Gabriela Moraes Silva (gabrielamoraessilva@usp.br) *
Com 62,85% dos votos válidos, Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi reeleito neste domingo, 4, governador de São Paulo e venceu Fernando Haddad (PT) nas urnas novamente. O resultado concretizou as previsões de pesquisas, como a da Quaest, que mostravam Tarcísio à frente na corrida eleitoral com 60%.
Primeiro mandato de Tarcísio
O governador teve seu primeiro mandato centrado em privatizações e em concessões, como a privatização da Sabesp e a concessão das linhas 7-Rubi, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade do metrô para a iniciativa privada.
Segundo a Agência Brasil, o estado de São Paulo possuía cerca de 50% das ações da Sabesp e, após a venda em 2023, ficou com apenas 18%. A maior parte das ações foi comprada pelo mercado privado, principalmente pela a empresa Equatorial, que comprou 15% do capital por R$ 6,9 bilhões. O governo estadual prometeu usar o dinheiro arrecadado pela privatização para investimentos em infraestrutura, mobilidade e redução de tarifas.
O Portal Uol apresentou que apoiadores da medida defenderam que o processo teve como objetivo a universalização do saneamento básico e a diminuição das tarifas, já que o investimento privado aumentaria. A Agência Brasil apresentou que o investimento privado na Sabesp dobrou de 2024 para 2025. Segundo a empresa, foram investidos 10,6 bilhões desde a privatização
Entretanto, opositores apresentaram preocupações com a priorização do lucro, em detrimento da qualidade do serviço e das condições de trabalho. A Agência Brasil registrou, baseada em relatos do sindicatos, que mesmo com aumento da receita, houveram demissões.
O Jornal da USP apresentou uma análise feita pelo professor universitário Pedro Luiz Cortês baseada em um estudo da Corporação Financeira Internacional (IFC). O professor afirmou que, com a proposta estabelecida pelo governo, as tarifas seriam reduzidas apenas por um momento e que a Sabesp, antes da privatização, já tinha condições e um bom plano para universalização do saneamento básico.
Outro foco de seu governo foi a segurança pública. Um levantamento feito pelo Instituto Sou da Paz registrou a queda de homicídios e roubos entre os anos de 2022 e 2023. Entretanto, a pasta da Secretaria de Segurança, comandada na época pelo deputado federal Guilherme Derrite (PP), apresentou um aumento de 98% na letalidade policial e nos casos de estupros e feminicídios. Operações policiais, como as realizadas na Baixada Santista em 2023 e 2024, foram marcantes durante sua gestão, com 56 mortos por agentes policiais.
Na educação, Tarcísio exaltou, durante sua campanha, a implementação das “Escolas do Futuro”. As instituições são escolas em tempo integral com a proposta de ter uma estrutura física melhorada, quadras poliesportivas e alto investimento em recursos tecnológicos. O Conselho Municipal de Educação de São Roque, cidade que recentemente recebeu uma dessas escolas, apresentou em um relatório algumas preocupações, como a presença de símbolos de Jesus Cristo e do Buda e as estruturas físicas da escola.
Além das Escolas do Futuro, Tarcísio também investiu em 100 unidades de escolas cívico-militares, segundo o portal da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (Seduc-SP). Tarcísio defende que as regras ‘militares’ ajudam a impor mais disciplina no ambiente escolar e melhoram o desempenho acadêmico. Enquanto, opositores afirmam que o processo educacional não é apenas sobre obediência, mas deve incentivar a autonomia e a responsabilidade para desenvolvimento do senso crítico, de acordo com o Portal do Senado
Um levantamento feito pelo G1 mostrou que, de 40 propostas, 19 foram cumpridas.
Propostas de reeleição
Em seu plano de governo, publicado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o candidato reeleito apresentou, para a segurança, a criação do Centro de Inteligência e Inovação (SP CIN). Trata-se de um centro tecnológico de monitoramento com funcionamento 24h. O Plano também promete ampliação em 30% do Programa Muralha Paulista e cita o combate às organizações criminosas e aos crimes cibernéticos.
Na saúde, compromete-se em aumentar em 40% o número de teleatendimento no programa de saúde digital do estado de São Paulo, o SP Inova Saúde. Também afirma que será realizada a regionalização da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, maior autonomia na gestão para cada região. Ainda são citados a ampliação da cobertura vacinal e o programa +Saúde Mental em parceria com as prefeituras.
Tarcísio apresenta uma proposta de educação mais técnica e voltada ao mercado privado, com o Pacto pela Matemática, que busca dar maior importância à disciplina, com educação financeira e ensino técnico profissionalizante. Além disso, afirma que irá inserir “o letramento e o ensino sobre inteligência artificial como parte da trajetória formativa dos estudantes”. O governador promete a continuidade e a expansão das Escolas do Futuro e das escolas cívico-militares.
Com o aumento das taxas de feminicídios e de violência sexual durante sua gestão, o candidato reeleito dedicou uma parte do seu plano às mulheres e prometeu maior segurança com uma nova patrulha da Polícia Militar “dedicada exclusivamente ao enfrentamento da violência contra mulher”.
O plano também cita a revitalização do rio Tiête, a recuperação de áreas degradadas e a transição energética. Além da melhoria do programa SP Pra Toda Obra, que será responsável por planejar, investir e monitorar as principais obras do estado.
[Imagem de capa: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil]
*Esta reportagem foi realizada pela repórter Gabriela Moraes Silva sob a supervisão da diretora de redação Gabriela César.



