Listen (2020) é o primeiro longa-metragem de ficção da diretora Ana Rocha de Sousa e conquistou seis prêmios no Festival de Veneza, dentre eles, o de melhor longa-metragem de estreia. O filme de produção luso-britânica ganha esse destaque pela representação realista da dificuldade de uma família de baixa renda que, ao buscar ajuda do serviço social, vê as suas preocupações aumentarem e não o contrário.
Bela (Lúcia Moniz) e Jota (Ruben Garcia) são os pais de uma família de imigrantes portugueses que vivem na Inglaterra. Com três filhos — a bebê Jessy (Lola e Kiki Weeks), a filha do meio Lu (Maisie Sly) e o adolescente Diego (James Felner) — e um salário apertado, eles enfrentam dificuldades para comprar o básico. Essa situação aparece logo nas primeiras cenas de Listen e já aflige o telespectador ao mostrar, por exemplo, a fome das crianças e a dificuldade de conseguir um novo aparelho auditivo para Lu, que é surda.
Em meio a isso, aparecem hematomas nas costas de Lu e os pais, que já eram monitorados pela assistência social, são acusados de maus-tratos. Assim, as crianças são levadas pelo serviço social e acabam em um processo de adoção forçada.
![Em cena de Listen, Lu e Diego se escondem da assistência social. [Imagem: Divulgação/Magnolia Pictures]](http://jornalismojunior.com.br/wp-content/uploads/2021/10/unnamed-14-1.png)
Os pontos que mais nos emocionam são as visitas dos pais aos filhos, que sempre são acompanhadas por algum agente do serviço social e há inúmeros impedimentos — eles não podem conversar em português e nem sequer usar a língua de sinais com Lu. Isso gera um sentimento de revolta nos pais, o que transparece principalmente pela atuação de Lúcia Moniz.
![Em cena de Listen, Bela em uma das visitas aos seus filhos. [Imagem: Divulgação/Magnolia Pictures]](http://jornalismojunior.com.br/wp-content/uploads/2021/10/unnamed-15-1.png)
Apesar disso, Listen vai direto ao ponto na denúncia do sistema social britânico, ganhando importância e impacto ao explorar o problema da adoção forçada e ao nos fazer prestar atenção à história dessa família, que é a personificação de tantas outras da vida real.
Esse filme faz parte da 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Para mais resenhas do festival, clique na tag no final do texto. Confira o trailer:
*Imagem da capa: Divulgação/Magnolia Pictures