Em sua última enquete, o Cinéfilos perguntou qual foi a maior injustiça cometida pelo Oscar na categoria de Melhor Filme. A premiação mais famosa do mundo cinematográfico não considera a opinião do público, então, não é uma surpresa que, algumas vezes, os resultados desagradem a audiência. (Entenda como os vencedores do Oscar são decididos aqui).
Com 33,3% dos votos, o público do Cinéfilos elegeu como maior injustiçado o filme Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, 1971), que em 1972 perdeu o Oscar de Melhor Filme para Operação França.
A vencedora da nossa enquete tem seu roteiro baseado no livro homônimo de Anthony Burgess, lançado em 1962. Ele foi indicado para o Oscar em quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição; contudo, não levou nenhuma estatueta.
Laranja Mecânica foi dirigida e adaptada para o cinema por Stanley Kubrick, cultuado cineasta que também foi ignorado pelo Oscar: como Diretor, foi indicado quatro vezes, por Dr Fantástico, 2001: Uma Odisseia no Espaço, Laranja Mecânica e Barry Lyndon.
O filme, que se passa em um futuro não especificado, conta a história de Alex, líder violento de uma gangue. Ao ser preso, ele aceita se submeter a um tratamento para diminuir seu tempo de confinamento. Concebido pelo Estado para resolver o problema da criminalidade fazendo com que bandidos passem a detestar a violência, entretanto, o tratamento não traz os resultados esperados.