O adversário era complicado, e assim como a Sérvia — derrotada pelo Brasil na primeira rodada —, uma velha conhecida do Brasil e de Tite. Na Rússia, quatro anos atrás, a seleção estreou na Copa do Mundo sem vitória, após um empate por 1 a 1 contra a Suíça. No Catar, o resultado de um ciclo inteiro de trabalho da comissão técnica brasileira: vitória do Brasil por 1 a 0, classificação antecipada para as oitavas de final e manutenção dos 100% de aproveitamento na competição.
“Quem venceu hoje foi o processo. Foi o tempo de quatro anos de utilização de atletas para que eles possam se desenvolver naturalmente, mesmo jovens, aproveitando o desempenho nos seus clubes e dando oportunidades. O processo venceu hoje”, afirmou Tite, técnico da seleção brasileira, na entrevista coletiva após a partida.

O técnico Tite dirige pela segunda vez a seleção brasileira em uma Copa do Mundo [Imagem: Reprodução/Twitter @CBF_Futebol]
A frase “trust the process” (confie no processo) ficou famosa na NBA por meio dos torcedores do Philadelphia 76ers, que utilizavam a expressão para reafirmar sua esperança de que um trabalho a longo prazo estivesse sendo desenvolvido para trazer grandes resultados futuros. Na partida contra a Suíça, a representação do processo desenvolvido pela comissão técnica do Brasil, no ciclo entre a Copa da Rússia e a Copa do Catar, foi mais um sinal de que o trabalho está consolidado em busca do grande resultado.
Desde o dia 10 de agosto de 2010 — data da estreia de Neymar pela seleção brasileira —, é o momento em que o Brasil menos sofre com a tão falada “Neymardependência”. Alguns podem dizer que o Brasil já não depende mais de Neymar para vencer jogos difíceis, mas o jogo contra os suíços mostrou que o craque ainda faz muita falta dentro de campo. O leque de possibilidades que a canarinho possui hoje tem capacidade para dominar e vencer um grande adversário em um jogo de Copa do Mundo.
O Jogo
As grandes dúvidas sobre a escalação antes da partida eram focadas em quem substituiria os lesionados Danilo e Neymar. Para a vaga de Danilo, mesmo tendo Daniel Alves disponível, Tite optou por adaptar o zagueiro Éder Militão na lateral direita. O jogador do Real Madrid não é escalado frequentemente na função, mas também não foi nenhuma surpresa, já que exerceu a função algumas vezes na própria seleção e nos clubes que passou, como o São Paulo.
No lugar de Neymar, a escolha foi pelo volante Fred, que se posicionou ao lado de Casemiro e “empurrou” Paquetá para exercer o papel de criação no meio campo, geralmente feito pelo camisa 10. A seleção entrou em campo com: Alisson, Militão, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Fred e Paquetá; Raphinha, Richarlison e Vini Jr.
Do outro lado, a Suíça veio a campo com quase todos os jogadores que venceram Camarões por 1 a 0 na primeira rodada. A exceção foi a ausência de uma das grandes estrelas do time, Xherdan Shaqiri, preservado por um problema muscular na coxa. O garoto Fabian Rieder, que fez apenas seu segundo jogo pela seleção, foi encarregado de substituí-lo.
A bola rolou no estádio 974 e o Brasil, como esperado, teve o domínio do jogo no primeiro tempo. Apesar de manter a posse da bola, a seleção brasileira não conseguiu levar tanto perigo para os suíços. A melhor oportunidade foi aos 26 minutos, em um belo lançamento de Raphinha que encontrou Vini invadindo a grande área e, mesmo sem pegar na bola da maneira que queria, obrigou o goleiro Sommer a fazer uma boa defesa.

Vinicius Júnior lamenta chance perdida ainda no primeiro tempo [Imagem: Reprodução/Twitter @fifaworldcup_pt]
Além do lance de Vini, o Brasil teve cruzamentos na área buscando Richarlison e apenas mais uma finalização no gol. Um chute de Raphinha a longa distância, que foi facilmente defendido pelo goleiro suíço. A Suíça não tinha intenção de ficar muito com a bola, mas também não conseguia disparar em contra-ataques.
No meio campo brasileiro, Paquetá e Fred fizeram um primeiro tempo apagado, setor no qual precisava partir a criação. Pensando nisso, em raro momento de substituição no intervalo — Tite não costuma trocar jogadores na volta para o segundo tempo —, o técnico sacou Paquetá para a entrada de Rodrygo, que havia entrado bem contra a Sérvia e tem jogado por dentro no Real Madrid e nos treinos da seleção brasileira, fazendo a função de Neymar.
A entrada do camisa 21 não foi o suficiente para o Brasil criar oportunidades mais claras de gol. Os jogadores de meio campo tentavam trabalhar a bola e acionar Raphinha ou Vini, que continuavam tentando encontrar Richarlison, muito marcado e pouco fez no jogo. Aos 58 minutos, foi a vez de Fred sair de campo e dar lugar a Bruno Guimarães, que entrou bem no jogo e passou a ser bastante acionado para fazer a bola girar.
Bruno Guimarães em disputa de bola com jogador suíço [Imagem: Reprodução/Twitter @fifaworldcup_pt]
O grito de gol brasileiro saiu aos 63 minutos, em uma boa enfiada de bola de Casemiro para o lado esquerdo que encontrou Vinícius Júnior. O atacante se livrou do marcador, invadiu a área e bateu com categoria no canto esquerdo de Sommer. Para a tristeza dos torcedores, Richarlison, que havia participado da origem do lance, estava em posição irregular e o gol foi anulado pelo VAR.
Tite seguiu fazendo mudanças no lado ofensivo da equipe, com as entradas de Antony e Gabriel Jesus nos lugares de Raphinha e Richarlison, mas o bloqueio Suíço era muito eficiente. Aos 82 minutos, brilhou a estrela de Carlos Henrique Casemiro. Em uma linda tabela com os ex-companheiros de Real Madrid — Vinicius e Rodrygo —, o camisa 5 se infiltrou entre as linhas de defesa da Suíça e acertou um chutaço para estufar as redes e aliviar a torcida brasileira.

Casemiro comemora o gol que deu a vitória ao Brasil [Imagem: Reprodução/Twitter @FIFAWorldCup]
Depois do gol, o Brasil teve outras oportunidades com Rodrygo e Vini, mas o placar se manteve: Brasil 1 a 0. O resultado deixou a seleção brasileira com seis pontos, classificada e na liderança isolada do grupo G. A seleção volta a campo na sexta-feira dia 2 de dezembro, às 16 horas, contra Camarões. Ao que tudo indica, Tite deve escalar os reservas, e basta apenas um empate para garantir a primeira colocação no grupo. RUMO AO HEXA!