O vencedor da enquete “Qual filme do Batman é seu favorito?” foi Batman: O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight, 2008), com 48,575% dos votos.
O longa é, talvez, o mais conhecido filme do personagem Batman, da DC Comics, e ficou marcado pela brilhante atuação de Heath Ledger como Coringa (clique aqui para ler mais sobre o Coringa), o famoso arqui-inimigo de Batman. Ledger teve uma atuação brilhante no filme, apontada por fãs como o ponto alto de O Cavaleiro das Trevas.
A publicidade em torno do filme aumentou ainda mais com a morte de Ledger, que sofreu uma overdose de remédios na fase de pós-produção do filme, ainda antes de sua estreia. Ledger venceu postumamente o Oscar de melhor ator coadjuvante em 2009 por sua atuação no longa.
Embora o Coringa tenha roubado quase toda atenção de Christian Bale – que interpreta Batman – em O Cavaleiro das Trevas, há também destaque para a direção de Christopher Nolan. Ele dirigiu uma trilogia de filmes do personagem Batman formada por Batman Begins (Idem, 2005), em terceiro lugar em nossa enquete, com 9,3% dos votos; Batman: o Cavaleiro das Trevas, nosso vencedor; e o recente Batman: o Cavaleiro das Trevas Ressurge (The Dark Knight Rises, 2012), que ficou em segundo lugar em nossa enquete, com 23,4% dos votos.
Assim, fica claro que, embora os filmes de Nolan sejam os mais recentes, e por isso puderam abusar de efeitos especiais que casaram perfeitamente com a história de Batman, Nolan é um grande diretor do personagem, já que em toda sua carreira se destaca por dirigir filmes que sabem extrair o melhor da tecnologia.
Nos filmes da Nolan há efeitos fantásticos, e, ao mesmo tempo, não há efeito que não tenha propósito e sentido na narrativa. Uma combinação perfeita para uma história de um dos mais queridos super-herois.
Os demais filmes do Batman ficaram na seguinte ordem:
Batman (Tim Burton, 1989) e Batman, o Retorno (Tim Burton, 1992): empatados com 7,8% dos votos
Batman Eternamente (Tim Burton, 1995): 3,125% dos votos
Batman, o Homem-Morcego (Leslie H. Martinson1966) e Batman & Robin (Tim Burton, 1997): 0% dos votos