Por Enzo Campestrin (enzo.campestrin@usp.br) e Fernanda Silva (fernandarsilva@usp.br)
Entre os dias 9 e 13 de outubro, aconteceu em São Paulo a décima quinta edição da Brasil Game Show (BGS), a maior feira de jogos eletrônicos da América Latina. O espaço do festival conta com centenas de estandes temáticos de empresas e atrações ligadas ao mundo gamer. Além dessas opções, é possível encontrar atrações vivas: os cosplayers, pessoas que frequentam o evento vestidos como seus personagens favoritos dos games.
Neste ano, a BGS concedeu credenciais gratuitas para cosplayers que estivessem previamente cadastrados, entendendo que eles também são um fator que atrai público para a feira.
O que é cosplay?
O termo cosplay vem da união das palavras costume, que significa fantasia ou figurino em inglês, e play, que, neste caso, significa interpretar ou brincar. Ou seja, fazer cosplay é literalmente vestir-se como um personagem e representar seus trejeitos e personalidade.
Estima-se que a prática surgiu nos Estados Unidos em 1939, durante o evento World Science Fiction Convention, onde uma fã chamada Myrtle Rebecca Nolan apareceu fantasiada como uma personagem de uma das revistas de histórias Pulp, que costumava ler. Esse é o primeiro registro de uma pessoa vestida como uma figura ficcional em um evento. Assim, Nolan é considerada a primeira pessoa a fazer cosplay no mundo.
Quem são os cosplayers?
Por baixo das camadas de tecido e EVA dos trajes que os cosplayers vestem, é possível encontrar fãs que desejam expressar criativamente a sua paixão por diferentes obras. Ethiene e João Paulo (@reliquiasdaethi e @bahamut.cosplay no Instagram) são cosplayers credenciados da BGS, que foram ao evento como os personagens Lisa e Cyno do jogo Genshin Impact (HoyoVerse, 2020), atraindo o público próximo ao estande do jogo. Os dois são residentes de Rio Branco, no Acre, e cruzaram o país para marcar presença no evento.
Eles contam que, por conta da quantidade de detalhes e acessórios presentes nas roupas, levam de duas a três horas para montar o cosplay. Juntando os ajustes em elásticos para manter tudo firme e os retoques na maquiagem, o preparo da fantasia precisa de planejamento com antecedência para não criar atrasos nos desfiles, segundo João.
O trabalho todo vale muito a pena, como os dois confirmam. A identificação e apreço estético com os personagens motivaram ambos a comparecerem a BGS com os cosplays, e foram positivamente surpreendidos pela organização e magnitude do evento. Os dois ficaram próximos ao estande de Genshin Impact, onde fãs do jogo se amontoaram para tirar fotos com os cosplayers. Ethiene conta que ela e João posteriormente ainda desfilaram na competição de cosplay oficial da BGS”
Apesar da distância, os dois já pensam em retornar a BGS como cosplayers no ano que vem. “Vontade a gente sempre tem, né? Eu amo muito games e a feira com certeza tá de parabéns em organização”, João afirma.

O cosplay serve também como uma forma de homenagear personagens. É o caso de Paula Fernanda e Priscila, que atende pelo apelido de Tsu. As duas amigas decidiram ir ao evento caracterizadas como Aerith e Tifa, personagens do game Final Fantasy VII (Square Enix, 1997).
Paula conta que escolheu Aerith pelo fato da personagem remeter a uma nostalgia em relação ao jogo: “Eu nunca havia feito [cosplay] dessa personagem, então, decidi fazer para não passar [o evento] em branco”.

Como participar?
A BGS oferece credenciais VIP gratuitas para cosplayers que quiserem ir ao evento, sob cadastro prévio no site. Com alguns meses de antecedência, o evento abre um espaço com as regras e formulário para credenciamento, que pede também um vídeo do exibindo os detalhes do cosplay. O vídeo e a resposta do formulário são analisados por uma equipe da BGS, que pode aceitar ou não o cadastro para credenciamento.
Caso aceito, o cosplayer poderá retirar o passaporte VIP presencialmente no evento. As credenciais dão passagem liberada a todos os dias de evento gratuitamente e acesso por meio de uma entrada exclusiva.

O primeiro lote de ingressos para a BGS 2025 começará a ser vendido no dia 18 de novembro e o evento está programado para acontecer entre os dias 11 e 15 de outubro de 2025. Para mais informações acesse o site oficial do evento.
*Imagem de capa: Fernanda Silva/Acervo Pessoal