Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Do You Wanna Be An American Idiot?

Ricky Hiraoka É difícil compreender porque os americanos gostam de perpetuar os estereótipos que permeiam o imaginário estrangeiro no que tange a cultura adolescente dos Estados Unidos. Preguiça ou falta de criatividade? Desde a cinessérie Porky’s, que fez relativo sucesso nos anos 1980, os jovens americanos são retratados como estúpidos que possuem um vocabulário pouco …

Do You Wanna Be An American Idiot? Leia mais »

Ricky Hiraoka

É difícil compreender porque os americanos gostam de perpetuar os estereótipos que permeiam o imaginário estrangeiro no que tange a cultura collegeadolescente dos Estados Unidos. Preguiça ou falta de criatividade? Desde a cinessérie Porky’s, que fez relativo sucesso nos anos 1980, os jovens americanos são retratados como estúpidos que possuem um vocabulário pouco extenso, cujas principais palavras não costumam ser publicadas, e que só pensam em sexo e bebidas alcoólicas.

Filmes como Porky’s, American Pie e mais recentemente, Colegiais em Apuros fomentam essa e outra idéia: a divisão dos adolescentes em castas. De um lado estão os populares bonitões, porém obtusos, de outro estão os loosers que, apesar da inteligência e do bom caráter, são constantemente humilhados. Essas produções representam uma inversão de valores. Não me refiro aqui a valores morais, éticos ou religiosos. Uma inversão sobre o que é divertido ou não. Por que sempre apelar para o escatológico e para o sexual? Não que isso deva ser banido das películas, mas não é necessário ser usado em excesso.

O que incomoda não é tanto escatológico, mas, sim, a falta de imaginação e o comodismo do qual sofre produtores, roteiristas e diretores. Eles preferem apostar em uma fórmula, mesmo que já tenha sido explorada a exaustão. Poucos são os filmes que retratam a complexidade e os anseios dos jovens e dos adolescentes. Na recente cena cinematográfica, merecem destaque A Estranha Família de Igby, Aos Treze, Elefante e Paranoid Park. Colegiais em Apuros é o exato oposto dos filmes citados anteriormente. O enredo em nenhum momento, surpreende.

No filme, três estudantes do ensino médio decidem passar um final de semana em um campus com o objetivo de conhecer as maravilhas da vida universitária. Segue- se uma seqüência de gosto duvidoso de cenas de sexo e situações pra lá de nojentas. Colegiais em Apuros é mais um filme dispensável produzido para atrair uma audiência tola e sedenta por mais do mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima