The Oscar goes to…
A frase mais esperada na noite do Oscar carrega sempre a expectativa de prêmios como o de Melhor Ator, de Melhor Diretor ou de Melhor Filme e com eles muito glamour de nomes hollywoodianos e cenas impactantes de grandes produções. Categorias como Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som costumam fazer o papel de coadjuvante no evento. Acabam por causar confusão entre os cinéfilos e criar até mesmo algum desinteresse sobre o que de fato tratam as premiações e seus reais impactos ao filme. Afinal, quem quer ver um engenheiro de gravação subir ao palco e fazer seus agradecimentos em vez de Brad Pitt ou Maryl Streep?
O que poucos sabem é que o som é também algo essencial para um bom filme. Até mesmo O Artista (França, Estados Unidos. 2011. 100 min.), longa mudo de produção francesa vencedor de cinco categorias no Oscar 2012, tem em sua lista de estatuetas a de Melhor Trilha Sonora.
Durante todo o evento, quatro são os prêmios relacionados ao áudio das produções: Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som, Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original. Para uma boa avaliação dos filmes é preciso entender suas principais diferenças.
Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som
Segundo o produtor musical e engenheiro de mixagem Zeca Leme, durante os longos meses de gravação, a equipe de som é responsável por toda a captação de áudio nos sets de filmagens, seguindo o roteiro do filme e dando a devida atenção aos diálogos dos atores. Para isso, dezenas de microfones, cabos e mesas de som são utilizados e a captação é feita através de ferramentas mono, stereo ou surround.
Zeca revela: “Nem sempre tudo é gravado na ordem, aliás, na maioria das vezes não.” Editores de áudio também entram em ação para a criação de ruídos necessários à história ou à intensificação de sons para acompanhar a dramatização da cena, como tiros, tapas e explosões. Com todos esses recursos e produções avaliados, é então premiado a Melhor Edição de Som (Best Sound Editing).
Zeca explica que, em seguida, com áudio e vídeo captados, os engenheiros entram em ação e é aí que os indicados ao prêmio de Melhor Mixagem de Som (Best Sound Mixing) são avaliados. Todos os elementos então gravados – diálogos, sons ambientes, efeitos – são misturados para dar o áudio final da produção. “Isso tudo para na mão do Engenheiro de Mixagem que mixa, “mistura” todos elementos”, conta o produtor Zeca. Além desse trabalho, os engenheiros são responsáveis por incluir a trilha sonora e outros ruídos captados ou retirados de bibliotecas de sons. A “batida” da claquete em cada tomada gravada é o ponto de partida para essa fusão na hora de mixar. O Equilíbrio entre tudo isso ajuda o filme a contar sua história.
Apesar de serem categorias com funções complementares entre elas, nem sempre as equipes vencedoras são as mesmas. Em 2009, Batman – O Cavaleiro das Trevas (Estados Unidos. 2008. 152 min.) levou o prêmio para edição de som, enquanto Quem Quer Ser Um Milionário? (Reino Unido. 2008. 120 min.) a estatueta de mixagem.
Por seu alto grau técnico, a forma de avaliação exige também muita teoria. São realizadas sessões especiais com trechos dos filmes indicados para que se avaliem detalhadamente esses quesitos. Integrantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da área de áudio, como produtores e engenheiros, são responsáveis pelo voto. Entretanto, a participação nas sessões especiais não é obrigatória e o associado da Academia pode votar mesmo sem ter estado nelas.
Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original
Sabe aquela cena em que música nenhuma a acompanharia de forma tão perfeita? Aquela canção que sempre que é tocada te lembra o filme e suas sensações? Todo esse trabalho é premiado na categoria Melhor Trilha Sonora. Compositores são contratados para musicar todo o longa-metragem. Em alguns filmes, músicas já lançadas e conhecidas são usadas, porém, em casos assim,não concorrem ao prêmio. Para que a trilha seja válida e avaliada, pelo menos cinco músicas instrumentais devem ter sido criadas exclusivamente para o filme. Além disso, a ordem das canções deve acompanhar o roteiro e colaborar para a comoção ou a transmissão do sentimento da história. Para esse resultado, compositor e cineastas devem trabalhar juntos.
Já a estatueta de Melhor Canção O riginal, costuma premiar a música tema do filme,ou de algum personagem. Ela precisa ser uma das canções produzidas de forma exclusiva para aquela película, por isso a nomenclatura de “original”.
Na música cantada, porém, a premiação vai para seu compositor e não para seu intérprete, a mennos que este tenha participado na criação. Ela deve ser tocada de maneira clara durante o longa, mesmo que nos créditos, desde que seja a primeira a tocar assim que o filme se encerra. Na última edição do Oscar, os brasileiros Carlinhos Brown e Sérgio Mendes concorreram ao troféu, com a música do longa de animação Rio ( Estados Unidos. 2011. 96 min.).
Durante toda a história do Oscar, outras categorias relacionadas ao áudio já se fizeram presentes, como Melhor Trilha Sonora Adaptada e até mesmo Melhor Trilha Sonora: Comédia ou Musical, mas foram retirados do evento. Com o tempo, o Oscar vai se adaptando à trajetória d a música nos filmes e às tecnologia da cinematografia.
Rosiane Siqueira
rosianesiqueira@gmail.com