Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Entenda a diferença entre os prêmios de áudio do Oscar

The Oscar goes to… A frase mais esperada na noite do Oscar carrega sempre a expectativa de prêmios como o de Melhor Ator, de Melhor Diretor ou de Melhor Filme e com eles muito glamour de nomes hollywoodianos e cenas impactantes de grandes produções. Categorias como Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som …

Entenda a diferença entre os prêmios de áudio do Oscar Leia mais »

The Oscar goes to…

A frase mais esperada na noite do Oscar carrega sempre a expectativa de prêmios como o de Melhor Ator, de Melhor Diretor ou de Melhor Filme e com eles muito glamour de nomes hollywoodianos e cenas impactantes de grandes produções. Categorias como Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som costumam fazer o papel de coadjuvante no evento. Acabam por causar confusão entre os cinéfilos e criar até mesmo algum desinteresse sobre o que de fato tratam as premiações e seus reais impactos ao filme. Afinal, quem quer ver um engenheiro de gravação subir ao palco e fazer seus agradecimentos em vez de Brad Pitt ou Maryl Streep?

O que poucos sabem é que o som é também algo essencial para um bom filme. Até mesmo O Artista (França, Estados Unidos. 2011. 100 min.), longa mudo de produção francesa vencedor de cinco categorias no Oscar 2012, tem em sua lista de estatuetas a de Melhor Trilha Sonora.

Durante todo o evento, quatro são os prêmios relacionados ao áudio das produções: Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som, Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original. Para uma boa avaliação dos filmes é preciso entender suas principais diferenças.

Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som, Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original são os quatro grandes prêmios relacionados ao áudio

Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som

Segundo o produtor musical e engenheiro de mixagem Zeca Leme, durante os longos meses de gravação, a equipe de som é responsável por toda a captação de áudio nos sets de filmagens, seguindo o roteiro do filme e dando a devida atenção aos diálogos dos atores. Para isso, dezenas de microfones, cabos e mesas de som são utilizados e a captação é feita através de ferramentas mono, stereo ou surround.

Zeca revela: “Nem sempre tudo é gravado na ordem, aliás, na maioria das vezes não.” Editores de áudio também entram em ação para a criação de ruídos necessários à história ou à intensificação de sons para acompanhar a dramatização da cena, como tiros, tapas e explosões. Com todos esses recursos e produções avaliados, é então premiado a Melhor Edição de Som (Best Sound Editing).

Zeca explica que, em seguida, com áudio e vídeo captados, os engenheiros entram em ação e é aí que os indicados ao prêmio de Melhor Mixagem de Som (Best Sound Mixing) são avaliados. Todos os elementos então gravados – diálogos, sons ambientes, efeitos – são misturados para dar o áudio final da produção. “Isso tudo para na mão do Engenheiro de Mixagem que mixa, “mistura” todos elementos”, conta o produtor Zeca. Além desse trabalho, os engenheiros são responsáveis por incluir a trilha sonora e outros ruídos captados ou retirados de bibliotecas de sons. A “batida” da claquete em cada tomada gravada é o ponto de partida para essa fusão na hora de mixar. O Equilíbrio entre tudo isso ajuda o filme a contar sua história.

Apesar de serem categorias com funções complementares entre elas, nem sempre as equipes vencedoras são as mesmas. Em 2009, Batman – O Cavaleiro das Trevas (Estados Unidos. 2008. 152 min.) levou o prêmio para edição de som, enquanto Quem Quer Ser Um Milionário? (Reino Unido. 2008. 120 min.) a estatueta de mixagem.

Por seu alto grau técnico, a forma de avaliação exige também muita teoria. São realizadas sessões especiais com trechos dos filmes indicados para que se avaliem detalhadamente esses quesitos. Integrantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da área de áudio, como produtores e engenheiros, são responsáveis pelo voto. Entretanto, a participação nas sessões especiais não é obrigatória e o associado da Academia pode votar mesmo sem ter estado nelas.

Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original

Sabe aquela cena em que música nenhuma a acompanharia de forma tão perfeita? Aquela canção que sempre que é tocada te lembra o filme e suas sensações? Todo esse trabalho é premiado na categoria Melhor Trilha Sonora. Compositores são contratados para musicar todo o longa-metragem. Em alguns filmes, músicas já lançadas e conhecidas são usadas, porém, em casos assim,não concorrem ao prêmio. Para que a trilha seja válida e avaliada, pelo menos cinco músicas instrumentais devem ter sido criadas exclusivamente para o filme. Além disso, a ordem  das canções deve acompanhar o roteiro e colaborar para a comoção ou a transmissão do sentimento da história. Para esse resultado, compositor e cineastas devem trabalhar juntos.

Já a estatueta de Melhor Canção O riginal, costuma premiar a música tema do filme,ou de algum personagem. Ela precisa ser uma das canções produzidas de forma exclusiva para aquela película, por isso a nomenclatura de “original”.

Na música cantada, porém, a premiação vai para seu compositor e não para seu intérprete, a mennos que este tenha participado na criação. Ela deve ser tocada de maneira clara durante o longa, mesmo que nos créditos, desde que seja a primeira a tocar assim que o filme se encerra. Na última edição do Oscar, os brasileiros Carlinhos Brown e Sérgio Mendes concorreram ao troféu, com a música do longa de animação Rio ( Estados Unidos. 2011. 96 min.).

Durante toda a história do Oscar, outras categorias relacionadas ao áudio já se fizeram presentes, como Melhor Trilha Sonora Adaptada e até mesmo Melhor Trilha Sonora: Comédia ou Musical, mas foram retirados do evento. Com o tempo, o Oscar vai se adaptando à trajetória d a música nos filmes e às tecnologia da cinematografia.

Rosiane Siqueira
rosianesiqueira@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima