Depois de um início atípico e uma jornada consistente, o Palmeiras se consagra como campeão do Campeonato Brasileiro de 2022 na 35ª rodada da competição. Esse é o décimo primeiro – ou melhor, hendeca – título do time paulista no Brasileirão. Não é à toa que o Verdão também carrega o mérito de ser o maior campeão do torneio. Sua nova vitória aumentou a diferença para os segundos colocados, Flamengo e Santos, que possuem oito títulos cada. Assim, o clube de Abel Ferreira já garantiu sua vaga na Supercopa e na Libertadores de 2023.
Com a derrota na final do Mundial de Clubes e o troféu garantido no Campeonato Paulista, o Palmeiras iniciou o brasileiro perdendo, de forma inusitada, no Allianz Parque para o Ceará. Contudo, o time logo se recuperou e alcançou a liderança na décima rodada, quando goleou o Botafogo por 4 a 0 – e não caiu desde então. Ao todo, foram 29 rodadas no topo da tabela, com 63 gols marcados até o momento. O maior contribuidor deste número é Rony, o artilheiro, que já fez 12 para o clube.
Esse não é o único número impressionante alcançado pelo Verdão ao longo do Brasileiro. O time se destaca por ser o que menos tomou gols (22) e o que mais marcou (63), além de ter Gustavo Scarpa, o líder de assistências do Brasileirão, com 11 feitas até o momento. O jogador é, com toda certeza, um nome para se levar em consideração quando discutimos a vitória do clube paulista nesta competição.
Após a lesão de Raphael Veiga na semifinal da Libertadores, um atleta chave na formação do Palmeiras, Scarpa assumiu o meio de campo e se tornou o melhor jogador do time no torneio. O camisa 14 se despede da equipe e já tem data marcada para compor o elenco do Nottingham Forest, da Premier League, na próxima temporada. Uma grande perda para o titular de 29 jogos do Brasileirão e uma peça fundamental no êxito do alviverde.
Outras grandes marcas também foram conquistadas com mais esse troféu para o clube. Esse era o único título de um campeonato jogado em solo brasileiro que o técnico Abel Ferreira ainda não havia alcançado no comando do Palmeiras. O português já foi responsável por ganhar uma Copa do Brasil (2020), uma Recopa (2022), duas Libertadores (2020 e 2021) e um Paulistão (2022), colocando seu nome ao lado de Felipão, com seis taças conquistadas para o Verdão, dentre os técnicos com mais títulos para o time.
Além disso, o Palmeiras fez história e é o primeiro na história do campeonato, após a reforma de 2015, a levar o troféu para casa com o menor número de derrotas na conta. São 22 vitórias, 11 empates e apenas 2 derrotas com um aproveitamento de 73% dos pontos disputados.
O atual campeão brasileiro conquistou sua vitória antes mesmo de jogar a 35ª rodada, já que seu maior adversário na disputa, o Internacional, perdeu para o América-MG por 1 a 0. Mas o time de Abel Ferreira ainda tem grandes metas a cumprir neste final de torneio. O Palmeiras ainda está invicto como visitante e tem como objetivo manter essa invencibilidade – fato que seria inédito nos pontos corridos. Outro feito que ainda pode ser alcançado é de terminar o campeonato sendo o melhor visitante, melhor mandante, melhor ataque, melhor defesa, campeão do primeiro turno e campeão do segundo turno – o único brasileiro a conseguir essa marca até hoje é o Corinthians de 2015, então comandado por Tite.
Com uma campanha invejável, o alviverde mostrou que de fato, é campeão!
Foto destaque: Cesar Greco/Palmeiras