Por Hellen Indrigo (@hellenindrigoperez@usp.br)
Entre os dias 5 e 22 de junho, o Parque Villa-Lobos – localizado na região Oeste de São Paulo – sediou novamente a NBA House, evento que celebra a paixão pelo basquete e promove uma maior interação do público com as partidas da final da NBA, a principal liga estadunidense do esporte.
Fan day
Às sextas, sábados e domingos, o espaço recebeu fãs e praticantes do basquete, que puderam aproveitar uma experiência única em um ambiente repleto de diversão. Além de contar com atrações especiais e uma praça de alimentação, o evento também promoveu gincanas e ofereceu experiências interativas.
Exposição do troféu
Em seus mais de cinco mil metros quadrados, o espaço da NBA House contou com diversos cenários temáticos montados para que os fãs pudessem experimentar uma imersão no universo da liga de basquete. As decorações incluíram paredes ilustradas com fotos de jogadores em sua altura real e um quarto cheio de referências da liga, mas um dos maiores destaques foi a exposição de uma réplica do troféu Larry O’Brien, que é dada a cada ano ao time vencedor. Nesta edição, os visitantes puderam tirar fotos sentados em um trono ao lado do troféu.
[Imagem: Hellen Indrigo/Jornalismo Júnior]
NBA Store
Logo na entrada da Casa, um espaço foi reservado para a venda de produtos oficiais da NBA Store. Ali os visitantes podiam adquirir itens personalizados dos seus times do coração, como camisetas, regatas, jaquetas e outros produtos.
Espaço central interativo
Uma quadra foi montada no centro da Casa para que os visitantes pudessem testar as suas habilidades com a bola e se tornar estrelas do basquete por alguns minutos. Ali, os apresentadores do evento também realizaram diversas gincanas – que eram transmitidas para todo o público em um telão -, colocando à prova o talento e os conhecimentos sobre o esporte dos participantes.
[Imagem: Hellen Indrigo/Jornalismo Júnior]
Estandes de patrocinadores
Diversos patrocinadores do evento organizaram gincanas interativas, onde os participantes poderiam se divertir testando a sua pontaria nos arremessos ou desafiando os próprios sentidos. E o melhor de tudo: cada gincana ainda oferecia brindes especiais!
Atrações especiais
Sacramento Kings Dance Team
O evento contou com a presença da equipe de dança oficial do Sacramento Kings, time da NBA com sede na Califórnia. Os dançarinos realizaram apresentações durante o Fan Day, e também animaram as torcidas presentes para o Game Night.
Montrell, um dos integrantes do Kings, afirmou ao Arquibancada que o grupo de dança amou a experiência de se apresentar no Brasil: “A cultura, o amor e as pessoas foram incríveis”.
[Imagem: Reprodução/Instagram: @sacramentokingsdanceteam]
Rocky
O SuperMascote dos Denver Nuggets também se apresentou no espaço central da Casa, divertindo os fãs com suas danças e brincadeiras e interagindo com a plateia.
[Imagem: Reprodução/Instagram: @nbabrasil]
JetBlue Flight Crew
O time de enterradas do Boston Celtics fez valer o “Flight” que carrega no nome e voou pela quadra central, marcando cestas que levaram a plateia à loucura. Usando um trampolim, eles combinaram manobras como mortais no ar para dar um show ainda maior nas enterradas.
[Imagem: Reprodução/Instagram: @celticsentertainment]
Praça de alimentação
Na parte externa da casa, vários trailers foram posicionados para matar a fome dos fãs de basquete. A praça de alimentação contou com pratos para todos os gostos: entre as opções, os visitantes podiam encontrar pizzas, comida mexicana, porções, gelattos, comida japonesa, entre outras.
[Imagem: Hellen Indrigo/Jornalismo Júnior]
Game night
Durante as sete noites que foram marcadas pelos jogos da final da NBA, a Casa esteve aberta para que os torcedores pudessem acompanhar o confronto entre o Indiana Pacers e o Oklahoma City Thunder em um ambiente cheio de animação.
Além de acompanharem a transmissão das partidas em tempo real por meio de telões posicionados no ambiente interno e na praça de alimentação, os torcedores ainda tiveram a oportunidade de aproveitar as atrações que também eram oferecidas durante o Fan Day.
Os ingressos ofereciam três categorias:
- Pista: Garantia acesso à área externa e à praça de alimentação, mas não a um assento numerado. No momento do jogo, os torcedores que optaram por essa opção de ingresso podiam permanecer na área central ou nas áreas externas, acompanhando a partida em frente aos telões.
- Arquibancada: Além de garantir os mesmos benefícios que o ingresso para a Pista, também reservava um assento numerado na arquibancada para o comprador, proporcionando um maior conforto.
- NBA Lounge: Esse tipo de ingresso dava acesso à um mezanino exclusivo, composto por mesas e cadeiras e diversas telas que transmitiam o jogo. Além disso, a opção também garantia um open bar de água, refrigerante e cerveja.
E o trovão vence o título
Após uma série de partidas acirradas, o Oklahoma City Thunder levou a melhor no sétimo jogo da final e conquistou o troféu na temporada de 2025. O time já havia feito a melhor campanha durante a temporada regular com 68 vitórias, e manteve o alto nível até o fim.
Os Thunders podem ser considerados como a equipe mais nova da NBA, já que surgiram em 2008 com a transferência dos Seattle SuperSonics para Oklahoma. A conquista do primeiro título da equipe após a mudança da cidade sede acende a esperança do início de uma era vitoriosa, mas que só será confirmada nas próximas temporadas.
[Imagem: Reprodução/Instagram: @nbabrasil]
A conclusão do último jogo da grande final também marca o encerramento da NBA House de 2025, que divertiu milhares de visitantes ao longo das semanas de junho. A melhoria das estruturas e o aumento do público ao longo das edições apenas consolidam o Brasil como um dos maiores consumidores da NBA fora dos Estados Unidos, e criam a possibilidade da permanência do evento na agenda de São Paulo por vários dos próximos anos.
Foto de capa: Hellen Indrigo/Jornalismo Júnior