Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

‘O Fabuloso Destino de Amélie Poulain’: o reencontro consigo mesmo

Após 20 anos de lançamento, o romance reafirma sua autenticidade narrativa e visual, trazendo a experiência de uma sensível fantasia ao espectador

O filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (Le fabuleux destin d’Amélie Poulain, 2001), dirigido por Jean-Pierre Jeunet, conta a história de Amélie Poulain (Audrey Tautou), uma jovem mulher que teve uma infância solitária e carente de afeto. Amélie passou pela fase inicial de sua vida sem nenhuma amizade e com pais distantes, apenas com a companhia de sua imaginação. Quando adulta, ela sai de casa e se muda para Paris, onde trabalha como garçonete numa cafeteria e segue uma rotina mundana, passando a maior parte do tempo sozinha em seu apartamento, como uma observadora.

O inesperado ocorre quando Amélie encontra, por acaso, uma caixa de memórias escondida no banheiro de seu apartamento. Ela foi deixada por um menino que morava ali há várias décadas. A protagonista, com toda sua curiosidade, toma como objetivo retornar o pertence a seu dono. Amélie consegue, com a ajuda de seu vizinho Raymond Dufayel (Serge Merlin), localizar o homem e entregar a lembrança. Ela toma a felicidade nostálgica que o homem sentiu ao reencontrar seu passado para si, e leva isso como motivação para realizar vários atos de gentileza, finalmente encontrando o que supostamente seria o sentido de sua vida.

 

Em O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, o vizinho Raymond Dufayel (Serge Merlin) ajuda Amélie. Amélie aparece com um vestido verde, enquanto Raymond usa um gorro preto e um casaco marrom.
Amélie e Raymond analisam o álbum de fotos de Nino. [Imagem: Divulgação/Canal+]
Amélie passa a viver com base nas pequenas dificuldades dos que cruzam seu caminho. Ela ajuda uma colega de trabalho a encontrar o amor, cria esperanças para uma moradora de seu prédio, defende um trabalhador que sempre é envergonhado por seu chefe e traz novas experiências de vida para seu pai. Dessa forma a protagonista decide se deixar levar pelos sonhos, mesmo que não sejam os seus.

É assim que ela encontra Nino (Mathieu Kassovitz), um estranho inusitado que trabalha em uma sex shop e coleciona fotos descartadas no metrô. Nino e Amélie possuem uma semelhança marcante: ambos são solitários e observadores, como se estivessem presentes apenas no pano de fundo da vida. Então, novamente, com a ajuda de Raymond, ela se esforça para encontrar a pessoa que ela passa a acreditar ser sua alma gêmea, mesmo que tenha receio de admitir seus sentimentos por ele. Assim, Amélie decide proclamar o sentido de sua vida, sonhos e esperanças.

 

Audrey Tautou, que interpreta Amélie Poulain, observando algo através de um vidro.
Amélie observando Nino através de um vidro na cafeteria. [Imagem: Reprodução/Flickr]
O longa apresenta uma narrativa dinâmica, contando com a locução do narrador (André Dussollier), principalmente no primeiro ato, que explora a infância de Amélie e apresenta os personagens assim que eles surgem na trama, explorando suas particularidades.

A maneira como Amélie enxerga beleza na simplicidade é encantadora, fazendo com que seja fácil criar afeto pela personagem, ainda mais com a excêntrica atuação e interação com a câmera de Tautou. Acompanhar a protagonista pela versão irreal da cidade de Paris criada pelo diretor, com visuais inovadores, cores contrastantes e regida por uma bela trilha sonora, é capaz de transportar o espectador para uma fantasia detalhista, sonhadora e solitária. Mesmo após 20 anos, a fascinação que emerge ao seguir os passos da imaginação de Amélie  sobre as possibilidades do mundo ao seu redor continua viva.

Nota do Cinéfilo: 4,5 ótimo

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain está disponível na Apple TV+. Confira o trailer:

*Imagem da capa: [Divulgação/Canal+]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima