Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Tóquio 2020 | Dupla brasileira de tênis é derrotada e sonho da medalha inédita é adiado

Com oportunidades desperdiçadas, Luisa Stefani e Laura Pigossi foram derrotadas na semifinal e agora precisam de uma vitória para garantir a primeira medalha olímpica do tênis brasileiro.

A dupla brasileira formada pelas tenistas Luisa Stefani e Laura Pigossi participou nesta manhã (29), da semifinal do torneio de duplas femininas em Tóquio. As brasileiras, por conta da classificação no ranking da WTA, formam a última dupla a se classificar para a disputa e, mesmo sendo convocadas às pressas e enfrentando adversárias superiores, já fizeram história para o tênis brasileiro.

Após vencer o primeiro duelo de forma tranquila, os confrontos nas oitavas e quartas de final foram recheados de emoções. A dupla brasileira saiu perdendo o primeiro set nas duas ocasiões, mas foi capaz de dar a volta por cima e reverter o placar, batendo duplas consideradas favoritas. Ao avançar para a semifinal, Luisa e Laura igualaram o feito de Fernando Meligeni de 1996, quando chegou a essa fase da competição, mas sem conquistar medalha.

A uma vitória de garantir uma medalha para o Brasil, a dupla enfrentou as suíças Belinda Bencic — que está na final da chave feminina de simples — e Viktorija Golubic, e saíram derrotadas com parciais de 7-5 e 6-3, adiando o sonho da primeira medalha olímpica brasileira para a disputa do bronze.

https://www.instagram.com/p/CR60EyOgV0p/?hl=pt-br

 

Primeiro Set 

Apesar do favoritismo das suíças, quem começou se impondo foram as brasileiras. A dupla começou agressiva desde o primeiro saque e ganhou 16 dos primeiros 18 pontos do set. Nessa sequência, Luisa e Laura quebraram duas vezes os saques da dupla suíça, e confirmaram seus games, abrindo 4 a 0 no set.

A talentosa dupla adversária aos poucos foi se encontrando no jogo e ganhando confiança. No quinto game da partida, após muita disputa, conseguiram confirmar o saque e entraram definitivamente no jogo. Devolvendo bem os saques de Luisa, conseguiram uma quebra e, logo em seguida, venceram mais um game, deixando o set em 4 a 3.

A dupla brasileira havia baixado a intensidade em relação ao começo da partida e já não tinha a mesma confiança para executar as jogadas. Com Laura sacando e Luisa na rede, a dupla estava em sua melhor formação e abriu 5 a 3, estando a um game de fechar o primeiro set.

Posteriormente, Luisa foi para o saque no 5 a 4 e a dupla brasileira chegou a ter um set-point, que foi desperdiçado com um erro de smash de Luisa — considerado uma jogada fácil no tênis. As suíças aproveitaram a chance perdida pelas brasileiras e venceram o game, empatando o jogo em 5 a 5. Em seguida, com sequência muito ruim das brasileiras, a confiante dupla suíça fechou o primeiro set em 7 a 5.

Segundo Set

O segundo set começou equilibrado, com todas as tenistas confirmando seus games de saque. Com as suíças liderando o set em 3 a 2, Luisa foi para o saque e, mais uma vez, Bencic e Viktorija se aproveitaram da formação mais fraca da dupla brasileira. Após salvar 4 break points, Luisa errou quatro saques em sequência, entregando dois pontos para as adversárias que, agora, venciam por 4 a 2.

Enquanto as suíças pareciam cada vez mais confiantes, as brasileiras sofriam. Com facilidade as suíças venceram mais um game, abrindo 5 a 2 no set e colocando, de vez, pressão em Laura e Luísa. Apesar do momento ruim, as brasileiras demonstraram nunca deixaram de correr por todas as bolas e acreditar que a virada era possível.

A dupla venceu o oitavo game, diminuindo a parcial para 5 a 3, mas precisava quebrar o saque das suíças, o que não ocorreu. As suíças venceram o game e fecharam o set em 6 a 3.

Apesar da derrota, Luisa e Laura já superaram as expectativas e fizeram história para o tênis brasileiro. No próximo duelo, enfrentarão a dupla do Comitê Olímpico Russo na disputa pela inédita medalha de bronze.

 

*Imagem de capa: Reprodução/COB

 

Tóquio 2020 tênis

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima