Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ABC.. One Hit Wonders

Um hit de sucesso e nada mais. “One hit wonder” é o termo utilizado para nomear estes artistas que conseguiram emplacar aquela música… mas somente AQUELA música. O Sala33 resolveu fazer um alfabeto musical, com bandas e cantores de A a Z que tiveram lá seus 3 ou 4 minutos. Infelizmente, muita gente ficou de …

ABC.. One Hit Wonders Leia mais »

Um hit de sucesso e nada mais. “One hit wonder” é o termo utilizado para nomear estes artistas que conseguiram emplacar aquela música… mas somente AQUELA música.

O Sala33 resolveu fazer um alfabeto musical, com bandas e cantores de A a Z que tiveram lá seus 3 ou 4 minutos. Infelizmente, muita gente ficou de fora, mas esse abecedário musical está muito bem representado, com histórias, referências e explicações para tentarmos entender o motivo do sucesso único e imediato.

Veja (Ouça) só!

4 Non Blondes – What’s Up

O sucesso dos anos 90’ voltou a estourar em 2015 com uma série muito popular do Netflix, Sense8, mas nada que conseguisse alavancar a banda.

Aqua – Barbie Girl

Primeiro lugar em mais de 15 países no ano de 1997, algumas regravações e nada mais.

Baha Men – Who let the dogs out

No ano de 2000, a banda original de Bahamas soltou os cachorros e alcançou grande sucesso com o single. Infelizmente os animais “fugiram” rapidamente com a fama e os rappers caíram no esquecimento

The Calling – Wherever You Will Go

Lançada em 2001, a canção conquistou o 5º lugar no Billboard Hot100 para a recém formada banda. Depois disso, foram muitas mudanças, entradas e saídas de membros mas nada que fizesse os garotos de Los Angeles voltarem às paradas.

Daniel Powter – Bad Day

Escrita em 2002 pelo cantor canadense, Bad Day foi gravada apenas no ano de 2005, ganhando discos de ouro e platina em 9 países diferentes. No ano de 2008, a música voltou a visitar o Hot100 da Billboard com a versão interpretada pelo filme infantil “Alvin e os Esquilos”.

Eiffel 65 – Blue

“I’m blue da ba dee da ba die”

Far East Movement – Like a G6

Como em um jato, a música que alcançou o primeiro lugar no Hot100 em 2010 e teve regravações com o rapper 50 cent, partiu, levando com ela o sucesso momentâneo do pessoal do Far East Movement.

Gotye – Somebody That I Used to Know (feat. Kimbra)

Um dos singles digitais mais vendidos de todos os tempos (7 milhões de cópias), primeiro lugar em 26 países, regravação na série Glee e sample da canção “Seville” de 1967 do cantor e compositor brasileiro de Bossa Nova, Luiz Bonfá — o único sucesso do belgo-australiano.

Hoobastank – The Reason

Indicada em 2005 para a categoria “Canção do ano” no 47º Grammy Awards, o único triunfo da banda americana alcançou a vice-colocação no Hot100 da Billboard e o primeiro lugar no México e na Itália.

Ini Kamoze – Here Comes the Hotstepper

O artista jamaicano alcançou o primeiro lugar no Hot100 da Billboard. Além disso, a canção foi a mais tocada em países como a Nova Zelândia e a Dinamarca, em dezembro de 1994. Junto com o fim do ano, chegou ao fim o sucesso de Ini Kamoze.

Junior Senior – Move Your Feet

Tema de diversos filmes e presente em muitos jogos de videogame como Dance Dance Revolution Extreme, Just Dance 2 (Wii) e SingStar (Playstation3), além do enorme sucesso, temos de dar destaque ao melhor clipe dessa lista de One Hit Wonders, feito completamente em 8-bit. É simplesmente genial!

Las Ketchup – The Ketchup Song (Asereje)

Não é uma música da Rouge

Luka – Tô nem aí

O Brasil não escapa de artistas com apenas um hit emplacado. Tema da Malhação em 2003, a canção chegou a ganhar o prêmio de Melhor Música do Ano, nos Melhores do Ano do programa Domingão do Faustão, depois Luka simplesmente sumiu…

Michael Sembello – Maniac

Tema do filme Flashdance, Maniac alcançou o primeiro lugar da Billboard nos anos 80’. Com o enorme sucesso do filme, a música é muito lembrada até hoje… Seu cantor não.

Natalie Imbruglia – Torn

Após o lançamento em 1995, pela banda Ednaswap, a música Torn foi regravada no ano seguinte pela norueguesa Trine Rein, mas apenas em 1997, na voz da italiana Natalie Imbruglia, ficou conhecida mundialmente, levando a artista à disputa do Grammy Awards e do VMA, produzido pela MTV, nas categorias “Melhor Performance Vocal Pop Feminina”, “Melhor Novo Artista” e “Melhor Canção”

OutKast – Hey Ya!

Com um clipe comparado à popular apresentação dos Beatles em 1964, os Outkast’s alcançaram o primeiro lugar nas paradas no ano de 2003, levando como lembrança de seu único sucesso o 46º Grammy Awards na categoria de Melhor Performance Urbana/Alternativa do ano

Passenger – Let Her Go

Apesar de recente, a música lançada em 2012 deixou Passenger na primeira posição das paradas em 22 países e alcançou mais de 1 bilhão de visualizações no Youtube. Desde lá, o artista “desapareceu”.

Quando nenhum artista com Q é um “One hit wonder”

Rick Astley – Never Gonna Give Up

O único sucesso da carreira de Rick Astley ultrapassou os limites musicais e se tornou um meme. Conhecido como Rickroll, o ato de reproduzir o videoclipe oficial da canção “Never Gonna Give Up” em momentos inusitados tornou-se uma brincadeira muito popular entre os americanos, até o Youtube, para comemorar o dia da mentira em 2008, redirecionava todos os vídeos de sua página principal para o clipe de Rick Astley.

Spin Doctors – Two Princes

O único sucesso da banda Nova Iorquina, lançado no ano de 1993, divide opiniões. Apesar de ser topo nas paradas americanas, canadenses e inglesas nos anos 90, “Two Princes” foi classificada pela revista musical Blender, como a 21ª pior música da história.

Toni Basil – Mickey

https://youtu.be/i6Qoi-b5NWI

Grande sucesso, a música, primeiramente nomeada como “Kitty”, alcançou o topo das paradas em 1982. Além disso, é a 5ª colocada na lista do VH1 de “Maiores One hit Wonders de todos os tempos”. (Hey Mickey!)

The Underdog Project – Summer Jam

O grupo de dança alemão, usando as bases da música “Fiesta”, lançada no final dos anos 90’, alcançou seu sucesso em 2000, com uma gravação que alcançou o topo das paradas em toda a Europa, pela primeira vez, sendo ocupada por uma música classificada como “eletrônica”

Vanessa Carlton – A Thousand Miles

O hit da cantora norte-americana alcançou o topo das paradas americanas em 2002, ano em que foi lançado. Em 2004, ressurgiu com tudo e ficou conhecido mundialmente, muito por conta da lendária cena no filme “As branquelas”, onde é interpretada pelo ator Terry Crews .

The White Stripes – Seven Nation Army

A popular música que todos conhecem mas ninguém sabe o nome (ô ô ô ô ô ô ô ?)

Xiiiiii… (Nenhum artista com X emplacou uma música e depois sumiu. Vamos usar a posição para um menção honrosa ao Los del Rio, com o enorme sucesso de todas as festas:  Macarena!)

Los del Rio – Macarena
https://www.youtube.com/watch?v=MXVx6yJQbn8

Ylvis – The Fox (What does the fox says?)

Os irmãos noruegueses, Vegard e Bård Ylvisåker, eram conhecidos na internet por conta programas de rádio, televisão e shows de comédia. Em setembro de 2013 resolveram lançar um clipe viral, que em poucos meses subiu aos topos das paradas em todo mundo. A brincadeira de maior sucesso dos irmãos e seu único hit.

Ziggy Marley and The Melody Makers – Tomorrow People

Para finalizar, a música que hoje dá nome a uma popular série norte-americana, ganhou o Grammy Awards no ano de 1989, na categoria de  melhor Reggae. Infelizmente, o sétimo filho do cantor Bob Marley conseguiu emplacar apenas um hit de sucesso, segundo a lista do VH1, o 85º One Hit Wonder mais popular de todos os anos 80’.

Por Rafael Castino
rafacastino12@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima