seu quarto [Imagem: Divulgação/FNaF 4]

Os milhares de fangames produzidos pela comunidade do jogo também foram muito relevantes para o sucesso dele. Muitas das produções são tão famosas quanto os games originais e chegam a ser confundidos com as obras canônicas. The Joy of Creation (Gamejolt, 2017) e Case: Animatronics (Walnut LLC, 2016) são alguns exemplos de muito sucesso, tanto que o primeiro ganhou uma remasterização prevista para ser lançada em 2025.

Além dos mais famosos, também há os fangames bizarros, como Five Nights at Treasure Islands (Gamejolt, 2020) — que parodia FNaF com a turma do Mickey Mouse — e One Night at Flumpty’s (Gamejolt, 2015), cujo animatrônico principal é um personagem ovo.

Capa do game paródia
Games paródia são muito famosos na comunidade de FNaF e, em geral, estão disponíveis gratuitamente para o público [Imagem: Divulgação/YouTube/ClickteamLLC]


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