A Lenda de Golem (The Golem, 2019) é um thriller sobrenatural com direção de Doron e Yoav Paz. Quando a epidemia de peste negra assola a região da Lituânia no século XVII, a culpa recai imediatamente sobre os judeus. Para salvar seu povoado da invasão pagã, Hanna (Hani Furstenberg), uma fiel com vasto conhecimento na mitologia judaica, decide recorrer à ajuda de uma antiga criatura: o Golem. Invocada no barro, a entidade é muito mais perigosa do que se pensa.
A abordagem do roteiro é emocional e intelectualmente sincera. A capacidade narrativa garante a imersão do espectador durante os 95 minutos de trama. A cinematografia está repleta de atmosfera, apesar da aparência sofrível dos efeitos especiais. Em diversas cenas, sangue e corpos desmembrados e explodidos são pouco convincentes.
O que o torna especial é ser tão culturalmente específico ao mesmo tempo em que encontra uma espécie de universalidade que faz os personagens compreensivos. O longa é repleto de momentos inventivos e evocativos, particularmente aqueles baseados nos aspectos verdadeiramente assustadores da história judaica. A Lenda de Golem oferece um enredo único enraizado em tradição, que é bela e perturbadora.

A obra cinematográfica é encenada com seriedade pelo elenco. Destaque para a atuação de Hani Furstenber com sua personagem feminina forte e subversiva. Hanna estuda diariamente a Torá, mesmo que na comunidade seja uma prática restrita apenas aos homens. Outro nome com menção honrosa é Konstantin Anikienko, intérprete do Golem, sua encenação é consistente e, apesar de ser uma criança no papel, aterrorizante.
Para o público nacional, esta é uma rara oportunidade de conhecer o cinema de horror israelense.
O longa tem estreia prevista para o dia 13 de junho no Brasil. Confira o trailer: