No dia 24 de novembro, a Jornalismo Júnior visitou o Pavilhão das Culturas Brasileiras (Pacubra), no Parque Ibirapuera, para conhecer a exposição “Dinossauros – Patagotitan, o Maior do Mundo“, que fica em cartaz até 11 de dezembro.
Grande destaque da mostra, o Titanossauro Patagotitan é o maior dinossauro terrestre já descoberto pela ciência, com oito metros de altura e quase 40 de comprimento. Originário da Patagônia, na Argentina, sua presença na mostra marca a primeira vez que um modelo real do gigante é exposto em São Paulo.
Na exposição, com curadoria científica do paleontólogo Luiz Eduardo Anelli, há também outras 15 réplicas de dinossauros completos e 20 fósseis originais, todos terrestres, adultos e originários da América do Sul. Divididos em três tópicos básicos, com base em suas linhagens, a mostra expõe os carnívoros, os gigantes e os menores dinossauros conhecidos da Patagônia. A diferença entre os tamanhos é impressionante. Os pequenos medem menos de um metro e parecem filhotes dos maiores, evidenciando que nem sempre os seres eram gigantescos como o Tiranossauro Rex, o T-Rex, ou o Patagotitan.
Amplamente conhecido pelos filmes norte-americanos, como a franquia Jurassic Park, o T-Rex é o mais procurado, de acordo com Camila Dussán, coordenadora no setor educativo na exposição. Mas, por ser da América do Norte, o animal não está entre os expostos no Pacubra. Por outro lado, é possível ver a cabeça do Giganotossauro, que apareceu no Jurassic Park: Domínio (2022).
Focada nos dinossauros terrestres, sentimos falta de representantes voadores ou aquáticos. Mesmo que não seja a proposta da mostra, a presença de animais que não andavam com quatro patas enriqueceria ainda mais a exposição.

Para quem é
Durante a passagem da Jornalismo Júnior pelo local, a maioria das visitas eram de famílias com crianças. A curiosidade move o público infanto-juvenil e os leva a adentrar cada vez mais na exposição. E, por ser uma mostra curta, focada na contemplação, quase não há tempo para que as crianças se sintam cansadas ou entediadas.
A parte informativa é focada para esse público. Com linguagem didática e lúdica, a mostra conta com diversas placas que explicam conceitos, como as eras geológicas, a geografia e o deslocamento dos continentes. Também trazem mais informações sobre os hábitos dos dinossauros.
Em todo o percurso, é possível verificar ainda a presença de guias e apoiadores que brincam com as crianças e explicam mais sobre a exposição aos visitantes.
Além dos pequenos, adultos curiosos que se interessam pelos dinossauros ou pela área de arqueologia podem se emocionar com a mostra. Afinal, não é sempre possível ver a réplica em tamanho real do maior dinossauro terrestre do mundo.
O local da exposição também conta com lanchonete, loja, sanitários e espaço para as crianças brincarem na areia. Além disso, por estar no Parque Ibirapuera, o ambiente colabora para que outros programas sejam planejados no dia. Piquenique, caminhada e brincadeiras na grama são boas opções para aproveitar o espaço verde.
Copa do Mundo 2022 no Ibirapuera
Durante a visita no parque, o clima era de Copa do Mundo na maior parte, onde o público assistiu com expectativas o jogo do Brasil contra a Sérvia às 16h no horário de Brasília no dia 24 de novembro.
O Ibirapuera conta com programação especial durante o evento esportivo, com shows e a transmissão de jogos na iFood Arena Brasileira. Para acessar o evento, é necessário adquirir ingresso que varia no preço a depender da sessão, do lote e da categoria.
A concentração de pessoas no local não atrapalha aqueles que desejam ver os dinossauros. O Pacubra funciona normalmente nos horários dos jogos do Mundial no Catar, com exceção de segunda, quando não abre.
Serviço: Dinossauros – Patagotitan, o Maior do Mundo
Temporada: 10 de setembro a 11 de dezembro de 2022
Local: Pacubra – Pavilhão das Culturas Brasileiras – Parque Ibirapuera
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Vila Mariana, São Paulo – Portão 10
Classificação Etária: Livre (menores de 12 anos somente acompanhados dos pais ou responsável legal)
Horários: terça à sexta das 10h às 19h40; sábado e domingo das 9h às 19h40
Valores a partir de R$ 20,00 (vinte reais) até R$ 50,00 (cinquenta reais). Crianças que ainda não completaram dois anos não pagam.
*Imagem de capa por Danilo Queiroz, repórter de Audiovisual