Home Na Estante Quem é você John Green? – Conheça o autor de ‘A culpa é das estrelas’
Quem é você John Green? – Conheça o autor de ‘A culpa é das estrelas’
Na Estante
10 abr 2013 | Por Jornalismo Júnior

John Green é um escritor bestseller norte-americano de romances para jovens adultos e também é conhecido por ser uma metade do canal do YouTube Vlogbrothers, onde posta vídeos junto com seu irmão, Hank Green. Eles postam de duas a três vezes na semana sobre temas variados e atingiram a marca de 1 milhão de inscritos no canal.

John Green

John Green. Divulgação

No Brasil, ele é conhecido pelos livros Quem é você Alaska? (Looking for Alaska, 2005) e A culpa é das estrelas (The fault in our stars, 2012). Porém, em 2013, três outros livros serão lançados em português. No dia 15 de março, a editora Intrínseca lançou a tradução de An abundance of Katherines, que chegou ao Brasil com o título O Teorema Katherine, a história de Colin Singleton, criança prodígio que, ao se formar no colégio e chegar à vida adulta, tem que lidar com a realidade que ele não é tão especial como cresceu acreditando, já que não chegou a se tornar um gênio. Uma coisa singular de Colin? Ele acabou de ter o coração partido por uma menina chamada Katherine, a décima-nona de várias Katherines que dão um fora nele.

Capa do livro Paper Towns
Capa do livro Paper Towns, ainda sem tradução em português. Reprodução

Também está previsto o lançamento do livro Paper Towns para o segundo semestre de 2013, também pela Intrínseca. Todos os seus livros mostram as relações amorosas de seus protagonistas, o diferencial é que as amizades dos personagens são exploradas com a mesma força. No caso do livro Will Grayson, Will Grayson, co-escrito por David Levithan e com lançamento previsto para maio pela editora Galera Record, o amor amistoso tem um papel principal na história.

O enredo de Paper Towns está todo relacionado a Margo, uma garota misteriosa que vive na casa ao lado de Quentin, seu amigo de infância. No colegial, eles andam com grupos diferentes e nunca se falam, até que uma noite, Margo aparece na janela de Quentin e convoca-o para uma aventura noturna por Orlando. No dia seguinte, Margo não vai a escola. Ela desaparece completamente e Quentin envolve seus amigos numa busca atrás de pistas deixadas para ele.

O que Green faz para prender seus leitores?
Todos seus personagens são descritos de forma muito honesta e verdadeira, eles agem, se relacionam e falam como seus leitores. Mesmo em situações que existem somente nos livros, os pensamentos e crises dos personagens ecoam nas mudanças pelas quais seu público alvo passa. Colin Singleton pode ser um prodígio com um histórico estranho e desastroso de ex-namoradas chamadas Katherine, mas ele quer mesmo entender quem ele é e qual o seu propósito.

Capa do livro O Teorema de Katherine
Capa do livro O Teorema de Katherine. Reprodução

O leitor consegue relacionar os personagens a amigos e a si mesmo. Principalmente em momentos emocionais, como esperar um apoio de um amigo e se decepcionar, não conseguir entender a pessoa que gosta ou não saber o que fazer da vida.

Nerdfighteria
Recentemente, no Hangout com o presidente dos EUA, Barack Obama; John Green e seus fãs foram surpreendidos com uma declaração do presidente falando o lema “Don’t forget to be awesome” da comunidade nerdfighter. Hank e John Green são o centro de diversos projetos nerds no youtube e na literatura, seus seguidores, os nerdfighters, são pessoas que compartilham gostos e acompanham os projetos que os irmãos e outros artistas associados produzem. E todos seguem o lema dos irmãos, nunca esquecer de ser incrível!

O canal Vlogbrothers, feito pelos dois desde 2007, atingiu recentemente 1 milhão de pessoas inscritas.

por Luisa Granato
luugac@gmail.com

Sala 33
O Sala33 é o site de cultura da Jornalismo Júnior, que trata de diversos aspectos da percepção cultural e engloba música, séries, arte, mídia e tecnologia. Incentivamos abordagens plurais e diferentes maneiras de sentir e compartilhar cultura.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*