Home Escuta Aí O que toca na Sala33: Natal
O que toca na Sala33: Natal
Escuta Aí
23 dez 2018 | Por Jornalismo Júnior

Imagem: Marcelo Canquerino – Comunicação Visual / Jornalismo Júnior

Ahhhh, chegou o natal! Se você vai passar sozinho, com a família ou com os amigos, use essa playlist enquanto não começa a ceia e os presentes ainda não foram abertos. Aproveite o clima natalino para agradecer pelo ano e curtir as luzes piscantes.

Fall Out Boy – Yule Shoot Your Eye Out (Juliana Santos)

Essa é diretamente pro adolescente revoltado que existe em você, ou mesmo para acompanhar a bad de final de ano. A canção foi produzida pela banda Fall Out Boy, formada em 2001 e que foi trilha sonora de grande parte da juventude alternativa dos anos 2000.

Cantada sob ponto de vista de um eu lírico amargurado, pós término de relacionamento, Yule Shoot Your Eye Out é uma carta a alguém que certamente não é bem vindo na ceia de Natal. Se você também não estiver se sentindo no clima natalino, junte-se a Patrick Stump no verso: “Merry Christmas, I could care less” (Feliz Natal, eu não dou a mínima).

 

John Lennon – Happy Xmas (War Is Over) (Juliana Santos)

Um híbrido perfeito de cantiga de natal e música de protesto. Lançada em 1971 por John Lennon, Yoko Ono e um coral infantil do Harlem, a canção resultou do período de ativismo de Ono e Lennon pela paz, e principalmente pelo fim da participação estadunidense na Guerra do Vietnã. Apesar de ter sido composta com base neste conflito, a letra bastante crítica é relevante mesmo nos dias atuais. Assim como desejaram John e Yoko há quase 50 anos, nos resta torcer também.

“A very Merry Christmas (Um Natal muito feliz)

and a happy New Year (e um feliz Ano Novo)

Let’s hope it’s a good one (Vamos torcer para que seja bom)

without any fear (sem nenhum medo)”

 

Coldplay – Christmas Lights (Letícia Vieira)

Essa é pra quem não abre mão de chorar com música triste nem no natal. Ela tem aquela vibe melancólica de Coldplay antigo, com o Chris Martin cantando baixinho e o piano super presente. Tem como não amar?

 

Wham! – Last Christmas (Letícia Vieira)

Nos anos 80, o muso George Michael compôs esse desabafo bem rancoroso, vingativo e natalino. É daquelas músicas de natal que a gente ama, mas não sabe de onde conhece, porque todo mundo já fez cover.

 

Mariah Carey – All I Want For Christmas Is You (Carolina Fioratti)

Mariah Carey é responsável por um dos símbolos do Natal. All I Want For Christmas Is You é perfeita para ouvir enquanto prepara a ceia e espera os convidados. A vibe animada faz todos cantarem e dançarem. Também mostra o feriado além dos presentes e decorações, reforçando que os relacionamentos e a vontade de estarmos perto daqueles que amamos é o principal.

 

Justin Bieber – Mistletoe (Mariana Arrudas)

Impossível criar uma playlist de músicas de natal e não colocar essa obra prima do pop! Tenho lembranças muito boas de cantar junto dos meus amigos nos últimos dias de aula, no metrô, no ônibus, enfim… natal é mágico e essa música também é.

 

Ariana Grande – True Love (Maria Eduarda Nogueira)

 

Essa música que mistura o tom natalino com romance é perfeita, ainda mais na voz de Ariana Grande. O ritmo envolvente foge um pouco das músicas natalinas tradicionais e se aproxima mais daquele típico da nossa Dangerous Woman. Mas isso faz “True Love” ficar ainda melhor!

 

Michael Bublé – It’s Beggining To Look A Lot Like Christmas (Gabriela Bonin)

O álbum natalino de Bublé é um dos meus favoritos para ouvir nessa época do ano. A letra dessa música em específico me remete ao sentimento do Natal chegando e deixando o clima mais leve e harmonioso. Acho muito que a voz do cantor contribui muito para potencializar essa sensação gostosa.

 

Eartha Kitt – Santa Baby (Gabriela Bonin)

Pra mim, nenhuma versão de Santa Baby vai ser melhor que a original (mesmo com muitas regravações incríveis, como a da Ariana Grande). A letra é engraçadinha e meio atrevida, pedindo ao Papai Noel um iate, um duplex e alguns cheques.

 

Ariana Grande – Santa Tell Me (Gabriela Bonin)

Ariana Grande também acertou muito nas músicas de Natal, seja nas clássicas que regravou ou nas originais. Santa Tell Me é de sua autoria e coloca a dose perfeita de pop em uma música natalina.

 

Sam Smith – Have Yourself a Merry Little Christmas (Gabriela Bonin)

É incrível como essa música combina com a voz de Sam Smith. For now on, our troubles will be out of sighttraz aquela ideia (muitas vezes questionada) do Natal como uma época de paz e tranquilidade, um momento de esquecer os problemas e celebrar.

 

The Killers – Don’t Shoot Me Santa (Bianca Pereira)

A música do The Killers mostra uma cena inusitada para o Natal: a visita de um Papai Noel armado a um garoto que não se comportou bem durante o ano. Essa é para duvidar do espírito natalino do bom velhinho.

 

VersaEmerge – Santa Baby (Bianca Pereira)

Entre os covers de “Santa Baby”, gosto muito da versão da banda inativa Versa (ou Versaemerge). O clima sombrio da gravação, bastante explorado no videoclipe, faz os pedidos de Natal cantados pela vocalista Sierra parecerem ameaças sutis. Se eu fosse o Noel, atenderia os desejos da lista de presentes sem pensar duas vezes.

 

Ellie Goulding – O Holy Night (Bianca Pereira)

Entre as várias regravações com vozes poderosas, como a da Christina Aguilera, Lea Michele (em Glee) e Mariah Carey, a versão do “O Holy Night” feita pela Ellie Goulding se destaca. A tranquilidade da voz da Ellie me passa uma sensação de paz, que combina com o significado descrito na letra para o nascimento de Jesus.

 

The Killers – A Great Big Sled (Beatriz Sabino)

Pelo visto, a banda americana adora hits de Natal (e nós também!). É um rock bem animado num estilo característico deles e a letra vale como uma reflexão da nossa percepção sobre o natal com o passar dos nossos anos.

 

Queen – Thank God It’s Christmas (Beatriz Sabino)

“Então é natal e o que você fez? O ano termina e começa outra vez…” Cansado dessa música da Simone? Não tem problema. A letra da música até pode ter uma certa semelhança com a nossa querida e insuportável Então é Natal, mas o rock lento e o agradecimento pelo Natal tem um certo quê nostálgico de outros sucessos da banda…

Por Equipe Sala33

TAGS
Sala 33
O Sala33 é o site de cultura da Jornalismo Júnior, que trata de diversos aspectos da percepção cultural e engloba música, séries, arte, mídia e tecnologia. Incentivamos abordagens plurais e diferentes maneiras de sentir e compartilhar cultura.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*