Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Catar 2022 | Alemanha vence Costa Rica, mas é eliminada da Copa por saldo de gols

A disputa, no grupo E, por uma vaga nas oitavas de final foi acirrada, e costa rica e alemanha ficam de fora das oitavas 

A Copa do Mundo está a todo vapor e nesse momento, as seleções de cada grupo já estão sendo definidas para a próxima etapa: as oitavas de final. Algumas equipes já possuem seu rival decidido e outras estão perto de descobrirem contra quem irão competir. E nesse quase mata-mata para conquistar uma vaga nas oitavas, que começam neste sábado (03), mais dois times voltaram para casa: a Alemanha e a Costa Rica.

As duas seleções, que se enfrentaram nesta quinta-feira (01), no estádio Al Bayt, foram protagonistas de um grande jogo. A disputa foi acirrada, contudo, mesmo com o esforço de ambas as equipes, que possuíam reais chances de classificação, nenhuma das duas conseguiu avançar para a próxima etapa. 

Isso porque a Alemanha, além de vencer, dependia da derrota do outro time que compõe o mesmo grupo E, o Japão, que jogava contra a Espanha. Já a Costa Rica, necessitava apenas vencer a partida. 

A Alemanha abriu o placar logo no início do jogo. Depois de boas tentativas iniciais para chutar a bola dentro da rede e com um ataque presente do time alemão, aos 9’, Gnabry marca o primeiro gol. 

Almejando a classificação, os alemães precisavam fazer o máximo de gols possíveis e por isso, os jogadores se destacaram no primeiro tempo. Goretzka, de cabeça, quase marcou o segundo gol aos 13’; Kimmich tentou aos 34’; Musiala fez sua jogada individual e Gnabry lançou sua segunda oportunidade de gol, mas os dois foram para fora. Assim, o primeiro tempo terminou com um para a Alemanha e zero para a Costa Rica. 

Se, na primeira etapa, a Costa Rica estava sendo dominada pela Alemanha, no segundo tempo, o cenário mudou. O trabalho em equipe da seleção costarriquenha trouxe o empate. Fuller recebeu a bola na direita e cruzou para a área alemã, Waston tentou aproveitar a vantagem e acertou de cabeça. O goleiro alemão até defendeu, mas por uma fração de segundos, cedeu o rebote e foi nesse exato segundo que Tejeda acertou a rede. Um a Um, o empate não classificava nenhum.

Os alemães foram para cima, na esperança de desempatar. Mas com as boas defesas do goleiro Navas e a perseverança dos costarriquenhos, quem fez gol foi Vargas. Em poucos minutos, ele marcou o segundo gol da seleção latina. 

A virada de jogo foi o start para a tetracampeã reanimar seus esforços. As duas seleções precisavam marcar gols para alcançar a classificação e nesse tudo ou nada, em exatos três minutos após a virada dos costarriquenhos, os alemães igualaram o placar com um chute de Havertz. Um não. Dois gols em seguida! Passados dez minutos, aos 38’, Havertz acerta a rede novamente. O terceiro gol da seleção alemã! 

Para fechar com chave de ouro, o que viria a ser a última participação da Alemanha na Copa do Catar, aos 45’, o alemão Fullkrug encerra a partida com mais um gol para os germânicos. 

https://www.instagram.com/p/Clo_N49jyOk/?igshid=MDVlOGU2MWU=

Mesmo vencendo a Costa Rica por 4 a 2, a Alemanha foi desclassificada devido ao saldo de gols. Com a vitória do Japão sobre os espanhóis, as duas seleções europeias somavam os mesmos quatro pontos no grupo E. O desempate foi feito pelo critério de saldo de gols. Com o saldo de um contra seis da Espanha, os alemães não se classificaram para a próxima etapa. Os costarriquenhos, com a derrota, também voltaram para casa. 

Apesar das eliminações, a  partida também chamou atenção  por um feito inédito. Três mulheres foram escaladas, pela FIFA, para apitar a partida e comandar a arbitragem. O trio feminino foi composto pela francesa Sthéphanie Frappart, como arbitrária principal, e pela brasileira Neuza Inês Back e a mexicana Karen Diaz, como assistentes do jogo. 

https://www.instagram.com/p/ClpKA6PuW3Y/?igshid=Nzg3NjI1NGI=

Trio de arbitragem feminino, composto por Stéphanie, no centro, Neuza, à direita, e Karen, à esquerda.

*Imagem de Capa: Reprodução/Instagram/FIFA World Cup

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima