Por Nina Nassar (niiina@usp.br)
No último sábado (28), no Lincoln Financial Field, os brasileiros Palmeiras e Botafogo se enfrentaram no primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Após uma história recente de jogos decisivos entre os dois times, essa foi a primeira vitória alviverde sobre o Botafogo desde a virada pelo Brasileirão de 2023.
De lá para cá, foram cinco encontros, e um deles foi a eliminação do Palmeiras pela Copa Libertadores, com o mesmo placar do ano anterior (4 a 3). Com o “exorcismo” desse fantasma, a vitória do Palmeiras representou mais para a nação alviverde do que apenas a classificação para as quartas de final.
A torcida alviverde marcou presença na Filadélfia e cantou tão alto que praticamente participou da partida [Imagem: Reprodução/Instagram/@fifa]
O jogo
O Palmeiras de Abel Ferreira entrou diferente no primeiro tempo, e garantiu domínio do jogo e da bola. O técnico reforçou o sistema defensivo com Emiliano Martinez, a frente da zaga. Com Maurício e Allan cobrindo o meio no lugar tradicional de Raphael Veiga e Facundo Torres, criam-se novas opções para o ataque. Já Renato Paiva colocou apenas uma alteração em campo, Danilo Barbosa, no lugar do volante Gregore, suspenso. O Botafogo não conseguiu criar boas jogadas no ataque até a parada para hidratação. O lado direito, com Vitinho, Allan e Artur, criou apenas duas oportunidades.
Estevão, de 18 anos, correndo aberto pela esquerda até o limite do campo, criou a maioria das jogadas de ataque para o Palestra, mas os cruzamentos foram falhos e as finalizações não estavam sendo efetivas. Nos 4’ de acréscimos do primeiro tempo, Richard Ríos criou a melhor oportunidade de gol, chutando pela direita, por cima do gol.
No início do segundo tempo, o Botafogo parecia se fortalecer com algumas mudanças no elenco, encontrando espaços pela defesa alviverde, que tentou alguns contra-ataques caprichados.
Toda a defesa do Palmeiras trabalhando em equipe para impedir o ataque mais perigoso do Botafogo [Imagem: Reprodução/Instagram/@fifaclubworldcup]
Com a abertura na defesa do Fogão, aos 5’ do segundo tempo, Estevão driblou e balançou as redes com um rebote, mas foi marcado o impedimento em sua posição. Em seguida, em uma decisão ousada de Abel Ferreira, o camisa 41 foi substituído por Luighi, cria da base. O Palmeiras teve outra chance de gol com um cruzamento de Piquerez, no qual a bola sobrou para uma cabeçada de Maurício. No entanto, a jogada foi finalizada por defesa do goleiro John, eleito o melhor em campo.
No segundo tempo, ambos times fizeram todas as cinco substituições. O Palmeiras focou em jogadores mais fortes e defensivos, enquanto o Botafogo insistiu em aumentar a potência no ataque, com a entrada da dupla Cuiabano e Montoro.
Aos 100’, o Palmeiras de Abel Ferreira reencontrou a esperança para lutar até o fim do jogo: Paulinho, que havia entrado apagado aos 19’ do segundo tempo, em uma linda jogada individual com um corte seco em Marlon Freitas, marcou com um chute rasteiro,desviado nas pernas de Barboza. Mesmo com minutos reduzidos dentro de campo devido à sua lesão, Paulinho honrou a camisa 10 e mostrou ao mundo sua habilidade. Ele saiu logo depois do gol, para a entrada do zagueiro Micael, na intenção de segurar o jogo.
Com a expulsão de Gustavo Gomez nos acréscimos, o Palmeiras se agarrou à vitória iminente e segurou o jogo com um homem a menos, até o encerramento do jogo, após mais cinco minutos de acréscimos na prorrogação. Agora, o time “do amor e da virada” se aproxima cada vez mais do título.
Projeções para as quartas de final
O Chelsea venceu o Benfica por 4 a 1 nas oitavas e, na próxima sexta, enfrentará o Palmeiras, outra vez, em uma decisão em um Mundial. Durante seu jogo, teve seu craque Moisés Caicedo suspenso, e não jogará as quartas.
Com Gustavo Gomez expulso, Piquerez suspenso e Murilo lesionado, o Palestra, também, chega às quartas de final com o time titular desfalcado. De qualquer forma, contra o Botafogo, Abel Ferreira utilizou todas as substituições e demonstrou todo o potencial de troca de seus reservas, tão qualificados quanto os titulares para a vitória.
Endrick no Brasileirão de 2023, após o Palmeiras virar um placar de 3 a 0 do Botafogo, com gol de Murilo no último minuto. [Imagem: Reprodução/Instagram/@palmeiras]
Ficha Técnica
Data: 28/06/2025, 13h
Local: Lincoln Financial Field, Filadélfia (EUA)
Gol: Paulinho, 100’.
Cartões amarelos: Barboza, Newton, Marçal, Arthur e Alex Telles (BOT); Estêvão, Gustavo Gómez e Piquerez (PAL)
Cartão vermelho: Gustavo Gómez (PAL)
Árbitro: Francois Letexier (FRA)
ESCALAÇÕES
PALMEIRAS (4-2-3-1): Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Bruno Fuchs e Piquerez; Emiliano Martínez e Richard Ríos; Allan (Mayke), Maurício (Facundo Torres) e Estêvão (Paulinho, 100’,(Micael)); Vitor Roque (Luighi).
BOTAFOGO (4-3-3): John; Vitinho, Jair (Kaio), Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Danilo Barbosa (Newton), Marlon Freitas e Allan (Montoro); Artur, Savarino (Correa) e Igor Jesus.
Foto de capa: Reprodução: Instagram/ @fifaclubworldcup