Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A seleção portuguesa e o sonho de conquistar o título inédito

Portugal vai para repescagem, mas se classifica para o Mundial. Expectativas para os jogos, possível fim de carreira de Cristiano Ronaldo e retrospectiva de partidas anteriores

Selecionado para o Grupo H, junto de Gana, Uruguai e Coreia, a seleção portuguesa estreia nos campos no dia 24 de novembro, em uma partida contra os jogadores ganeses, no caminho de sua oitava participação em mundiais, desta vez sediada no Catar.

Nas eliminatórias, Portugal foi derrotado pela Sérvia, que virou o jogo com um gol de Aleksandar Mitrović nos últimos minutos, encerrando a partida com 2 a 1. Nesse cenário, Portugal teve de disputar a repescagem, enfrentando a Turquia na primeira fase, da qual saiu vitorioso após dois gols de Otávio Monteiro e um de Matheus Nunes. A seleção portuguesa deixou a turca no “chinelo”, em uma derrota de 3 a 1. Por fim, a seleção do grupo H enfrentou a Macedônia do Norte antes de conquistar seu espaço na Copa do Mundo de 2022.

Seleção da Sérvia comemora vitória diante da portuguesa.
A Seleção da Sérvia comemora a vitória no jogo contra Portugal, classificando-se diretamente para a Copa Mundial. [Imagem: Reprodução/Instagram]

Elenco da seleção portuguesa 

Portugal se classifica para a Copa com jogadores ilustres em sua equipe, como Cristiano Ronaldo, que adiciona uma quinta Copa para a sua história, Matheus Nunes e Otávio, donos dos gols que colocaram o país no Mundial, Pepe, o meia João Moutinho e o atacante Diogo Jota.

Depois de conquistar o título da Eurocopa em 2016 e ganhar a Liga das Nações em 2019, tudo isso sob o comando técnico de Fernando Santos, Portugal sonha em trazer seu primeiro título de Copa do Mundo para casa.

O país chegou perto nas edições de 1966, quando ficou em terceiro lugar com um elenco comandado pelo craque Eusébio, e um quarto lugar em 2006, no primeiro mundial de Cristiano. Com essas peças, o time tem boas chances de conquistar a taça mundial.

Seleção portuguesa comemora título da Liga das Nações, conquistado em 2019
Seleção Portuguesa na Liga das Nações, em 2019, celebrando a conquista do título. [Fotografia: Reprodução/Instagram]

Catar 2022: Última Copa de Cristiano Ronaldo?

O título mundial é o grande sonho de Cristiano Ronaldo. Agora, aos 37 anos, o astro caminha para disputar sua quinta edição. Apesar de ter negado insinuações do fim de sua carreira, é possível que essa seja a última Copa do craque.

Após duas conquistas com a seleção em anos anteriores, CR7 ambiciona mais um prêmio para a seleção portuguesa, adicionando outro título para sua carreira e fechando sua história com chave de ouro. O jogador coleciona sete gols em Copas do Mundo. Se marcar um gol no Catar, o português poderá acrescentar mais um marco em sua carreira: ser o segundo jogador mais velho a fazer um gol na Copa do Mundo. O craque ficaria atrás apenas de Roger Milla, ex-atacante da seleção camaronesa, que fez um gol em 1994, aos 42 anos.

 

Roger Millar, ex-jogador da seleção de Camarões e o jogador mais velho a marcar um gol em Copas
Ex-jogador profissional da seleção camaronesa Roger Millar. O atleta bateu um recorde e fez história ao emplacar um gol com 42 anos, na Copa de 1994, em um jogo contra a Rússia. [Fotografia: Reprodução/Wikimedia Commons]

Retrospectiva: Jogos anteriores da seleção portuguesa 

Na lista  dos principais times da competição no Catar, Portugal irá enfrentar, além de Gana, o Uruguai, em 28 de novembro, e a Coreia do Sul, no dia 02 de dezembro. O jogo da seleção uruguaia já é conhecido pelos portugueses, que enfrentaram o time na última copa de 2018, nas oitavas de final. A partida terminou com a vitória dos sul-americanos após o atacante Edinson Cavani, marcar dois gols, que consolidaram o placar de 2 a 1.

Na Copa de 2014, a seleção portuguesa foi eliminada antes das oitavas de final, após uma partida com Gana. Mesmo com a vitória, o saldo de gols não foi suficiente para classificar o time, que acabou eliminado no grupo com Alemanha e Estados Unidos.

Além disso, existe a possibilidade de Portugal colidir com a seleção brasileira em sua trajetória rumo ao título. Caso Portugal se classifique para as oitavas de final, irá jogar com uma equipe do Grupo G, composto por Brasil, Suíça, Sérvia e Camarões. Portanto, talvez vejamos Brasil e Portugal nos campos novamente.

As equipes se enfrentaram na Copa de 2010, quando as seleções estavam no mesmo grupo. A partida terminou em um empate em 0 a 0. Os dois times também disputaram a Copa de 1966, que terminou com o triunfo português, graças a Eusébio, jogador da seleção portuguesa, que fez dois gols, finalizando o placar em 3 a 1.

Na Copa de 2018, Portugal foi eliminado nas oitavas de final, após o jogo com o Uruguai. Em 2014, a seleção foi eliminada junto com Gana, antes mesmo de chegar ao mata-mata. Seguindo esse cenário, em 2010, a seleção foi eliminada pela Espanha nas oitavas de final do torneio por 1 x 0. Neste ano, o time português jogará novamente com Uruguai e Gana. Quem sabe, dessa vez, a história não se repete e a seleção se classifica para além das oitavas de final?

Imagem destaque: Reprodução/Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima