Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O Caçador e a Rainha do Gelo – um olhar diferente sobre o conto de fadas

por Amanda Panteri amanda.panteri@gmail.com Os contos de fadas fazem parte do imaginário das crianças há séculos. Defende-se que inicialmente, por trás de seus enredos supostamente simples e superficiais, estavam escondidas mensagens de forte caráter psicológico, e a utilização abundante de metáforas e simbolismos servia como um meio de atrair o interesse infantil. A maioria dessas …

O Caçador e a Rainha do Gelo – um olhar diferente sobre o conto de fadas Leia mais »

por Amanda Panteri
amanda.panteri@gmail.com

Os contos de fadas fazem parte do imaginário das crianças há séculos. Defende-se que inicialmente, por trás de seus enredos supostamente simples e superficiais, estavam escondidas mensagens de forte caráter psicológico, e a utilização abundante de metáforas e simbolismos servia como um meio de atrair o interesse infantil. A maioria dessas histórias ganharam destaque no século XX, através das animações criadas pelos estúdios Walt Disney Pictures, e várias adaptações recentes conseguiram uma boa bilheteria.

O longa O Caçador e a Rainha do Gelo (The Huntsman: Winter’s War, 2016) funciona como uma mistura de prequel e sequência de A Branca de Neve e o Caçador (Snow White and the Huntsman, 2012). Logo, a produção se divide em duas fases, tendo na primeira delas os fatos que antecedem a subida de Ravenna (Charlize Theron) ao trono.

Nesta parte, nos é apresentada Freya (Emily Blunt), irmã querida da rainha, que após a morte de sua filha se distancia de todos e decide criar um reino próprio. Nele, crianças são separadas de seus pais para receberem treinamento militar e constituírem um exército altamente preparado quando adultas. Se Theron rouba a cena no primeiro filme, neste Emily Blunt surpreende e divide o holofote com a colega de elenco.

ocacadorearainhadogelo1

Conhecemos também Sara (Jessica Chastain), hábil arqueira e esposa de Eric (Chris Hemsworth). Sua personagem é claramente melhor construída do que a própria Branca de Neve (Kristen Stewart), que não dá as caras em nenhum momento. Apesar de par romântico do caçador, seu grau de independência rende diálogos e cenas interessantes (ela salva a vida do marido nada menos do que quatro vezes, contra apenas duas do galã). Como punição por se amarem, Freya os castiga e eles são separados.

ocacadorearainhadogelo2

A segunda fase do filme se passa já no reino da Branca de Neve. O sumiço do espelho mágico faz com que o caçador saia em busca do objeto acompanhado de dois anões. As cenas de ação se tornam, então, mais frequentes e seu ritmo excessivamente rápido. Os impecáveis efeitos visuais não são uma surpresa, uma vez que já eram esperados após o bom trabalho feito anteriormente.

O Caçador e a Rainha do Gelo pode ser uma boa opção para quem procura uma releitura diferenciada do conto de fadas, onde os papéis femininos bastam por si só e não necessitam de uma figura masculina protetora e indestrutível para se sustentar. Combinado com a boa representação das três atrizes, os minutos das incontáveis cenas de ação até se tornam menos cansativos.

Confira o trailer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima