Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Arquitetura Paulistana

A maioria das vezes que andamos pela metrópole, estamos distraídos e com pressa para chegar ao nosso destino. São muitas pessoas, ruas, carros, prédios, sons, estímulos visuais que raramente paramos para analisar e apreciar qualquer coisa. Ignoramos a estética individual de cada elemento, principalmente da própria cidade, e dessa forma esquecemos seu passado. Por Matheus …

Arquitetura Paulistana Leia mais »

A maioria das vezes que andamos pela metrópole, estamos distraídos e com pressa para chegar ao nosso destino. São muitas pessoas, ruas, carros, prédios, sons, estímulos visuais que raramente paramos para analisar e apreciar qualquer coisa. Ignoramos a estética individual de cada elemento, principalmente da própria cidade, e dessa forma esquecemos seu passado.

Por Matheus Alves

matheus.dcb.alves@usp.br

 

Por trás de cada prédio, existe uma história, uma sociedade, uma época, e, tudo isso pode ser sintetizado em sua arquitetura. As pessoas modificam o espaço e o espaço modifica as pessoas. É por esse motivo que o estudo e o ofício da arquitetura são tão importantes. Desde a origem da cidade até as construções mais recentes, podemos reconhecer estilos estéticos, comportamentos, e valores de cada século.

Aqui vai, em ordem cronológica, alguns dos mais importantes prédios da arquitetura paulista:

 

Pátio do Colégio  (ou, Pateo do Collegio no português arcaico) marca a fundação de São Paulo, por ser a primeira construção da cidade. Levantada em 1554 (495 anos) pelos jesuítas, a obra tinha o objetivo de catequizar os índios. Hoje, ela ainda pertence a Companhia de Jesus. Sua arquitetura é Colonial Portuguesa, porém, foi reestruturada e restaurada diversas vezes. Começou como uma simples cabana com folhas de palmeiras, e depois, foi finalizado em Taipa de Pilão, pelo Padre Afonso Brás, precursor da arquitetura Brasileira. Ainda é possível encontrar paredes e fundações dessa época.

O local é um conjunto da Basílica Abacial Nossa Senhora da Assunção, do Colégio de São Bento e da Faculdade de São Bento. Sua estrutura atual começou a ser construída entre 1910 e 1912, a partir do projeto criado pelo arquiteto alemão Richard Berndl. Sua arquitetura exterior segue a tradição eclética germânica, enquanto o interior combina adornos de vários povos antigos, como egípcios, gregos, sumérios e babilônios. O objetivo dessa união é que permitisse um contato entre o fiel e Deus, pois acreditava-se que os povos antigos tinham este conhecimento e o empregavam nos seus templos e que estava sendo perdido. O mosteiro hospedou o Papa Bento XVI em sua primeira visita ao Brasil.

 

A Casa das Rosas é um casarão no estilo clássico francês, e se encontra na Avenida Paulista. É um dos únicos edifícios remanescentes da época de início de ocupação dessa via. Seu espaço é utilizado para diversas manifestações culturais e artísticas. Seu estilo arquitetônico é discutível, alguns dizem que caracterizam como parte da Renascença Francesa, outros, que é eclético e abrange elementos neoclássicos, Art Nouveau, Art Déco, e Neocolonial.

 

O prédio, que serviu de residência para a Marquesa de Santos, foi construído por volta da segunda metade do século XVIII e é um dos mais raros exemplos de residência urbana dessa época.

Foi restaurado diversas vezes em sua história, mas mantém as características arquitetônicas de cada época que foi restaurado. É possível encontrar no local, estruturas originais da construção, como paredes de taipa de pilão, concreto, e alvenaria. Sua fachada mantém uma feição neoclássica do século XIX

 

O Theatro Municipal de São Paulo é um dos emblemas da cidade de São Paulo, e foi construído para atender ao desejo da elite paulista da época, que queria que a cidade estivesse à altura dos grandes centros culturais. Por esse mesmo motivo, sua arquitetura eclética foi completamente inspirada nos teatros mais importantes do mundo na época, como a Ópera de Paris. Seu estilo combina, Renascentista, Barroco e Art Nouveau, sendo o último o estilo da época. E no seu interior pode-se encontrar diversos adornos como bustos, medalhões, cristais, afrescos e mármores. Foi palco da polêmica Semana de Arte Moderna de 1922.

 

A construção da Catedral Metropolitana de São Paulo, também conhecida como Catedral da Sé, foi iniciada em 1913, e só terminou 40 anos depois, e é considerada a maior igreja de São Paulo. Sua arquitetura é eclética, com forte predomínio de características neogóticas. Porém sua enorme cúpula tem forte influência Renascentista, como o célebre domo da Catedral de Florença. Todos os seus mosaicos, esculturas e mobiliário vieram de navio da Itália. 

 

 

O edifício Martinelli foi o primeiro arranha-céu de São Paulo, segundo da América Latina, atrás somente do Edifício carioca Joseph Gire que terminou antes. Com 105 metros de altura, foi entre 1934 e 1947 o maior arranha-céu do país e, durante um tempo, o mais alto da América Latina. Gerou grande polêmica, pois, até esse momento, não havia nenhum outro edifício em São Paulo com altura elevada. Chegou a ser extremamente luxuoso, e também passou por um processo de degradação extrema, ocupado por moradores de rua, e servindo de cenário para diversos crimes famoso na época. 

 

 

Também chamado de Edifício Banespa, Banespão, ou Farol Santander, o Edifício Altino Arantes, é o terceiro maior arranha-céu da cidade.Com 161 metros de altura, foi durante 13 anos o edifício mais alto do país.Sua arquitetura foi totalmente influenciada pelo Art Decó do Empire States Building (o mais alto do mundo na época), e foi considerado a maior construção de concreto armado do mundo. O Art Decó, teve seu auge nas décadas de 20 e 30, combinava estilos modernistas com habilidade fina e o uso de materiais ricos, e representou luxo, glamour, exuberância e fé no progresso social e tecnológico.

 

 

Localizado na Avenida Casper Líbero, um prédio imponente contrasta com a arquitetura local. Projetado por Enrico Brand na década de 30, a pedido da Condessa Germaine Burchard, de quem levou o nome, foi o primeiro edifício a utilizar a modalidade hoje conhecida como Flat. Isso supria a demanda de pessoas ricas que visitavam São Paulo, mas que não queriam gastar montanhas de dinheiro se hospedando em casarões caros.

 

 

O Museu de Arte de São Paulo é um dos maiores exemplos da Arquitetura Brutalista brasileira, e um dos mais populares ícones da cidade. Esse estilo de arquitetura deriva do Modernismo, e privilegia a verdade estrutural, sempre deixando exposto elementos estruturais, e o concreto aparente.

O doador do terreno à prefeitura, não permitiu a construção de uma obra que prejudicasse o panorama da cidade. Dessa forma, seria necessário que o projeto fosse subterrâneo ou suspenso. Logo, a arquiteta Lina Bo Bardi e o engenheiro José Carlos de Figueiredo Ferraz, optaram por ambas as alternativas. Sua inauguração em 1968, teve a presença do príncipe Filipe e da rainha Elizabeth II da Inglaterra, a quem coube o discurso de inauguração.

 

 

Criado com a intenção de ser uma extensão do Theatro Municipal, a Praça das Artes revitalizou culturalmente o centro de São Paulo. O projeto teve o objetivo de ser uma espécie de praça e edifício, que contornasse o antigo prédio tombado do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Ele abriga atividades do Theatro Municipal e é sede de diversas escolas de artes. Seu estilo é caracterizado pela Arquitetura Contemporânea.

 

Em frente a Casa das Rosas, se ergueu uma das mais recentes construções da Avenida Paulista. A Japan House possui o objetivo de promover a cultura nipônica através da arte, cultura, gastronomia e tecnologia e também possui sedes em Londres e Los Angeles. Suas instalações abrigam restaurantes, lojas, exposições, oficinas e até uma biblioteca. Sua arquitetura claramente contemporânea com influência japonesa, com uma fachada decorada de bambus, se destaca de todos os outros prédios da Avenida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima