Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ben Affleck e muitos tiros compõem O Contador

Ben Affleck aproveita os golpes e músculos adquiridos em Batman vs Superman: A Origem da Justiça (Batman v Superman: Dawn of Justice, 2016) e aparece como um anti-herói em O Contador (The Accountant, 2016). Portador da Síndrome de Asperger, um transtorno mental que transforma seus pacientes em especialistas em algum tipo de atividade, Affleck é …

Ben Affleck e muitos tiros compõem O Contador Leia mais »

Ben Affleck aproveita os golpes e músculos adquiridos em Batman vs Superman: A Origem da Justiça (Batman v Superman: Dawn of Justice, 2016) e aparece como um anti-herói em O Contador (The Accountant, 2016). Portador da Síndrome de Asperger, um transtorno mental que transforma seus pacientes em especialistas em algum tipo de atividade, Affleck é um exímio contador e trabalha para clientelas perigosas, como responsáveis por cartéis de drogas e chefões da máfia internacional. O outro sintoma de sua condição é a dificuldade em criar laços sociais, sendo algo tanto positivo quanto negativo durante a trama.

The Accountant

Sob o pseudônimo de Christian Wolff, o protagonista recebe a proposta de decifrar as perdas financeiras de uma grande empresa. Conforme avança em seus estudos, no entanto, Wolff se vê no centro de perigosas negociações e esquemas corruptos, ao passo que autoridades norte-americanas estão em seu encalço para puni-lo pelos serviços prestados a criminosos. O personagem necessita, portanto, mostrar mais uma consequência da sua síndrome: maestria com artes marciais e armas de fogo – ingredientes essenciais para um filme de ação como esse.

O elenco conta ainda com Anna Kendrick e J. K. Simmons, profissionais renomados e com ótimos trabalhos na filmografia. Kendrick é Dana Cummings, a contadora responsável por descobrir o rombo nas contas da firma que contratou Wolff, e funciona como a válvula de escape para o lado anti-social de seu parceiro. Simmons vive Raymond King, um oficial do Tesouro à beira da aposentadoria e chefe da busca por Christian Wolff.

Mesmo com tantas estrelas, O Contador fracassa em desenvolver seus personagens de maneira satisfatória. A Síndrome de Asperger é meramente um pretexto para as incríveis habilidades de Affleck, sendo abordada negativamente em pouquíssimos momentos e servindo até mesmo como ferramenta humorística – um recurso problemático por se tratar de um transtorno sério. Dana é apenas o par “quase-romântico” de Christian e não tem nenhuma história ou característica que agregue ao enredo, ficando somente na superficialidade. Raymond possui uma interessante carreira como oficial, mas ela é abordada somente nos momentos finais do filme e de maneira muito rápida, deixando o espectador com vontade de mais.

o-contador-2

O filme tem como ponto positivo a atuação de Ben Affleck, que consegue transmitir muito bem a inexpressividade de Christian Wolff, sorrindo apenas uma vez nos 128 minutos de rodagem. A inserção de cenas de um lar para crianças autistas também merece ser citada: sem ela, não haveria nenhuma conscientização sobre a Síndrome de Asperger ou os outros transtornos mentais retratados. Ainda assim, apesar de uma boa premissa e do trailer com referências ao clássico Uma Mente Brilhante (A Beautiful Mind, 2001), O Contador não é nada além de porradaria e tiros de metralhadora escondidos sob um fraco roteiro.

O Contador estreia dia 20 de outubro nos cinemas. Confira o trailer:

por Breno Deolindo
breno.deolindo.silva@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima