Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Renato Russo, o homem e o artista

Entrar na cabeça de alguém não é nada fácil. Entrar na cabeça de um gênio é uma tarefa ainda mais complicada, mas é o que o MIS (Museu da Imagem e do Som) se propõe a fazer em Renato Russo, sua mais nova exposição, uma homenagem a um dos grandes ídolos da música brasileira. A …

Renato Russo, o homem e o artista Leia mais »

Entrar na cabeça de alguém não é nada fácil. Entrar na cabeça de um gênio é uma tarefa ainda mais complicada, mas é o que o MIS (Museu da Imagem e do Som) se propõe a fazer em Renato Russo, sua mais nova exposição, uma homenagem a um dos grandes ídolos da música brasileira. A exposição é resultado da doação dos pertences de Renato Russo, encontrados em seu apartamento no Rio de Janeiro, feita por Giuliano Manfredini, único filho do cantor.

A mostra é composta de mais de 1000 ítens encontrado no apartamento do artista, itens de uma vida inteira que nos permite conhecer e comparar Renato Russo, o artista, com Renato Manfredini Jr., o indivíduo. Fotos de criança, boletins e cadernos escolares, poemas, projetos de filmes, bandas imaginárias, prêmios acadêmicos e quadros feitos por ele mesmo são alguns dos objetos que nos permite conhecer o que acontecia com Renato Manfredini Júnior durante sua infância, adolescência e juventude.  

A transição para Renato Russo é feita de forma orgânica e caótica, uma vez que o espaço foi construído como um labirinto aberto, então é um tanto quanto difícil saber para onde ir, o que vem em seguida. Mas quando se descobre a cronologia do espaço, percebe-se como o artista já vivia dentro do homem, e como esses dois se complementavam para criar o gênio.

As composições imperfeitas, o aperfeiçoamento, os projetos dos álbuns, os projetos de banda revelam a existência de Russo em Manfredini. O primeiro andar termina com a exposição do acervo de prêmios e projetos que suas produções ganharam, todas guardadas e conservadas por ele em vida.

O segundo andar apresenta os diários e alguns pertences de Renato Russo, como cartas de tarô e mapa astral, revelando as angústias por auto conhecimento, a raiva da doença, as  questões e sentimentos diários de um ser humano brilhante, porém humano. É um corredor branco e iluminado, na qual pode-se ouvir Renato contando suas opiniões tão assertivas, que contrastam com as dúvidas expostas nos diários. A exposição termina com uma remontagem do último quarto de Renato Russo, com os móveis de seu apartamento.

A exibição conta com uma parceria com a Samsung, que montou um pequeno quarto em que o público pode “visitar” o apartamento de Renato Russo com o uso de óculos de realidade virtual e câmeras 360º.

A exposição começou nesse 6 de Setembro e vai até 28 de janeiro de 2018, com o ingresso por R$12,00, a inteira, e R$6,00 a meia . No feriado de 7 de setembro, em especial, o público teve acesso a um karaokê com músicas do Legião Urbana, flash tattoo inspirada no artista e suas obras, uma banca de tarô com atendimento gratuito e food trucks exclusivos. Além disso, foi possível comprar O Livro das Listas, obra da Companhia das Letras baseada nas anotações de Renato Russo, com 20% de desconto.

Por Letícia Martins Tanaka
leticiamtanaka@usp.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima